Com a crescente popularidade dos serviços bancários digitais, o Pix se tornou uma opção conveniente e amplamente utilizada para transferências instantâneas de dinheiro. Porém, surgem situações em que, por exemplo, clientes precisam cancelar um Pix no Nubank.
O roxinho, uma das instituições financeiras digitais mais conhecidas, os usuários podem se questionar a respeito do assunto, uma vez que nem todos os bancos noticiam esclarecimentos sobre isso.
Contudo, há passos importantes que os clientes devem seguir se quiserem cancelar Pix no Nubank.
É possível cancelar um Pix no Nubank?
Uma transferência realizada por meio do Pix pode ser estornada, mas isso depende da situação em que se encontra a transação. O cancelamento só é possível se o Pix foi agendado. Em transações imediatas, não é possível realizar o estorno do valor.
Se você perceber que há algo errado ao agendar a transação, é possível reverter a operação. Desde que seja feito com pelo menos 24 horas de antecedência em relação à data agendada para a transferência no aplicativo. Veja a seguir um passo a passo de como proceder:
- Na página inicial do aplicativo Nubank, clique em “Conta”.
- Em seguida, procure pela opção “Histórico” para localizar a transferência que deseja cancelar.
- Na próxima tela, clique em “Precisa cancelar o agendamento?” e confirme a ação.
Após esse processo, o Pix será cancelado imediatamente. No entanto, é recomendável realizar uma verificação adicional para garantir que o valor tenha sido estornado corretamente.
Essa é a única forma de cancelar uma transferência por Pix diretamente pelo aplicativo do Nubank. Se você enviou um valor incorreto e o dinheiro já foi depositado na conta da outra pessoa, é recomendado entrar em contato com o beneficiário para solicitar o reembolso.
Mecanismo Especial de Devolução do PIX
As instituições bancárias podem devolver o Pix por diversos motivos, incluindo erros operacionais, fraude, falhas no sistema ou transferências realizadas por engano.
Desde novembro de 2021, o Banco Central do Brasil criou o Mecanismo Especial de Devolução (MED), que é um conjunto de regras e procedimentos operacionais que as instituições financeiras participantes devem seguir para efetivar uma devolução de dinheiro via Pix.
O MED permite que a instituição financeira com a qual o indivíduo tem conta realize a devolução do valor do Pix. Caso a fraude seja comprovada, a instituição de destino da operação deve devolver os recursos para a do pagador, que deve efetuar o devido crédito na conta do cliente.
No entanto, é importante ressaltar que a devolução do Pix pode ser trabalhosa e burocrática.
Prazo para devolução
O tempo para a devolução do Pix através do Mecanismo Especial de Devolução (MED) pode variar dependendo do caso. Segundo o Banco Central do Brasil, o prazo para a devolução do valor do Pix é de até 5 dias úteis a partir da solicitação.
Todavia, o prazo pode ser menor em alguns casos, como em situações de fraude, em que a devolução pode ser realizada de forma mais rápida. É importante ressaltar que o MED é uma ferramenta criada para facilitar as devoluções em caso de fraudes e aumentar as possibilidades da vítima reaver os recursos.
Nubank é uma das maiores startups do país
A cada início de ano, o Banco Central faz a divulgação de informações acerca do ranking das reclamações do último trimestre do ano anterior. Neste sentido, ao revelar os dados referentes a 2022, houve uma surpresa relacionada ao Nubank.
A startup, que iniciou como uma queridinha dessa era digital, se tornou uma potência, alcançando a quinta posição na lista dos bancos com maior quantidade de clientes. De acordo com o Banco Central, o Nubank ultrapassou o Santander nessa classificação.
Para chegar a esses dados, o Banco Central utiliza o CCS (Cadastro de Clientes do Sistema Financeiro) e o SCR (Sistema de Informações de Crédito do Banco Central) como base. Dessa forma, atualmente, o Nubank está atrás apenas da Caixa, do Bradesco, do Itaú, bem como do Banco do Brasil em termos de quantidade de clientes.
Até o quarto trimestre de 2022, o Nubank contava com impressionantes 69 milhões de clientes. Mas a tendência é que o banco continue a atrair mais pessoas, talvez até mirando ultrapassar o Banco do Brasil. Na época do apontamento, a diferença de um para outro era de cerca de 5 milhões de clientes.
Tais conquistas podem causar preocupação entre a concorrência e incentivá-los a buscar melhorias. Isso porque, quando lançado, o Nubank não passava de uma aposta, mas hoje é um dos bancos mais requisitados do Brasil.
Vale ressaltar que, dentro do ambiente digital, o roxinho sempre se destacou, e assumir a quinta posição no ranking de clientes mostra que eles acertaram em cheio.