O Departamento de Administração Prisional, da Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania de Santa Catarina, tem expectativa de divulgar um novo edital de concurso público (Concurso AGEPEN SC) para o preenchimento de 807 vagas. A assessoria de Comunicação da pasta confirmou a autorização para realização do certame, mas informou que a realização depende do orçamento para que o edital possa ser publicado.
A SJC-SC informou ainda que o certame ocorrerá quando as contas estiverem “em equilíbrio com a Lei de Responsabilidade Fiscal”.
O anúncio do edital de concurso público da AGEPEN-SC foi feito pelo ex-governador Eduardo Pinho Moreira, em julho de 2018 quando decretou o estado de emergência no sistema prisional de Santa Catarina. A princípio, o certame era para acontecer ainda em 2018, no entanto, essa será uma decisão, conforme informações da assessoria do órgão, do novo governo que começou no último dia 1º de janeiro
Último concurso da AGEPEN-SC foi divulgado em 2013
O último edital do concurso para Agente Prisional foi divulgado em 2013, quando contou com 300 vagas, sendo 270 para candidatos do sexo masculino e 30 para o sexo feminino. A FEPESE organizou o certame. O concurso contou com prova objetiva, prova de capacidade física, prova de aptidão psicológica, exame toxicológico e investigação social.
A prova objetiva contou com 70 questões, sendo 40 de conhecimentos específicos (Direito Administrativo, Direito Constitucional, Direito e Processo Penal e Legislação Estadual) e 30 de conhecimentos gerais (Língua Portuguesa, Noções de Informática e Direitos Humanos).
No início de 2018, a Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania de Santa Catarina abriu edital de processo seletivo para preenchimento de 190 vagas neste cargo. No entanto, o certame não contou com prova objetiva.
Para concorrer a uma das vagas, o candidato precisava ter nível superior completo. O salário era de R$ 3.729,81, além de auxílio alimentação no valor mensal máximo de R$ 264,00.
Agepen-SC
Missão:
Ser reconhecido pela sociedade como órgão de excelência, permanente e consolidado na custódia e reinserção social dos reclusos.
Visão:
Administrar o Sistema Prisional Catarinense, de forma integrada, visando custodiar os reclusos e contribuir para sua reinserção social.
Diretrizes:
01. Institucionalizar o DEAP;
02. Criar e manter um quadro de funcionários qualificados e suficientes para as diversas atividades do sistema prisional;
03. Captar recursos para melhor estruturar e equipar o sistema prisional;
04. Disponibilizar vagas para o sistema prisional de forma a cumprir as exigências legais;
05. Preparar o recluso para sua reinserção social;
06. Desenvolver e integrar o serviço de inteligência, de informação e comunicação do Departamento de Administração Prisional; e
07. Criar um sistema de saúde eficaz nas diversas unidades prisionais.
Informações do concurso
- Concurso: Departamento de Administração Prisional da Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania de Santa Catarina
- Banca organizadora: a definir
- Escolaridade: superior
- Número de vagas: 807
- Remuneração: a definir
- Inscrições: a definir
- Taxa de Inscrição: a definir
- Provas: a definir
- Situação: PREVISTO