4 causas dos problemas de concentração para estudar

Confira algumas das razões que te levam a perder o foco nos estudos

A falta de concentração para estudar é algo que atrapalha bastante quem precisa se preparar para provas, como concursos públicos ou vestibulares.

Afinal, para grandes metas assim, há a necessidade de manter uma rotina regrada para aprender todas as matérias.

Você tem enfrentado essa dificuldade? Então confira a seguir algumas das causas mais frequentes.

1. Fadiga

A fadiga por privação de sono é a causa mais comum de incapacidade de se concentrar em um tópico por muito tempo.

Muitos estudos demonstraram que as pessoas não dormem o suficiente e a privação de sono tem graves efeitos físicos, emocionais, assim como cognitivos. O primeiro passo, então, para tentar resolver seu problema de concentração é encontrar uma maneira de dormir pelo menos oito horas todas as noites.

Isso não é fácil de fazer. Temos uma vida agitada e desenvolvemos hábitos que tornam difícil conseguir dormir cedo. No entanto, se você tiver um grave problema de concentração, talvez precise fazer alguns sacrifícios para encontrar uma solução. Tente dormir bastante e veja se obtém resultados.

2. Ansiedade

A ansiedade também pode causar a incapacidade de concentração. Você está preocupado com alguma coisa? Então, nesse caso, você pode precisar isolar sua fonte de ansiedade e enfrentá-la de frente.

Você está lidando com pressão? Nesse caso, talvez seja hora de mudar sua vida para eliminar alguns dos fatores de estresse. Sua agenda está muito pesada? Você está envolvido em uma amizade tóxica? Tem mais alguma coisa te incomodando?

Se você está lidando com alguma pressão que pode levá-lo a um caminho perigoso, pode ser hora de obter uma segunda opinião de alguém. Você pode conversar com seus pais, um médico, um orientador , um colega de trabalho ou um professor. Dependendo da situação, seu contato de emergência pode ser diferente. Encontre pessoas em quem confie e diga-lhes que está a lidar com a ansiedade e gostaria de algum apoio.

Ansiedade e desânimo são sentimentos que afligem estudantes brasileiros

3. Dieta e cafeína

Sua alimentação e, para quem toma café, o consumo de cafeína, são outros potenciais problemas no que diz respeito à concentração. Seu corpo é como uma máquina em alguns aspectos. Assim como um automóvel, um corpo precisa de combustível limpo para funcionar bem. Diferentes pessoas são afetadas de maneiras diferentes em relação aos alimentos e produtos químicos – e às vezes esses efeitos podem ser inesperados.

Por exemplo, pode surpreendê-lo saber que alguns estudos relacionaram a dieta com baixo teor de gordura aos sintomas de depressão! E a depressão pode afetar sua concentração.

A cafeína é outro criador de problemas em potencial quando se trata de dieta e humor. O consumo de cafeína pode causar insônia, dores de cabeça, tontura e nervosismo. Esses sintomas certamente afetarão sua concentração.

4. Tédio

O tédio é outro grande culpado quando se trata de manter o foco nos estudos. O tédio decorre de fazer algo que carece de significado e motivação. O que você pode fazer? Cada vez que você se preparar para entrar em um ambiente de estudo, reserve um momento para uma verificação da realidade. O que você precisa realizar? Por quê? Concentre-se em uma meta pela próxima hora e pense em uma maneira de se recompensar por alcançá-la.


E então, acredita que algum desses problemas tem atrapalhado a sua concentração para estudar? Atente-se para eliminá-los do seu dia a dia.

Conheça também outra dica: 6 etapas para conquistar a autodisciplina ao estudar

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.