Concurso EsPCEx 2024: veja requisitos e disciplinas cobradas

Confira os requisitos para participar deste certame concorrido

A Escola Preparatória de Cadetes do Exército lançou o concurso EsPCEx 2024 e oferta vagas para ambos os sexos. O edital foi publicado no Diário Oficial da União e pode ser conferido, via internet, a qualquer momento pelos candidatos.

Com isso, muitos interessados procuram se informar sobre os requisitos necessários para concorrer e as disciplinas cobradas. Aliás, dois pontos que são importantes para garantir um estudo de qualidade e a sua consequente aprovação.

Confira mais sobre o Concurso EsPCEx 2024

Nesse cenário, o período de inscrições para o concurso EsPCEx 2024 está previsto para ficar aberto entre os dias 11 de abril e 22 de maio de 2023, que contará com um formulário online disponível no próprio site da escola de cadetes.

Lembrando que para efetivação, é preciso realizar o pagamento do boleto bancário referente à taxa de inscrição, no valor de 75 reais.

Porém, é possível pedir isenção nos seguintes casos: possuir baixa renda, ser doador de medula óssea, fazer parte do CadÚnico e/ou ser filho menor de idade de um militar incapacitado em serviço.

Vagas

Neste último edital, houve a divulgação de uma oferta de 440 vagas, sendo 400 delas destinadas para o sexo masculino e 40 reservadas para mulheres. Aliás, essa proporcionalidade é definida com base em critérios bem específicos da banca organizadora e da instituição pública em questão.

Além disso, esse número reparte em 352 vagas para a modalidade de ampla concorrência, sendo 320 para homens e 32 para o sexo feminino. Enquanto, as 88 vagas restantes tem como destino atender a cota para candidatos pretos e pardos, sendo 80 para homens e 8 para mulheres.

Pré-requisitos para se candidatar no concurso EsPCEx 2024

Nesse contexto, os candidatos deverão preencher alguns requisitos para participar do Concurso EsPCEx 2024, incluindo possuir entre 17 e 22 anos completos até o final do ano da matrícula.

Além do mais, é obrigatória a conclusão do ensino médio ou estar vigente cursando o 3° ano do ensino médio. Que é o nível de escolaridade exigido pela escola de cadetes. Para mais, os homens devem ter uma altura mínima de 1,60 metros e as mulheres, por sua vez, 1,55 metros.

Carreira

Aqui, entendendo que a admissão é para um curso e não para um exercício laboral, fica mais claro as perspectivas dos candidatos classificados. Logo, é após concluir a capacitação que o cadete será nomeado Aspirante a Oficial.

Ao finalizar esta etapa, então, o novo aspirante contará com um diploma de graduação de bacharelado em Ciências Militares. Durante a formação, o cadete é remunerado com um soldo de 1.185 reais, com um aumento de 445 reais nos 4 anos seguintes.

Processo seletivo

Assim, confira quais são as etapas do concurso EsPCEx 2024, com informações inclusas no edital:

Primeira etapa

Agora, sobre as disciplinas cobradas no Concurso EsPCEx 2024, têm-se apenas matérias que se relacionam aos Conhecimentos Gerais, as quais estão presentes exclusivamente na primeira fase.

Sendo assim, há a aplicação de uma prova que é fracionada em dois dias subsequentes, previstos para 16 e 17 de setembro, das 13h30 às 18h, sendo a entrada limitada até às 12h30.

No primeiro dia, então, a avaliação terá 44 perguntas, sendo 20 de Língua Portuguesa, 12 de Física e 12 de Química, além da construção de uma redação dissertativa. Por sua vez, o segundo dia contará com 56 questões, sendo 20 de Matemática, 12 de História, 12 de Geografia e 12 de Inglês.

Segunda etapa

Ainda, para ser conseguir a aprovação, os candidatos deverão se classificar em outros processos avaliativos, como inspeção em saúde e análise psicológica.

Ademais, acontecerá a aplicação de um teste de aptidão física que submeterá o participante a uma série de exercícios, incluindo: uma corrida de 12 minutos, flexão de braço na barra fixa, abdominal supra e flexão de braço sobre o solo.

Curso de formação

Por fim, o Concurso EsPCEx 2024 direciona o aluno para uma formação em regime de internato, que acontece em Campinas – São Paulo, no primeiro ano, e, depois, em Resende – Rio de Janeiro, na Academia Militar das Agulhas Negras.

Segundo a Escola Preparatória de Cadetes do Exército, o novo estudante irá adquirir conhecimentos específicos da área. Além disso, também aprenderá sobre os regulamentos da Força Terrestre Brasileira, bem como se preparar fisicamente e construir uma moralidade militar e cívica adequada.

Nesse ínterim, a partir do segundo ano, os cadetes poderão escolher a progressão do curso para diferentes segmentos, sendo eles: artilharia, engenharia, cavalaria, comunicações, infantaria, intendência ou material bélico. Vale destacar que os dois últimos as únicas possibilidades para o sexo feminino.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.