Concurso DPE RS: como serão as provas? Vagas para nível médio e superior

Confira!

O concurso DPE RS ( Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul) anuncia que os interessados poderão se inscrever até 01 de maio, pelo portal FGV.

São 65 vagas distribuídas entre técnico e analista. Mas, você sabe como serão as provas? Confira a seguir mais detalhes e prepare-se!

Como serão as provas do concurso DPE RS?

O certame vai contar com fase objetiva e discursiva. A prova objetiva será para todas as funções e discursiva, apenas para analista.

A aplicação será em Porto Alegre, Caxias do Sul, Pelotas, Santo Ângelo, Santa Maria e Passo Fundo. O conteúdo programático engloba:

  • língua portuguesa;
  • raciocínio lógico-matemático;
  • legislação;
  • conhecimentos específicos.

Para técnico, a prova será composta por 70 questões de múltipla escolha, numeradas sequencialmente, com cinco alternativas e apenas uma resposta correta. A avaliação vai acontecer por meio de questões de língua portuguesa (20 questões); raciocínio lógico (12 questões); legislação (08 questões); e Conhecimentos específicos (30 questões).

Para analista, a prova será composta por 70 questões de múltipla escolha, numeradas sequencialmente, com cinco alternativas e apenas uma resposta correta. A avaliação vai acontecer  por meio de questões de língua portuguesa (20 questões); raciocínio lógico (12 questões); legislação (08 questões); e Conhecimentos específicos (30 questões).

A Prova Discursiva será apenas para o cargo de Analista e constará de uma Redação que será avaliada na escala de 0 a 10, contemplando caráter eliminatório e classificatório. É importante deixar claro que serão considerados aprovados os candidatos que obtiverem 50% da pontuação total da etapa.

Vagas concurso DPE RS

As vagas para nível médio  são para técnico judiciário em seis áreas: administrativa (36 postos), edificação (CR), logística (CR), segurança do trabalho (CR), programador (CR) e suporte de TI (CR) — as últimas cinco especialidades também exigem formação técnica.

Já para nível superior,  há oportunidades em 16 áreas: processual (29), contabilidade (CR), economia (CR), administração (CR), arquitetura (CR), engenharia civil (CR), engenharia elétrica (CR), engenharia mecânica (CR), tecnologia da informação/banco de dados (CR), tecnologia da informação/desenvolvimento de sistemas (CR), tecnologia da informação/infraestrutura e redes (CR), tecnologia da informação/segurança da informação (CR), assistência social (CR), psicologia (CR), comunicação social (CR) e farmácia (CR).

Cronograma do concurso DPE RS

Confira as datas mais importantes do concurso:

  • Inscrições: de 20 de março a 1º de maio
  • Solicitação de isenção da taxa de inscrição: de 20 a 22 de março
  • Pagamento da taxa de inscrição: até 2 de maio
  • Divulgação dos locais de aplicação da prova: 3 de julho
  • Aplicação da prova objetiva: 9 de julho
  • Divulgação do gabarito preliminar: 11 de julho
  • Interposição de recursos quanto ao gabarito: de 12 a 18 de julho

Outros concursos para defensoria

São 25 vagas imediatas mais CR. Os requisitos dependem de cada cargo. Vale lembrar que os salários são de R$ 6.911,80. Veja a seguir:

  • Administração: Diploma do curso de graduação de nível superior em Administração expedido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação; Habilitação Profissional: registro no órgão de classe;
  • Analista de TI – Análise e Desenvolvimento de Sistemas: Diploma de nível superior em Ciência da Computação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Engenharia da Computação, ou qualquer outra graduação na área de Tecnologia da Informação, reconhecido pelo Ministério da Educação;
  • Analista de TI – Rede de Computadores: Diploma de nível superior em Ciência da Computação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Engenharia da Computação, ou qualquer outra graduação na área de Tecnologia da Informação, reconhecido pelo Ministério da Educação;
  • Analista de TI – Banco de Dados: Diploma de nível superior em Ciência da Computação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Engenharia da Computação, ou qualquer outra graduação na área de Tecnologia da Informação, reconhecido pelo Ministério da Educação.
  • Analista de TI – Suporte: Diploma de nível superior em Ciência da Computação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Engenharia da Computação, ou qualquer outra graduação na área de Tecnologia da Informação, reconhecido pelo Ministério da Educação.
  • Analista de TI – Telecomunicações: Diploma do curso de graduação de nível superior em Engenharia de Telecomunicações, ou qualquer outra graduação na área de Tecnologia da Informação, acrescido de curso de pós-graduação em Telecomunicações, com carga horária mínima de 360 horas, reconhecido pelo Ministério da Educação.
  • Analista de TI – Gestão de TI: Diploma de nível superior em Ciência da Computação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Engenharia da Computação, ou outra graduação em Tecnologia da Informação, ou ainda, em qualquer área de formação, acrescido de curso de pós-graduação na área de Gestão de Tecnologia da Informação, com carga horária mínima de 360 horas, reconhecido pelo Ministério da Educação.
  • Arquitetura: Diploma do curso de graduação de nível superior em Arquitetura e Urbanismo expedido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação. Habilitação Profissional: registro no órgão de classe.
  • Ciências Contábeis: Diploma de curso de graduação de nível superior em Ciências Contábeis expedido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação. Habilitação Profissional: registro no órgão de classe.
  • Ciências Econômicas: Diploma de curso de graduação de nível superior em Ciências Econômicas expedido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação. Habilitação Profissional: registro no órgão de classe.
  • Direito: Diploma de curso de graduação de bacharel em Direito expedido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério de Educação. Habilitação Profissional: registro no órgão de classe.
  • Engenharia Civil: Diploma de curso de graduação de nível superior em Engenharia Civil expedido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação. Habilitação Profissional: registro no órgão de classe.
  • Engenharia Elétrica: Diploma de curso de graduação de nível superior em Engenharia Elétrica expedido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação. Habilitação Profissional: registro no órgão de classe.
  • Estatística: Diploma de curso de graduação de nível superior em Estatística expedido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação. Habilitação Profissional: registro no órgão de classe.
  • Pedagogia: Diploma de curso de graduação de nível superior em Pedagogia expedido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério de Educação. Habilitação Profissional: registro no órgão de classe.
  • Médico Perito: Diploma do curso de graduação de nível superior em Medicina e respectivo registro profissional expedido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação. Habilitação Profissional: registro no órgão de classe.
  • Psicologia: Diploma do curso de graduação de nível superior em Psicologia expedido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação. Habilitação Profissional: registro no órgão de classe.
  • Serviço Social: Diploma de curso de graduação de nível superior em Serviço Social expedido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação. Habilitação Profissional: registro no órgão de classe.
  • Secretariado Executivo: Diploma de curso de graduação de nível superior de secretariado expedido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação. Registro na Delegacia Regional do Trabalho do Ministério do Trabalho.
  • Comunicação Social: Diploma de curso de graduação em Comunicação Social expedido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação. Habilitação Profissional: registro no órgão de classe.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.