Por Estado: AC | AL | AM | AP | BA | CE | DF | ES | GO | MA | MG | MS | MT | PA | PB | PE | PI | PR | RJ | RN | RO | RR | RS | SC | SE | SP | TO | NACIONAL

4.4/5 - (12 votes)

Concurso Educação SEC BA 2022: Edital com 2.113 vagas para professores começa escolha da banca

O Governador do Estado da Bahia, Rui Costa, autorizou a abertura de novo edital de concurso para 2.113 vagas, sendo 1.806 vagas para professores e 307 para coordenadores pedagógicos

A Secretaria de Educação do Estado da Bahia vai abrir um novo edital de concurso público (Concurso Educação SEC BA 2022) em breve. Após autorização da seleção para mais de 2 mil vagas, a pasta prossegue com os trâmites burocráticos para abertura do certame.

Foi divulgado no Diário Oficial desta quinta-feira (23/06), foi publicado no Diário Oficial a informação de que o contrato com a banca organizadora do concurso acontecerá por meio de dispensa de licitação.

Uma banca organizadora do concurso será escolhida com o objetivo de receber as inscrições do concurso Educação BA, viabilizar e aplicar as etapas, como provas objetivas.

Comissão formada

Foi divulgado no Diário Oficial do Estado, edição do dia 09 de março, a formação da comissão organizadora do concurso.

O grupo de trabalho foi definido da seguinte forma:

I – Representantes da Superintendência de Recursos Humanos da Educação, a que são cometidos encargos de presidência do Grupo:

  • Titular: Ana Grácia de Oliveira Teixeira, matrícula 11622699-0;
  • Suplente: Licia Maria Oliveira Villas Boas, matricula 11567735-0;

II – Representantes da Superintendência de Políticas para a Educação Básica:

  • Titular: Fernanda Pessoa do Amaral, matrícula 11388824-8;
  • Suplente: Isa Maria Fonseca Castro, matrícula 11080996-0;
  • Titular: Ivan de Pinho Espinheira Filho, matrícula 11333621-7;
  • Suplente: Graciene Rocha De Jesus Guimarães matrícula 92010793;
  • Titular: Magali Santos Ferreira, matrícula 112729920;

Ill- Representante do Gabinete do Secretário:

  • Nildon Carlos Santos Pitombo, matrícula 71000663.

Concurso da Educação BA já autorizado para professores

O concurso foi autorizado, oficialmente, no dia 02 de março, por meio de publicação no Diário Oficial. De acordo com o documento de autorização, o novo concurso da Educação SEC BA 2022 vai contar com 2.113 vagas.

Serão oferecidas 1.806 vagas para professores de Ensino Médio e 307 vagas para coordenadores pedagógicos, que deverão atuar em unidades escolares da Educação Básica e em Núcleos Territoriais da Educação (NTEs).

De acordo com informações do Governo da Bahia, o novo edital de concurso visa o chamamento de docentes de ensino médio em municípios com menos de 65 mil habitantes em diversas regiões do estado. Além disso, o certame a ser publicado vai priorizar o provimento de professores para os componentes de português e matemática mesmo nos municípios de maior número populacional.

Os coordenadores pedagógicos terão a missão de suprir a demanda de escolas com mais de 1.000 estudantes matriculados em que haja oferta de Ensino Médio e/ou Ensino Médio Integrado à Educação Profissional e das unidades onde não haja coordenador lotado. Além disso, estão previstas 27 vagas especificamente para atuação em Núcleos Territoriais de Educação (NTE).

A confirmação de abertura do concurso da Educação SEC Bahia 2022 já havia sido dada no dia 1º de fevereiro, durante a abertura dos trabalhos na Assembleia Legislativa. Segundo informações do governador do estado, o edital de concurso público para Professores da Bahia será para lotação em cidades menores e no interior da Bahia.

Segundo informações do governador Rui Costa, o novo edital servirá para abrir vagas em municípios que costumam ter menos candidatos interessados, quando concursos tradicionais são realizados. Por esse motivo, tem uma grande rotatividade de profissionais.

“Está sendo encaminhado à SAEB (Secretaria de Administração da Bahia) um novo concurso para professores no Estado da Bahia, focados especialmente naquelas cidades menores e mais distantes, onde nós queremos preencher as vagas que, normalmente, em um concurso maior que inclui cidades grandes não viram objeto de desejo das pessoas que fazem concurso”, explicou.

O cargo de Professor tem as seguintes atribuições: Participar da elaboração da Proposta Pedagógica e do Plano de Desenvolvimento do estabelecimento de ensino; Elaborar e cumprir plano de trabalho e de aula, segundo a proposta pedagógica do estabelecimento de ensino; Zelar pela aprendizagem dos alunos; Estabelecer estratégias de aprendizagem e de recuperação para os alunos de menor rendimento.

Concurso Educação SEC BA 2022: Rui Costa anuncia edital até junho

O concurso da Educação SEC BA 2022 ainda não tem vagas e cargos definidos. O que se sabe, até o momento é que, o concurso está confirmado para sair até junho, com recursos financeiros definidos no Orçamento de 2022. O certame foi autorizado oficialmente no dia 02 de março de 2022, em publicação no Diário Oficial da União.

