Compras pela internet: 3 erros que você já pode ter feito - Notícias Concursos

Compras pela internet: 3 erros que você já pode ter feito

Quais erros não se deve cometer com compras pela internet? Como não correr o risco de cair em golpe e ter prejuízo? Como descobrir se o site é confiável para compras pela internet? Veja abaixo alguns erros mais cometidos na hora de realizar compras pela internet e o que fazer.

Compras pela internet: erros para não cometer

1. Comprar itens com preços impraticáveis

Alegando uma promoção em compras pela internet, os golpistas colocam itens até pela metade do preço.

Sabe aquele ditado “quando a esmola é demais o santo desconfia”, então? O que acontece muitas vezes é que a pessoa paga pelo item que nunca vai chegar.

O que é recomendável?

A recomendação é sempre desconfiar de preços muitos baixos. Toda venda precisa ter lucro, certo? Se o item custa R$ 1.000 numa loja comum e confiável, porque em outra está por R$ 500?

Não acredite na primeira justificativa para promoção, dificilmente algum item será vendido a um preço tão baixo.

A oferta pode até chamar atenção pelo benefício, mas está é uma das maneiras de fazer as pessoas acreditarem que vale a pena correrem o risco na compra, mesmo que inconscientemente.

2. Comprar em sites desconhecidos sem pesquisar a reputação

Na onda da pandemia muitos criminosos têm se aproveitado e criado sites e divulgações falsas nas redes sociais. O que pode te prejudicar e muito.

Outro golpe é criar uma cópia de um site verdadeiro. Uma das maneiras dos criminosos fazerem isso é trocar o “O” de uma palavra por “0”.

O que é recomendável?

Neste caso, antes de comprar em um site você deve pesquisar a sua reputação e verificar se o site de fato é real. Pesquise, por exemplo, no Reclame Aqui. 

Confira também o endereço do site e desconfie de alterações na grafia das palavras. Também evite clicar em links desconhecidos por e-mail.

Além de pagar por um item que nunca vai chegar, você também corre o risco de estar dando seus dados na mão de golpistas. E, o pior de tudo, pode ter também seu cartão de crédito clonado caso coloque estas informações na hora de realizar o pagamento.

3. Realizar compras de um computador e Wi-Fi público

Neste caso, o risco que você corre é estar sendo rastreado por criminosos hackers. O que é bem perigoso.

Para se ter uma ideia, existem até malwares capazes de alterarem código de barras de pagamentos.

O que é recomendável?

Na hora de comprar na internet prefira utilizar a própria internet do seu celular ou WI-FI confiável. Essa dica também serve na hora de realizar pagamentos pelo aplicativo do seu banco, por exemplo.

Um item que poderia minimizar este risco é a instalação de um antivírus.

Veja também 5 dicas valiosas de como não cair no golpe do empréstimo falso. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?