Concurso Aeronáutica EPCAR 2022: Saiu o edital com 130 vagas para cadetes!

A Aeronáutica faz saber aos interessados a abertura de novo edital de concurso EPCAR 2022. O certame visa o preenchimento de nada menos que 130 vagas

A Aeronáutica faz saber aos interessados a abertura de novo edital de concurso EPCAR 2022. O certame visa o preenchimento de nada menos que 130 vagas, sendo 110 para o sexo masculino e 20 para o sexo feminino. Do total de vagas abertas, 20% serão reservadas aos negros.

Para concorrer a uma das vagas, no candidato precisa possuir o nível fundamental. O curso de formação tem duração de três anos, sob o regime de internato, sendo equivalente ao ensino médio regular do Sistema Nacional de Ensino e abrange instruções nos Campos Geral e Militar.

Lembrando que o CPCAR é ministrado pela Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), em Barbacena/MG. O curso tem o objetivo de preparar jovens para o ingresso no Curso de Formação de Oficiais Aviadores (CFOAV)da Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga/SP.

Durante a realização do Curso, o aluno estará sujeito ao regime escolar da Epcar e recebe remuneração fixada na legislação específica (previsão inicial na média de R$1.044), além de alimentação, alojamento, fardamento, assistência médico-hospitalar e dentária, exclusivamente para o aluno.

Inscrição Concurso Aeronáutica EPCAR 2022

Os interessados em concorrer a uma das vagas do concurso Aeronáutica EPCAR 2022 poderão se inscrever entre 04 de abril e 09 horas do dia 20 do mesmo mês. A inscrição poderá ser realizada no site da Aeronáutica  e também na na página da  Escola Preparatória de Cadetes do Ar. A taxa de inscrição vai custar R$80.

Lembrando que é permitido solicitar a isenção da taxa de inscrição durante todo o período de inscrições. No dia 28 de abril será divulgado o resultado dos pedidos de isenção. Quem tiver o pedido indeferido, poderá realizar o pagamento até o dia 04 de maio.

Provas

O concurso Aeronáutica EPCAR 2022 terá provas objetivas no dia 03 de julho de 2022. Nas avaliações, serão cobradas as disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Língua Inglesa e uma Redação. Os portões serão fechados às 9h (horário de Brasília) e o início das provas está previsto para 9h40min (horário de Brasília).

Os gabaritos das provas objetivas têm previsão de serem divulgados no dia 06 de julho de 2022. Além das provas escritas, há também as etapas de:

  • Inspeção de Saúde (INSPSAU);
  • Exame de Aptidão Psicológica (EAP);
  • Teste de Avaliação do Condicionamento Físico (TACF);
  • Procedimento de Heteroidentificação Complementar (PHC); e
  • Validação Documental.

O candidato, no momento da matrícula, passa à situação de Aluno da Epcar.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.