Concurso Diplomata: resultado final é publicado; confira os aprovados

Ao final da seleção para diplomatas, os aprovados deverão participar de um curso de formação obrigatório.

Foi publicado nessa segunda-feira, 11, o resultado final da prova objetiva do  concurso público para o cargo de diplomata do Ministério das Relações Exteriores.

O resultado pode ser consultado diretamente pelo site da banca responsável pelo certame, o IADES, ou neste link.

A convocação para segunda fase do concurso já foi divulgada. Os aprovados na primeira etapa podem consultar a convocação para as provas no site da banca, assim como imprimir o comprovante do local de prova.

A prova escrita de língua portuguesa será aplicada no dia 16 de setembro, já a prova de língua inglesa está marcada para o dia 17 de setembro.

Os candidatos ainda serão avaliados por meio de prova de títulos. Ao final da seleção para diplomatas, os aprovados deverão participar de um curso de formação obrigatório.

Vale lembrar que a prova objetiva foi realizada no dia 27 de agosto de 2023 nos 26 estados do país, além do Distrito Federal.

Os candidatos foram avaliados por meio de 73 questões sobre os seguintes assuntos:

  • Língua portuguesa – 11 questões;
  • Língua inglesa – 9 questões;
  • História do Brasil – 11 questões;
  • História mundial – 11 questões;
  • Política internacional – 11 questões;
  • Geografia – 06 questões;
  • Economia – 7 questões;
  • Direito – 7 questões.

Quais são as vagas?

Ao todo, o Ministério das Relações Exteriores oferece 50 vagas para contratação imediata para o cargo de Diplomata. Para concorrer a uma das vagas, os candidatos precisam comprovar ter nível superior completo.

Desse total, 37 vagas são para ampla concorrência, 10 são reservadas para candidatos negros e outras três para candidatos com deficiência.

Concurso Diplomata: resultado final é publicado; confira os aprovados
Ao final da seleção para diplomatas, os aprovados deverão participar de um curso de formação obrigatório. Imagem: Divulgação

O que faz um diplomata?

O diplomata brasileiro é o profissional responsável por representar o Brasil nas relações internacionais.

Sua função principal é promover os interesses e a política externa do país, buscando estabelecer e manter relações diplomáticas com outras nações e organizações internacionais. Veja mais detalhes:

Negociação e representação: Os diplomatas brasileiros atuam como representantes do governo brasileiro em negociações bilaterais e multilaterais. Eles participam de reuniões, conferências e cúpulas internacionais, onde discutem questões de interesse mútuo, defendem as posições do Brasil e buscam a construção de consensos.

Proteção de interesses nacionais: Os diplomatas também têm a responsabilidade de proteger os interesses e os direitos dos cidadãos brasileiros no exterior. Eles trabalham para garantir a segurança, a assistência consular e a proteção jurídica dos brasileiros em outros países, incluindo a resolução de questões como extradição, imigração e repatriação.

Promoção comercial e econômica: Outra função fundamental do diplomata brasileiro é promover o comércio e os investimentos do Brasil no exterior. Eles identificam oportunidades de negócios, facilitam o diálogo entre empresas brasileiras e estrangeiras, negociam acordos comerciais e promovem os produtos e serviços brasileiros nos mercados internacionais.

Cooperação internacional: Os diplomatas brasileiros colaboram com outros países e organizações para enfrentar desafios globais, como segurança, desenvolvimento sustentável, direitos humanos, saúde pública e meio ambiente. Eles participam de fóruns internacionais, como as Nações Unidas e a Organização dos Estados Americanos, buscando soluções conjuntas para problemas globais.

Diplomacia cultural: Através de programas de intercâmbio, eventos culturais e diplomacia pública, os diplomatas brasileiros promovem a cultura, a língua e a imagem do Brasil no exterior. Eles incentivam o diálogo intercultural, fortalecem os laços culturais entre o Brasil e outros países e contribuem para uma melhor compreensão mútua.

Além dessas funções, os diplomatas brasileiros também realizam pesquisas, redigem relatórios, analisam a conjuntura internacional, assessoram autoridades governamentais, participam da elaboração de políticas externas e conduzem negociações diplomáticas em diferentes áreas, como política, economia, meio ambiente, direitos humanos, entre outras.

Quanto ganha um diplomata no Brasil?

Atualmente, o salário de um diplomata no Brasil é de R$ 20.926,98 por mês.

Clique aqui para ler o edital na íntegra e conferir com detalhes informações como o cronograma completo e o conteúdo programático das provas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.