O Corpo de Bombeiros do Estado de Minas Gerais vai abrir um novo edital de concurso público (Concurso Bombeiros MG 2022/2023) para o preenchimento de 385 vagas.
A corporação informou que o edital de concurso dos Bombeiros-MG deve ser publicado no segundo semestre deste ano.
As chances serão distribuídas entre três cargos, conforme dispensa de licitação que escolheu o Instituto Brasileiro de Gestão e Pesquisa (IBGP) como banca organizadora do edital Bombeiros-MG 2022/2023.
O contrato com a banca organizadora já foi assinado. O extrato do contrato foi publicado no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira, 04 de agosto.
De acordo com a publicação, o concurso Bombeiros MG 2022/2023 vai contar com um total de 385 vagas, distribuídas entre as seguintes funções:
- Soldados: 324 vagas;
- Soldados Especialistas: 40 vagas;
- Oficiais: 21 vagas.
Para concorrer a uma das vagas, os candidatos de Soldado e Oficial devem possuir nível médio completo, idade entre 18 e 30 anos e altura mínima de 1,60m.
A banca organizadora do concurso terá a responsabilidade de receber as inscrições, viabilizar e aplicar as etapas da seleção, como provas objetivas.
Último concurso Bombeiros MG
O último edital de concurso público do Corpo de Bombeiros do Estado de Minas Gerais foi divulgado em agosto de 2021. Na ocasião, o certame foi publicado para o preenchimento de 166 vagas de Soldados e Oficiais.
Para ambos os cargos foi exigido o nível médio completo. Além disso, é necessário ter 18 a 30 anos e altura mínima de 1,60m. A Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep) organizou o certame.
De acordo com o edital, foram abertas 21 vagas para Oficiais. Nesse caso, foram 18 para o sexo masculino e três para o sexo feminino. Os salários chegaram a R$10.028,29.
No caso de Soldado, foram 145 vagas, sendo 130 para homens e 15 para mulheres. O salário inicial foi de R$4.631,21. Além dos salários, os aprovados contaram com adicional de desempenho a cada cinco anos de até 10%. Além de abono fardamento e suporte médico, odontológico e psicológico.
O concurso dos Bombeiros-MG contou com provas objetivas, provas discursivas (apenas para oficiais) e teste de capacitação física (TCF). Todas de caráter eliminatório e classificatório.
Os exames objetivos e discursivos para o cargo de Oficial foram aplicados no dia 03 de outubro de 2021. Para Soldado, as provas objetivas foram aplicadas uma semana depois, no dia 10 de outubro.
As provas objetivas contaram com 50 questões, distribuídas pelas seguintes disciplinas:
Soldados
- Língua Portuguesa – 10 questões;
- Matemática – 10 questões;
- Geografia – 5 questões;
- História – 5 questões;
- Direitos Humanos – 5 questões;
- Química – 5 questões;
- Biologia – 5 questões;
- Física – 5 questões.
Oficiais
- Língua Portuguesa – 5 questões;
- Matemática – 5questões;
- Física – 5 questões;
- Química – 5 questões;
- Geografia – 5 questões;
- Biologia- 5 questões;
- Inglês – 5 questões;
- Direitos Humanos – 5 questões;
- História- 5 questões;
- Literatura Brasileira- 5 questões.
Está confirmado que as provas foram aplicadas em Belo Horizonte, Divinópolis, Juiz de Fora, Montes Claros, Poços de Caldas, Varginha, Governador Valadares, Uberaba e Uberlândia.
Para Oficial, os candidatos foram submetidos a uma prova de redação, em que os candidatos precisaram elaborar um texto sobre tema contemporâneo de Conhecimento Geral.
Para Soldado, foram convocados para segunda fase os 400 melhores colocados (325 homens e 75 mulheres). Para Oficial, foram chamados 60 candidatos (45 homens e 15 mulheres) com melhores notas nas provas objetivas e discursivas.
No teste de capacitação física, os candidatos tiveram que realizar os seguintes exercícios:
- Teste de Resistência Aeróbica;
- Teste de Flexão Abdominal;
- Teste de Força Muscular de Membros Superiores;
- Teste de Agilidade (Shuttle-Run);
- Teste de Habilidade Natatória.
Veja os dois últimos editais: