Concurso de Redação premia alunos de escolas públicas 

As inscrições para o 46º Concurso de Redação do Instituto AIPI, da International Paper do Brasil, estão abertas a todos os estudantes do ensino médio de escolas públicas, estaduais e municipais de todo o Brasil. 

O concurso ganhou abrangência nacional no ano de 2020 e na edição de 2021 cada estado e o Distrito Federal contarão com uma redação destaque reconhecida, além de um grande vencedor no país. 

No ano passado, o desafio contou com a participação de 33 mil estudantes de escolas públicas, passando a ser o maior em redações corrigidas. 

Hoje em dia, o concurso do Instituto AIPI é o maior em quantidade de estudantes e também o que mais impacta socialmente a vida dos alunos de todo país, sobretudo após os impactos negativos da pandemia na educação. 

O concurso de redação também serve como preparação para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) beneficiando milhares de estudantes. 

O tema da redação em 2021 do concurso será: “Como os livros podem contribuir para a educação no Brasil e serem agentes transformadores no ensino e na sociedade?”, relacionando a discussão aos objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU. 

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas até o dia 10 de setembro de 2021, através do portal concurso aipi, clique aqui

Para Mariana Claudio, gerente executiva do Instituto AIPI: “A parceria com o Redação Online amplia a nossa capacidade de alcance, impactando cada vez mais jovens, além de trazer ao concurso o diferencial de preparação de alunos e professores, indo muito além apenas de um concurso”. 

Já para Ana Lívia, primeira colocada da 45ª edição do concurso: “Participar do Concurso de Redação do Instituto AIPI foi uma experiência única e que levarei por toda a minha vida. Fui motivada a participar por minha professora de língua portuguesa e também por meus familiares. Graças ao concurso, pude aprimorar as minhas habilidades de escrita e aprendi a ter mais confiança em mim mesma”. 

A saber, os três estudantes com melhor classificação serão convidados a participar de uma banca on-line, com o objetivo de revelar quais foram suas referências, intenções e perspectivas diante do tema. Após essa etapa, será selecionado o grande vencedor nacional.

Premiações do concurso

Como forma de incentivar os estudantes, os 27 autores mais bem colocados, sendo um por estado, irão receber vale-compras, fornecidos pelo Instituto AIPI, para a aquisição de livros e materiais escolares. 

Para os 100 primeiros colocados, será oferecido um plano de aulas on-line, com validade de 12 meses na plataforma. 

Assim como os alunos, as escolas e os professores também serão premiados. As três unidades escolares com maior número de alunos cadastrados ganharão, cada uma, 10 caixas de Chamex A4, marca referência de papel para imprimir e escrever da International Paper, e livros educativos até o valor de R$ 5.000,00. 

Já os 20 professores que tiverem a maior quantidade de alunos inscritos receberão um treinamento para correção de redação no modelo ENEM e um vale-compras cada no valor de R$ 300,00 para aquisição de livros e materiais escolares. 

Os resultados serão divulgados no dia 21 de outubro de 2021, no site concurso aipi, clique aqui

E então, gostou da matéria? Não deixe de ler também – 4ª parcela do Auxílio Emergencial 2021 é concluída para a modalidade digital.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.