Concurso Guarda: inscrições para 150 vagas entram na reta final; não perca

Veja a seguir

Vagas do concurso Guarda são para homens e mulheres

Está na reta final as inscrições para o concurso Guarda. Portanto, se você tem interesse não perca a chance. Ao todo são 150 vagas.

Veja.

Concurso Guarda- Últimos Dias Disponíveis

O prazo para inscrição no concurso da Guarda Civil Municipal (GCM) de Cotia, na Região Metropolitana de São Paulo, está chegando ao fim. Os interessados têm até a próxima sexta-feira, dia 16 de fevereiro, para se candidatar. Este concurso oferece um total de 150 vagas para o cargo de guarda civil classe III, sendo 112 destinadas à lista de ampla concorrência, oito reservadas a pessoas com deficiência e 30 para candidatas do sexo feminino.

Requisitos Necessários do concurso Guarda

Para ingressar na carreira de guarda civil classe III, o candidato deve atender aos seguintes requisitos:

  • Ter idade mínima de 18 anos.
  • Possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias “A” e “B”.
  • Apresentar estatura mínima, descalço e descoberto, de 1,60m para mulheres e 1,65m para homens.

Salário e Jornada de Trabalho

O salário inicial para o cargo é de R$ 1.455,46, acrescido de 100% de adicional de risco de vida e 50% de RETGC. A jornada de trabalho é de 12×26 horas semanais.

Fases do concurso Guarda

O processo seletivo para o concurso da Guarda Civil Municipal (GCM) de Cotia será composto por diversas etapas, cada uma delas com o seu próprio objetivo e critérios de avaliação.

A prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, será a primeira etapa. Ela tem como objetivo avaliar o conhecimento teórico dos candidatos sobre os temas pertinentes ao cargo.

Após a prova objetiva, os candidatos passarão pela aferição de altura, que é de caráter eliminatório e classificatório. Esta etapa visa verificar se os candidatos atendem aos requisitos mínimos de estatura estabelecidos no edital.

Em seguida, haverá o teste de aptidão física, também de caráter eliminatório e classificatório, destinado a avaliar a capacidade física dos candidatos para desempenhar as atividades do cargo.

Posteriormente, os candidatos serão submetidos à inspeção de saúde, uma etapa de caráter eliminatório que visa avaliar as condições de saúde física e mental dos candidatos.

Demais concurso Guarda

O exame psicotécnico será outra etapa importante do processo seletivo, também de caráter eliminatório. Ele destina-se a avaliar as características psicológicas dos candidatos, verificando se possuem o perfil adequado para a função de guarda civil.

A investigação social será realizada para verificar os antecedentes e conduta social dos candidatos, garantindo a idoneidade e a integridade necessárias para o cargo. Essa etapa é de caráter eliminatório.

Concurso Guarda: inscrições para 150 vagas entram na reta final; não perca
Concurso Guarda: inscrições para 150 vagas entram na reta final; não perca. Imagem: Reprodução

 

Por fim, os candidatos aprovados em todas as etapas anteriores passarão pelo curso introdutório, que é de caráter eliminatório e classificatório. Este curso proporcionará aos candidatos os conhecimentos básicos necessários para o exercício da função de guarda civil.

Sobre a fase objetiva

A prova objetiva do concurso da Guarda Civil Municipal de Cotia será um momento crucial para os candidatos demonstrarem seu conhecimento e aptidão para o cargo. Composta por um total de 50 questões de múltipla escolha, esta etapa abrangerá três áreas distintas de conhecimento.

A primeira parte da prova, composta por 15 questões, abordará a Língua Portuguesa. Nessa seção, os candidatos serão avaliados em sua capacidade de compreensão de textos, interpretação de enunciados, gramática e vocabulário.

A segunda área de conhecimento a ser avaliada será a Matemática, com 5 questões. Aqui, os candidatos serão desafiados em questões que envolvem cálculos numéricos, raciocínio lógico e resolução de problemas matemáticos básicos.

Por fim, a maior parte da prova, com 30 questões, será dedicada aos Conhecimentos Específicos. Nessa seção, serão abordados temas relacionados à função de guarda civil municipal, como legislação específica, procedimentos operacionais, noções de segurança pública, entre outros.

Como se inscrever no concurso Guarda

Os interessados poderão se inscrever até o dia 16 de fevereiro de 2024, exclusivamente pela internet, através do site da RBO Assessoria Pública e Projetos Municipais (www.concursosrbo.com.br), banca organizadora.

A taxa de cadastro é de R$ 59.

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.