Concurso DPE RO 2019: Regulamento é aprovado!

A Defensoria Pública do Estado de Rondônia vai abrir um novo edital de concurso público (Concurso DPE RO 2019) para servidores. O regulamento do certame foi divulgado. De acordo com o documento, o edital vai contar com vagas para carreiras de nível superior da área administrativa.

Segundo o documento, o concurso vai contar com vagas para os cargos de Analista Jurídico, Analista em Jornalismo, Analista em Redação, Analista de Publicidade, Analista de Assistência Social e Analista de Psicologia. Apesar do documento constar apenas cargos de ensino superior, existe a expectativa do edital ser aberto também para cargos de ensino médio.

Foi divulgado no Diário Oficial do Estado, a informação de que foi formada uma comissão para tratar dos principais detalhes do próximo certame do órgão. De acordo com o documento, o grupo de trabalho será composto por três membros, tendo como presidente da comissão, o defensor público Victor Hugo de Souza Lima. Os outros dois são analistas.

A portaria que forma a comissão do concurso DPE-RO 2019 informa que o edital será publicado para cargos do quadro administrativo da Defensoria Pública do Estado. As carreiras ainda não foram confirmadas. A expectativa é que o órgão divulgue novas informações em breve sobre o concurso, como por exemplo, cargos, vagas e salários.

Agora, o órgão deve trabalhar para escolher uma banca organizadora. A instituição ficará responsável por publicar o edital, receber inscrições, aplicar provas, divulgar resultados, entre outras etapas do certame.

A Defensoria Pública é o órgão estatal que cumpre o dever constitucional do Estado de prestar assistência jurídica integral e gratuita à população que não tenha condições financeiras de pagar as despesas destes serviços. Isto porque a assistência jurídica integral e gratuita aos hiposuficientes é direito e garantia fundamental de cidadania, inserido no art. 5° da Constituição da República, inciso LXXIV, e a Constituição impõe à União, aos Estados e ao Distrito Federal o dever inafastável da sua prestação, diretamente pelo Poder Público e através da Defensoria Pública, determinando que a Defensoria Pública seja instalada em todo o país, nos moldes da lei complementar prevista no parágrafo único do art.134 (LC 80/94).

Último concurso DPE-RO foi divulgado em 2015

O último edital do concurso DPE-RO foi divulgado em 2015, quando contou com 106 vagas, sendo todas destinadas para área de apoio. Além das vagas imediatas, houve formação de cadastro reserva, para contratação conforme necessidade do órgão. O certame contou com provas objetivas e discursivas.

O edital DPE-RO foi divulgado para técnico de defensoria pública de nível médio, com 86 vagas, e analista de defensoria pública de nível superior, com 20. Os salários chegaram a R$2.245,48 para os técnicos e R$4.260,66 para os analistas, além de benefícios. A jornada de trabalho era de 40 horas semanais.

Lembrando que para técnico foram oferecidas vagas para ingresso nas áreas Administrativa, Artes Gráficas, Audiovisual, Contabilidade e Informática. No caso de analista, as vagas foram para especialidades de Administração, Assistência Social, Engenharia Civil, Comunicação Social, Psicologia e Economia.

  • Concurso: Defensoria Pública de Rondônia (DPE-RO)
  • Banca organizadora: a definir
  • Escolaridade: a definir
  • Número de vagas: a definir
  • Remuneração: a definir
  • Inscrições: a definir
  • Taxa de Inscrição: a definir
  • Provas: a definir
  • Situação: PREVISTO
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.