Concurso Guarda: últimos dias de inscrição para 150 vagas

Veja os requisitos

As vagas do concurso Guarda são para homens e mulheres

O concurso Guarda é mais uma oportunidade para quem deseja entrar no ramo de segurança pública. Portanto, fique de olho neste certame.

Não perca.

Vagas Disponíveis do concurso Guarda

Este concurso oferece um total de 150 vagas para o cargo de guarda civil classe III. Desse número, 112 são destinadas à lista de ampla concorrência, oito reservadas para pessoas com deficiência e 30 para candidatas do sexo feminino.

Requisitos para Candidatura

Para concorrer a uma vaga na carreira de guarda civil classe III, os candidatos devem atender aos seguintes requisitos:

  • Idade mínima de 18 anos;
  • Possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias “A” e “B”;
  • Altura mínima de 1,60m para mulheres e 1,65m para homens, medida descalço e descoberto.

Salário e Benefícios

O salário inicial do concurso Guarda oferecido é de R$ 1.455,46, acrescido de 100% de adicional de risco de vida e 50% de RETGC (Regime Especial de Trabalho de Guarda Civil), para uma jornada de trabalho de 12×26 horas semanais.

Etapas do concurso

Confira as fases do certame:

Prova Objetiva: Esta etapa é de caráter eliminatório e classificatório. Consiste em uma avaliação escrita com questões de múltipla escolha, que visam verificar o conhecimento dos candidatos sobre os temas relevantes para o cargo de guarda civil. Os candidatos devem alcançar uma nota mínima para serem aprovados e avançarem para as próximas fases.

Aferição de Altura: De caráter eliminatório e classificatório, esta etapa tem como objetivo verificar se os candidatos atendem ao requisito mínimo de altura estabelecido no edital do concurso. Aqueles que não alcançarem a altura mínima serão eliminados do certame.

Teste de Aptidão Física (TAF): Também de caráter eliminatório e classificatório, o TAF avalia a capacidade física dos candidatos por meio de exercícios específicos, como corrida, flexões, abdominais, entre outros. Os candidatos devem atingir um desempenho mínimo em cada exercício para serem aprovados.

Concurso Guarda: últimos dias de inscrição para 150 vagas
Concurso Guarda: últimos dias de inscrição para 150 vagas. Imagem: Reprodução

Inspeção de Saúde: Esta etapa, de caráter eliminatório, consiste em uma avaliação médica para verificar se os candidatos possuem condições de saúde compatíveis com as exigências do cargo de guarda civil. Aqueles que forem considerados inaptos serão eliminados do concurso.

Exame Psicotécnico: De caráter eliminatório, o exame psicotécnico tem como objetivo avaliar as características psicológicas e emocionais dos candidatos para verificar se possuem o perfil adequado para o cargo de guarda civil.

Investigação Social: Esta etapa, de caráter eliminatório, consiste em uma investigação realizada pela equipe responsável pelo concurso para verificar a conduta social e moral dos candidatos. Aqueles que apresentarem informações desabonadoras podem ser eliminados do certame.

Curso Introdutório: Última etapa do concurso, de caráter eliminatório e classificatório, o curso introdutório tem como objetivo capacitar os candidatos aprovados para o exercício das funções de guarda civil.

Sobre a fase objetiva

Veja a seguir o que será cobrado na prova objetiva:

  • Língua Portuguesa: Esta área de conhecimento abrangerá 15 questões na prova, englobando aspectos gramaticais, interpretação de texto, ortografia, entre outros tópicos pertinentes ao idioma português.
  • Matemática: Serão apresentadas 5 questões relacionadas à disciplina de Matemática, contemplando temas como operações básicas, geometria, porcentagem, proporção, entre outros conceitos matemáticos relevantes para o cargo em questão.
  • Conhecimentos Específicos: Esta área abrangerá o maior número de questões, totalizando 30, e será voltada para os temas específicos relacionados ao cargo ou área de atuação do concurso. Essas questões visam avaliar o conhecimento técnico e especializado dos candidatos sobre as atribuições e exigências da função.

Como se inscrever

Os interessados poderão se inscrever através do site da RBO Assessoria Pública e Projetos Municipais (www.concursosrbo.com.br), banca organizadora  até o dia 16 de fevereiro. A taxa é R$ 59.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.