Atualmente, muitos estados estão lançando mão de processos seletivos para suprir as suas demandas setoriais, incluindo profissionais com níveis de escolaridade médio ou superior. Um concurso do MT, inclusive, lançou um edital que prevê uma remuneração de até R$30 mil.
A Secretária de Estado de Fazenda do Mato Grosso foi o órgão que publicou o documento no Diário Oficial da União, no dia 03 de março deste ano. Assim, a ideia é realizar tanto contratações imediatas quanto formar o cadastro reserva.
Confira mais sobre o concurso do MT
Nesse cenário, a banca organizadora já foi definida e quem vai assumir essa responsabilidade é a Fundação Getúlio Vargas. Aliás, a qual possui um excelente histórico na administração de seleções públicas.
O último concurso do MT efetivado pela SEFAZ ocorreu em 2008, quando foram oferecidas 85 vagas para admissão. Nesse caso, a banca foi composta por colaboradores da Universidade do Estado do Mato Grosso (UNEMAT).
Cargos e vagas
No momento atual, 30 vagas estão disponíveis para a Secretaria de Estado de Fazenda. Além, de como dito anteriormente, da formação do cadastro reserva.
Dentre estas, como é previsto em lei, 3 vagas ficarão destinadas às pessoas com deficiência e 6 reservadas para candidatos autodeclarados negros (pretos e pardos).
Com isso, todo esse quantitativo está previsto para preencher o cargo de Fiscal de Tributos Estaduais, o qual requer a posse de um diploma referente ao ensino superior, com reconhecimento oficial pelo Ministério da Educação.
Inscrições para o concurso do MT
Nesse contexto, o período de inscrição para o concurso do MT para a SEFAZ está vigente desde o dia 08 de março e vai se encerrar no dia 04 de abril de 2023. Aliás, as provas serão aplicadas no dia 04 de junho, no Município de Cuiabá.
Ainda, entre 08 e 10 de março, foi permitida a isenção de taxa para os candidatos desempregados, também aqueles que possuem renda inferior a um salário mínimo e meio. Assim como para os doadores regulares de sangue e eleitores nomeados pela Justiça Eleitoral do estado.
Etapas
O processo seletivo, então, vai contar com duas etapas principais, a primeira composta por uma prova objetiva e a segunda por uma avaliação discursiva.
1° etapa
Neste momento, ocorrerá a aplicação da prova com 120 questões de múltipla escolha sobre Conhecimentos Gerais e Conhecimentos Específicos. Aqui, o teste possui caráter classificatório e eliminatório.
Os conteúdos ficaram dispostos da seguinte forma:
Conhecimentos Gerais: Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico e História e Geografia do Mato Grosso.
Conhecimentos Específicos: Matemática Financeira, Economia, Ética e Filosofia, Direito Administrativo, Constitucional, Civil, Empresarial, Penal e Tributário, Legislação Tributária Estadual, Contabilidade, Auditoria e Tecnologia da Informação.
2° etapa
O segundo momento da avaliação do concurso do MT para SEFAZ é composto por uma prova discursiva, contendo duas questões relacionadas com algum dos conhecimentos específicos do teste objetivo.
Aqui, será valorizado um total de 60 pontos relativos ao todo da seleção. Para obter a aprovação, o candidato não poderá zerar nenhuma disciplina, seja ela na forma de pergunta aberta ou fechada.
Remuneração
Uma das grandes vantagens do processo é a sua remuneração inicial, a qual instiga muitos participantes a se dedicarem bastante para ser classificado e posteriormente ter a contratação. Sendo assim, segundo o edital, o salário inicial ficou estabelecido em R$30.063,70.
Além do mais, o profissional fica sujeito a receber bonificações e mais auxílios dependendo do seu exercício de trabalho e da sua condição pessoal. Para mais, esse valor tenderá a aumentar com o avanço na carreira.
Atribuições Gerais
Ainda, é interessante ficar inteirado das atribuições desse profissional, o qual, primeiramente, é responsável por homologar e constituir, mediante lançamento, o crédito tributário sobre tributos de competência do estado.
Fora isso, também é sua função se posicionar e intervir quando ocorrer um Processo Administrativo Tributário. Assim como, outras atribuições incluem: controlar e emitir parecer dos processos. Uma vez que, quando admitido, o participante se torna membro dos Órgãos de Julgamento de Processos Administrativos Tributários.
Demais Atribuições
Por fim, dentre outras atribuições, compete ao Fiscal de Tributos Estaduais elaborar, executar, monitorar e avaliar os projetos e programas de fiscalização e controle da situação cadastral ou econômico-fiscal. Dessa forma, facilitando a aplicação dos métodos de gerenciamento das diretrizes e da rotina.
Com isso, o funcionário acaba por executar a gestão de informações econômico-tributárias e participando de equipes de consultoria e assessoramento técnico à administração fazendária.
Se o concurso MT é de seu interesse, faça a inscrição o mais rápido possível. Em seguida, realize o estudo do conteúdo programático incluso no edital para obter a aprovação.