Veja alguns requisitos dos cargos de Professor:

Professor Padrão P – Grau IA Linguagem, com ênfase em Arte: Diploma, devidamente registrado, de curso superior de licenciatura plena de formação em Arte, definido pela Resolução do Conselho Estadual de Educação nº 110/2015, publicada no Diário Oficial do Estado da Bahia em 29/12/2015, ou diploma de licenciatura interdisciplinar adstrita ao campo das Artes, ou, ainda, diploma de habilitação – em campos conexos às artes ou ao ensino das artes – oriundo de curso superior de licenciatura, fornecido por Instituição de Ensino Superior em situação regular no cadastro do Ministério da Educação (MEC).

Professor Padrão P – Grau IA Ciências da Natureza: Biologia: Diploma, devidamente registrado, de curso superior de licenciatura plena em Ciências Biológicas, ou licenciatura plena em Ciências Naturais, ou licenciatura plena em Ciências da Natureza, ou licenciatura interdisciplinar em Ciências da Natureza e suas Tecnologias, ou, ainda, diploma de habilitação específica em Biologia oriundo de curso superior de licenciatura, fornecidos por Instituição de Ensino Superior em situação regular no cadastro do Ministério da Educação (MEC)

Professor Padrão P – Grau IA Linguagem, com ênfase em Educação Física: Diploma, devidamente registrado, de curso superior de licenciatura plena em Educação Física, ou licenciatura plena em Educação Corporal, ou ainda, diploma de habilitação – em campos conexos à cultura corporal/ exercício físico em escolas e, também, ao ensino da educação física – oriundo de curso superior de licenciatura, fornecidos por Instituição de Ensino Superior em situação regular no cadastro do Ministério da Educação (MEC).

Professor Padrão P – Grau IA Ciências da Natureza: Física: Diploma, devidamente registrado, de curso superior de licenciatura plena em Física, ou licenciatura plena em Ciências da Natureza, ou em licenciatura interdisciplinar em Ciências da Natureza e suas Tecnologias ou diploma de habilitação específica em Física oriundo de curso superior de licenciatura, fornecidos por Instituição de Ensino Superior em situação regular no cadastro do Ministério da Educação (MEC).

Professor Padrão P – Grau IA Ciências Humanas: Geografia: Diploma, devidamente registrado, de curso superior de licenciatura plena em Geografia ou licenciatura plena em Ciências Humanas e Sociais, ou licenciatura interdisciplinar em Ciências Humanas e Sociais e suas Tecnologias, ou, ainda, diploma de habilitação específica em Geografia, oriundo de curso superior de licenciatura, fornecidos por Instituição de Ensino Superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).

Professor Padrão P – Grau IA Ciências Humanas: História: Diploma, devidamente registrado, de curso superior de licenciatura plena em História, ou licenciatura plena em Ciências Humanas e Sociais, ou licenciatura interdisciplinar em Ciências Humanas e Sociais e suas Tecnologias ou, ainda, ou diploma de habilitação específica em História, oriundo de curso superior de licenciatura, fornecidos por Instituição de Ensino Superior em situação regular no cadastro do Ministério da Educação (MEC).

Professor Padrão P – Grau IA Linguagem, com ênfase em Língua Inglesa: Diploma, devidamente registrado, de curso superior de licenciatura plena em Letras – Inglês, ou licenciatura plena em Língua e Literatura Inglesa, ou curso superior de licenciatura plena em Letras – Língua Inglesa e Literaturas de Língua Inglesa, ou, ainda, diploma de habilitação específica oriundo de curso superior de licenciatura em Letras (com ênfase em Língua Inglesa), fornecidos por Instituição de Ensino Superior em situação regular no cadastro do Ministério da Educação (MEC).

Professor Padrão P – Grau IA Linguagem, com ênfase em Língua Portuguesa: Diploma, devidamente registrado, de curso superior de licenciatura plena em Língua Portuguesa, ou licenciatura plena em Língua e Literatura Portuguesa, ou, ainda, licenciatura plena em Códigos e Linguagens, bem como diploma de habilitação em Letras oriundo de curso superior de licenciatura, ou, também, licenciatura interdisciplinar em Linguagens e Códigos e suas Tecnologias, ou licenciatura em Códigos e Linguagens, fornecidos por Instituição de Ensino Superior em situação regular no cadastro do Ministério da Educação (MEC).

Professor Padrão P – Grau IA Matemática: Diploma, devidamente registrado, de curso superior de licenciatura plena em Matemática, ou licenciatura interdisciplinar em Matemática e Computação e suas Tecnologias, ou licenciatura em Ciências da Natureza e Matemática, ou, ainda, diploma de habilitação específica em Matemática oriundo de curso superior de licenciatura, fornecidos por Instituição de Ensino Superior em situação regular no cadastro do Ministério da Educação (MEC).

