COMUNICADO ESPECIAL: É possível cancelar um Pix no Nubank? - Notícias Concursos

COMUNICADO ESPECIAL: É possível cancelar um Pix no Nubank?

Várias pessoas não sabem se conseguirão reaver o dinheiro em caso de necessidade.

Com a crescente popularidade dos serviços bancários digitais, o Pix se tornou uma opção conveniente e amplamente utilizada para transferências instantâneas de dinheiro. Porém, surgem situações em que, por exemplo, clientes precisam cancelar um Pix no Nubank.

O roxinho, uma das instituições financeiras digitais mais conhecidas, os usuários podem se questionar a respeito do assunto, uma vez que nem todos os bancos noticiam esclarecimentos sobre isso.

Contudo, há passos importantes que os clientes devem seguir se quiserem cancelar Pix no Nubank.

É possível cancelar um Pix no Nubank?

Uma transferência realizada por meio do Pix pode ser estornada, mas isso depende da situação em que se encontra a transação. O cancelamento só é possível se o Pix foi agendado. Em transações imediatas, não é possível realizar o estorno do valor.

Se você perceber que há algo errado ao agendar a transação, é possível reverter a operação. Desde que seja feito com pelo menos 24 horas de antecedência em relação à data agendada para a transferência no aplicativo. Veja a seguir um passo a passo de como proceder:

  1. Na página inicial do aplicativo Nubank, clique em “Conta”.
  2. Em seguida, procure pela opção “Histórico” para localizar a transferência que deseja cancelar.
  3. Na próxima tela, clique em “Precisa cancelar o agendamento?” e confirme a ação.

Após esse processo, o Pix será cancelado imediatamente. No entanto, é recomendável realizar uma verificação adicional para garantir que o valor tenha sido estornado corretamente.

Essa é a única forma de cancelar uma transferência por Pix diretamente pelo aplicativo do Nubank. Se você enviou um valor incorreto e o dinheiro já foi depositado na conta da outra pessoa, é recomendado entrar em contato com o beneficiário para solicitar o reembolso.

Mecanismo Especial de Devolução do PIX

As instituições bancárias podem devolver o Pix por diversos motivos, incluindo erros operacionais, fraude, falhas no sistema ou transferências realizadas por engano.

Desde novembro de 2021, o Banco Central do Brasil criou o Mecanismo Especial de Devolução (MED), que é um conjunto de regras e procedimentos operacionais que as instituições financeiras participantes devem seguir para efetivar uma devolução de dinheiro via Pix.

O MED permite que a instituição financeira com a qual o indivíduo tem conta realize a devolução do valor do Pix. Caso a fraude seja comprovada, a instituição de destino da operação deve devolver os recursos para a do pagador, que deve efetuar o devido crédito na conta do cliente.

No entanto, é importante ressaltar que a devolução do Pix pode ser trabalhosa e burocrática.

COMUNICADO ESPECIAL: É possível cancelar um Pix no Nubank?
Várias pessoas não sabem se conseguirão reaver o dinheiro em caso de necessidade – Imagem: Adobe Stock.

Prazo para devolução

O tempo para a devolução do Pix através do Mecanismo Especial de Devolução (MED) pode variar dependendo do caso. Segundo o Banco Central do Brasil, o prazo para a devolução do valor do Pix é de até 5 dias úteis a partir da solicitação.

Todavia, o prazo pode ser menor em alguns casos, como em situações de fraude, em que a devolução pode ser realizada de forma mais rápida. É importante ressaltar que o MED é uma ferramenta criada para facilitar as devoluções em caso de fraudes e aumentar as possibilidades da vítima reaver os recursos.

Nubank é uma das maiores startups do país

A cada início de ano, o Banco Central faz a divulgação de informações acerca do ranking das reclamações do último trimestre do ano anterior. Neste sentido, ao revelar os dados referentes a 2022, houve uma surpresa relacionada ao Nubank.

A startup, que iniciou como uma queridinha dessa era digital, se tornou uma potência, alcançando a quinta posição na lista dos bancos com maior quantidade de clientes. De acordo com o Banco Central, o Nubank ultrapassou o Santander nessa classificação.

Para chegar a esses dados, o Banco Central utiliza o CCS (Cadastro de Clientes do Sistema Financeiro) e o SCR (Sistema de Informações de Crédito do Banco Central) como base. Dessa forma, atualmente, o Nubank está atrás apenas da Caixa, do Bradesco, do Itaú, bem como do Banco do Brasil em termos de quantidade de clientes.

Até o quarto trimestre de 2022, o Nubank contava com impressionantes 69 milhões de clientes. Mas a tendência é que o banco continue a atrair mais pessoas, talvez até mirando ultrapassar o Banco do Brasil. Na época do apontamento, a diferença de um para outro era de cerca de 5 milhões de clientes.

Tais conquistas podem causar preocupação entre a concorrência e incentivá-los a buscar melhorias. Isso porque, quando lançado, o Nubank não passava de uma aposta, mas hoje é um dos bancos mais requisitados do Brasil.

Vale ressaltar que, dentro do ambiente digital, o roxinho sempre se destacou, e assumir a quinta posição no ranking de clientes mostra que eles acertaram em cheio.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?