Concurso FUNCEME: Governador confirma convocações em dezembro

Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos do Estado do Ceará foi autorizada a convocar os aprovados

A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos do Estado do Ceará foi autorizada a chamar os aprovados no concurso, realizado em 2018. Na última terça-feira, 12 de novembro, o governador do Estado, Camilo Santana, anunciou, por meio de suas redes sociais, que os candidatos serão convocados no dia 10 de dezembro.

De acordo com o chefe do executivo estadual, serão 40 convocados, mesmo quantitativo de vagas oferecido no concurso.

De acordo com o governador, o concurso e as convocações são uma necessidade do órgão. “É um dos mais importantes órgãos que estudam a parte meteorológica do estado, principalmente os assuntos relacionados a previsão de chuvas. Tem grandes profissionais, pesquisadores e cientistas. Era uma reivindicação importante que atendi e agora anuncio a convocação”, comunicou o governador.

O concurso FUNCEME

O edital de concurso FUNCEME foi divulgado para o preenchimento de 40 vagas nos cargos de Pesquisador (35) e Analista de Suporte à Pesquisa (05). A Fundação Universidade Estadual do Ceará – FUNECE, por intermédio da Comissão Executiva do Vestibular da Universidade Estadual do Ceará – CEV/UECE,  organizou o certame.

As 35 vagas de Pesquisador foram destinadas as áreas de: Recursos Ambientais nas especialidades de Análise Ambiental com o Uso de Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento (4 vagas) e Área de Pedologia, Mapeamento e Técnicas de Recuperação de Áreas Degradadas (4 vagas); Recursos Hídricos nas especialidades de Área de Modelagem Hidrológica (2 vagas), Área de Hidrogeologia (2 vagas) e Área de Hidrologia Operacional e Experimental (4 vagas); Meteorologia nas especialidades de Área de Meteorologia Operacional (6 vagas), Área de Uso da Informação de Tempo e Clima e Análise de Impactos (6 vagas) e Área de Modelagem Numérica (1 vaga); Monitoramento nas especialidades de Área de Radar Meteorológico (2 vagas) e Área de Satélites (1 vaga); Informática nas especialidades de Área de Modelagem Numérica (1 vagaa) e Área de Sistema de Suporte de Decisão (2 vagas).

Já as 05 (cinco) para o cargo de Analista de Suporte à Pesquisa, nível superior, foram  distribuídas nas especialidades: Ciências Contábeis (02 vagas); Administração (03 vagas).

Salários

O salário de ambos os cargos é de R$ 3.440,34.  Haverá ainda, gratificação de titulação concedida aos ocupantes dos cargos de Pesquisador e Analista de Suporte à Pesquisa, nos seguintes percentuais:

I – 15% (quinze por cento) para o servidor com especialização;

II – 30% (trinta por cento) para o servidor com mestrado;

III – 60% (sessenta por cento), para o servidor com doutorado.

Novo concurso da FUNCEME previsto

Fundação Cearense de Meteorologia de Recursos Hídricos vai abrir um novo edital de concurso público (Concurso FUNCEME 2019). Foi divulgado no Divulgado no Diário Oficial, edição do dia 28 de junho, o extrato de contrato que confirma a Fundação Universidade Estadual do Ceará (FUNECE) como banca organizadora do próximo certame.

Ao site Folha Dirigida, o órgão revelou que o certame será realizado com o objetivo de preencher vagas não lotadas no último edital, divulgado em 2018. De acordo com o documento publicado, o edital contará com sete vagas remanescentes para o cargo de pesquisador e cadastro de reserva para mais dois cargos.

“O novo concurso visa ao preenchimento de vagas que não tiverem candidatos habilitados e, consequentemente, não formaram cadastro de reserva. A intenção é que o concurso seja realizado ainda este ano”, disse o setor de Comunicação da Fundação.

Sobre a FUNCEME-CE

O Governo do Estado do Ceará tinha por finalidade, ao criar a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (FUNCEME) em 2009, aprofundar e difundir o conhecimento da geografia física do Estado do Ceará. O conhecimento adquirido ou gerado no âmbito desta Fundação serve de subsídio ao planejamento, implementação e desenvolvimento de políticas públicas ou de ações da iniciativa privada que necessitem de suporte nas informações sobre clima, hidrologia e meio ambiente. Nesse aspecto, a FUNCEME procura sempre contribuir para o desenvolvimento do Estado do Ceará e para a melhoria da qualidade de vida de seus habitantes, em bases sustentadas.

A Funceme atua em quatro grandes áreas-fins: Meteorologia; Monitoramento; Recursos Ambientais; e Recursos Hídricos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.