Professor Padrão P – Grau IA Ciências da Natureza: Química: Diploma, devidamente registrado, de curso superior de licenciatura plena em Química, ou licenciatura plena em Ciências da Natureza, ou em licenciatura interdisciplinar em Ciências da Natureza e suas Tecnologias ou diploma de habilitação específica em Química oriundo de curso superior de licenciatura, fornecidos por Instituição de Ensino Superior em situação regular no cadastro do Ministério da Educação (MEC).

Professor Padrão P – Grau IA Ciências Humanas: Sociologia: Diploma, devidamente registrado, de curso superior de licenciatura plena em Ciências Sociais, ou em Ciências da Sociedade, ou licenciatura interdisciplinar em Ciências Humanas e Sociais e suas Tecnologias, ou, ainda, diploma de habilitação específica (a exemplo de: Sociologia, Ciências Sociais, Ciências da Sociedade, Ciências Humanas e Sociais, ou outra similar), oriundo de curso superior de licenciatura, fornecidos por Instituição de Ensino Superior em situação regular no cadastro do Ministério da Educação (MEC).

Coordenador Pedagógico Padrão P – Grau IA: Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso superior de graduação em Pedagogia, devidamente registrado, fornecido por Instituição de Ensino Superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).

Último edital

O último edital da Secretaria de Educação do Estado da Bahia foi publicado em 2019. Na ocasião, um processo seletivo foi aberto para a contratação de 2.491 vagas de professor. Para se candidatar a uma das vagas, era necessário possuir nível superior (licenciatura) na área de interesse, nas seguintes áreas:

  • Linguagem com ênfase em Artes;
  • Ciências da natureza – Biologia;
  • Linguagem com ênfase em Educação Física;
  • Ciências humanas – Filosofia;
  • Ciências da natureza – Física;
  • Ciências humanas – Geografia;
  • Ciências humanas – História;
  • Linguagem com ênfase em Língua Inglesa;
  • Linguagem com ênfase em Língua Portuguesa;
  • Matemática;
  • Ciências da Natureza – Química; e
  • Ciências Humanas – Sociologia.

O concurso contou com provas objetivas, com 50 questões, sendo 20 de Conhecimentos Gerais (Língua Portuguesa; Educação Brasileira; Noções de Igualdade Racial e de Gênero; e Conhecimentos Interdisciplinares) e 30 da parte Específica. Os classificados foram contratados pelo período de dois anos, cabendo prorrogação por mais dois anos.

Na época, o salário era de R$1.713,46, sendo o valor composto pelo vencimento básico de R$1.306,19 mais gratificação de estímulo às atividades de classe (R$407,27).

No concurso público para efetivos, aberto em 2017, o edital contou com as seguintes etapas:

  • a) 1ª Etapa – Provas Objetivas para todos os candidatos inscritos – etapa habilitatória e classificatória;
  • b) 2ª Etapa – Prova Discursiva para todos os candidatos inscritos – etapa habilitatória e classificatória realizada juntamente com as Provas Objetivas;
  • c) 3ª Etapa – Prova de Títulos para todos os candidatos habilitados na 2ª Etapa – Prova Discursiva – etapa classificatória.
4.4/5 - (12 votes)

Veja o que é sucesso na Internet:

16 Comentários
  1. Silvana Diz

    Pessoal,já saiu o edital??
    Onde faço a minha inscrição??

  2. Jovita Diz

    Bom dia a todos, alguém sabe informar qual é a banca que vai realizar as provas do concurso?

  3. joseline valverde Diz

    o concurso em questão com edital para agora em junho\22. já esta em pauta? como faço para me inscrever?

  4. Maria José Diz

    espera-se que o edital saia agra a partir de junho, quanto ao valor só saberemos quando o edital sair, mas você pode solicitar isenção de taxa , se fizer a inscrição dentro do prazo, os locais da prova você escolhe ao preencher sua inscrição.

  5. Roquelene Jesus dos Santos da Silva Diz

    Bom, somente quando tivermos pleno acesso ao edital, é que ficaremos a par de detalhes como remuneração, conteúdo programático, taxa e prazo de inscrição…e tudo o mais que possa nos interessar!

  6. Beatriz Trindade Diz

    Gostaria de saber se já saiu o edital?

  7. iago Diz

    Nao vai sair esse edital n. Pelo amor de Deus!

  8. Calisto Diz

    Que venha logo este edital pra gente se organiza !!!

  9. Renata Guerreiro Diz

    Só dá para se inscrever quando o edital é liberado.

  10. DÉBORAH Diz

    O Edital ainda não foi publicado. Vai sair até Junho

  11. Domiciana Diz

    Queria saber custo para fazer o concurso

  12. Vilma ALves dos Santos Diz

    aprovitar essa oportundade

  13. Tamiles Diz

    Gente o concurso para professor (magistério) do ensino médio, sai junto?? Onde vai ser públicado as datas??

  14. José Diz

    Quando sairá o edital?

  15. jamile martins Diz

    vc já se increveu
    se incresve por onde por favor

  16. Rita Alves de Jesus Diz

    Tenho interesse.
    Onde e quando serão realizadas as provas?

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.