Concurso Guarda abre inscrições com 50 vagas para NÍVEL MÉDIO

Concurso Guarda abre inscrições com 50 vagas para NÍVEL MÉDIO

Veja como se inscrever

Imediatas mais cadastro reserva

Mais um concurso guarda está com inscrições abertas. São 50 vagas para nível médio. Ficou interessado? Veja maiores detalhes.

Saiba tudo.

Sobre o concurso guarda

As inscrições para o concurso da Guarda Municipal de Várzea Grande, no estado de Mato Grosso, já estão disponíveis.

São oferecidas 50 vagas imediatas, além de formação de cadastro de reserva. O salário inicial para o cargo de Guarda Municipal é de R$ 2.500,00.

Os requisitos para participar do concurso incluem ter o ensino médio completo, possuir Carteira Nacional de Habilitação categoria AB, ter entre 21 e 35 anos de idade e atender a altura mínima de 1,65 metros para homens e 1,60 metros para mulheres.

Há também 3 vagas reservadas para Pessoas com Deficiência (PcD).

O processo seletivo será composto por diversas etapas, incluindo prova objetiva, prova de redação, exame de saúde e toxicológico, avaliação psicológica, teste de avaliação física, investigação social e documental, além de um curso de formação.

A prova objetiva, que é eliminatória e classificatória, consistirá em 40 questões de múltipla escolha, com 4 alternativas cada.

Demais etapas do concurso guarda 

Na prova de redação, de caráter eliminatório e classificatório, os candidatos serão avaliados no mesmo dia da prova objetiva. Cada participante deverá redigir sua resposta utilizando entre 20 e 30 linhas.

O tema da redação abordará assuntos relacionados à especialidade do cargo ou sobre atualidades. Os critérios de correção seguirão a tabela estabelecida abaixo. Esta etapa corresponderá a 20% da pontuação máxima da prova objetiva.

Será essencial que os candidatos demonstrem domínio sobre o tema proposto, coerência na argumentação, clareza na exposição de ideias e respeito às normas gramaticais.

Os participantes devem se preparar adequadamente para essa etapa, pois ela pode ser determinante para a sua aprovação no concurso guarda.

Teste de Avaliação Física (TAF)

A etapa do Teste de Avaliação Física (TAF), de caráter eliminatório, consistirá na aplicação de 5 avaliações, que visam avaliar a capacidade mínima do candidato para suportar, física e organicamente, as atividades e demais exigências próprias do cargo de Guarda Municipal.

As avaliações incluem:

  • Corrida;
  • Barra;
  • Abdominal;
  • Meio sugado; e
  • Natação.

Para ser considerado apto nesta etapa, o candidato deve alcançar no mínimo 1 ponto em cada exercício. Aqueles que obtiverem desempenho inferior ao mínimo em qualquer um dos exercícios serão considerados inaptos e eliminados do processo seletivo.

Concurso Guarda abre inscrições com 50 vagas para NÍVEL MÉDIO
Concurso Guarda abre inscrições com 50 vagas para NÍVEL MÉDIO. Imagem: Reprodução

Como se inscrever no concurso guarda 

Os interessados poderão se inscrever  até o dia 16 de maio, no site da banca organizadora, Selecon, ao custo de R$ 100,00.

Funções

Veja a seguir a lista de atribuições do cargo no concurso guarda :

  • Nos termos do art. 111 da Lei Complementar Municipal n.º 5.139/2023, cabe ao Guarda Municipal, de todas as classes:
  • Observar o fiel cumprimento das ordens de serviço e das disposições legais, devendo respeito aos seus chefes;
  • Exercer atividades de natureza policial, envolvendo a execução e controle administrativo e operacional das atividades inerentes ao cargo;
  • Garantir o funcionamento dos serviços de responsabilidade do município;
  • Assessorar diretamente os superiores em seu mister;
  • Exercer atividades de policiamento comunitário;
  • Atuar em conjunto e parceria com as polícias estaduais e federais, dentro dos limites constitucionais e demais atividades decorrentes de convênios e em cooperação firmados junto a outras esferas de governo (estadual e federal), relacionadas à segurança pública do município;
  • Prestar serviços de orientação e fiscalização de trânsito;
  • Exercer policiamento em eventos públicos;
  • Exercer atividades de segurança preventiva da população em todo o território municipal, dentro e fora dos aparelhos e em logradouros pertencentes à municipalidade em geral;
  • Exercer a proteção dos bens, serviços e instalações públicas do município, bem como a vigilância diurna e noturna dos bens de uso comum da população, assim entendidos as escolas e unidades de saúde municipais, vias públicas, praças, parques, jardins, e quaisquer locais abertos à utilização pública em geral, integrado à promoção e educação para a cidadania;
  • Exercer vigilância permanente dos bens dominiais e de uso especial do município;
  • Exercer a proteção dos documentos, obras e outros bens de valor histórico, artístico e cultural, bem como dos monumentos, das paisagens naturais notáveis e dos sítios arqueológicos;
  • Atuar na orientação de trânsito, na segurança escolar e na defesa ambiental, dentro do limite de suas atribuições;
  • Atuar e apoiar os serviços municipais afetos ao exercício do poder de polícia administrativa, assim como as atividades de defesa civil;
  • Exercer atividades de radiocomunicação e operacionalização de viaturas; e exercer outras atribuições de sua competência que lhe forem atribuídas pelos seus superiores hierárquicos em virtude da necessidade do serviço.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.