Como usar o Discord? Confira como essa ferramenta pode melhorar sua comunicação

Descubra como o a plataforma de comunicação pode tornar sua rotina muito mais simples e divertida, e evite os riscos de conteúdo indesejado em seu Discord

Uma das ferramentas de comunicação mais populares na atualidade, e também cheia de pontos polêmicos. Aprender como usar o Discord pode facilitar sua rotina de navegação na internet, mas exige certos cuidados para evitar conteúdos indesejados.

Portanto, se você ainda não sabe como ele funciona e nem como incorporar a ferramenta, deixamos um guia com as principais funções. Então, aproveite para descobrir como começar agora a utilizar o programa, acompanhando este post até o final.

O que é o Discord?

O Discord começou como um chat alternativo para gamers, onde existiam poucas funções. Porém, acabou se tornando um sucesso e aumentando a popularidade, evoluindo para uma ferramenta não somente de jogos, mas um app de comunicações muito útil.

Por isso, hoje ele é um programa para computador e celulares (Android e iOS) onde é possível realizar diferentes tipos de comunicação. Ainda, ganhou nas últimas atualizações a função de comunidades, para conectar usuários com os mesmos interesses.

Então, em resumo, o Discord é uma ferramenta de comunicação completa, onde você pode utilizar recursos de voz, vídeo, texto, arquivos, emojis e conteúdos adicionais. Com certeza vale a pena conhecer e entender melhor como ele funciona.

Leia mais: Discord é um risco para crianças? Como proteger seus filhos em redes sociais

Como usar o Discord?

Então, depois de entender o que é a plataforma, hora de aprender como o Discord funciona. Assim, separamos alguns tópicos com as principais funções que o programa oferece aos usuários e como aproveitar cada uma delas.

1.Servidores

Primeiro, para aprender como usar o Discord, é importante entender como funcionam os servidores. Eles são locais de encontro de usuários, para trocas de experiências e conteúdos, da forma como preferir.

Para começar, é possível criar um servidor próprio, onde você configura de acordo com o tipo de uso. Assim, pode convidar seus amigos para se juntarem, e utilizar algumas funções de gerenciamento:

  • Criação e distribuição de cargos para membros, com diferentes permissões;
  • Incluir bots para aumentar os recursos;
  • Gerenciar permissões de canais de voz e texto;
  • Incluir conteúdos interativos;
  • Criar salas personalizadas, alterar fontes.

Ainda, existe uma quantidade incrível de funções que você pode desempenhar em seu servidor. Além disso, é possível entrar em servidores já criados, e aproveitar os recursos e preferências de outros criadores.

2.Canais de texto e voz – como usar o Discord

Os canais de texto e voz estão dentro dos servidores ou das conversas privadas. Tanto em um, quanto em outro, é possível utilizar texto, voz e chamadas de vídeo para conversar com seus contatos e dentro dos grupos.

Assim, você pode utilizar comandos, emojis, GIFs e enviar arquivos em suas conversas de texto. Porém, o Discord possui um limite de 1940 caracteres para mensagens e 8 MB de tamanho dos arquivos (sem a assinatura do Discord Nitro).

3.Enviar arquivos

Ainda, outra forma de aprender como usar o Discord é enviando arquivos em suas conversas públicas ou privadas. A plataforma admite o envio de diferentes tipos de extensão como anexo:

  • Vídeos (.mov, .mp4);
  • Imagens (.jpg, .png, .jpeg);
  • Músicas (.wav, .mp3, .ogg);
  • Arquivos (.doc; .txt, .docx, .xls).

Além disso, existem vários outros tipos de conteúdos que você pode enviar em seu Discord. A plataforma tem uma abrangência muito interessante para diferentes tipos de formatos, porém, com a limitação de tamanho (até 8MB na versão gratuita).

Leia também: Menores de idade usam servidores do Discord para disseminar malware

4.Comunidades – como usar o Discord

Recentemente, o Discord também incluiu uma função de comunidades, para que os usuários possam encontrar outras pessoas com interesses parecidos. Assim, fica mais simples de encontrar grupos e servidores com assuntos específicos.

Por exemplo, se você gosta de um tipo de jogo, pode procurar nas comunidades os servidores de jogadores desse game. Então, irá se conectar em servidores com essas pessoas para iniciar conversas e trocar de experiências.

5.Transmissões

Outra forma interessante de usar o Discord é realizar transmissões em suas chamadas. elas são uma forma interativa de exibir outros tipos de conteúdo, além da voz e dos textos. Confira algumas formas diferentes de realizar transmissões:

  • Exibindo o conteúdo em sua tela, que está fora do Discord;
  • Usando a função de atividades do Youtube (vídeos e música);
  • Compartilhando atividades de jogos (outros participantes podem se juntar também);
  • Transmitindo a imagem de sua câmera.

Assim, você consegue mostrar o que está em sua tela, alterar os tipos de telas e até mesmo jogar junto com seus amigos. Para acessar essa função, basta se conectar a uma chamada de voz e toca no botão de transmissão, ou na câmera, no canto inferior esquerdo.

6.Discord Nitro

Por fim, outra forma de ter como usar o Discord é aproveitando a versão premium por assinatura. Assim, você consegue ter acesso a mais funções, enviar arquivos maiores e até mesmo personalizar algumas configurações em seu perfil.

Por exemplo, você consegue aplicar um banner diferente, colocar conteúdos adicionais na foto do perfil, enviar mensagens maiores e até mesmo usar emojis personalizados. O valor varia de acordo com o tempo de assinatura: mensal, bimestral ou semestral. Confira os benefícios:

  • Aumento para 50 MB ou 500 MB de uploads;
  • Emojis personalizados em qualquer servidor;
  • Emblema do Discord Nitro no perfil;
  • Transmissões de vídeo em HD;
  • Super-reações;
  • Impulsionamento para servidores;
  • Personalização para o perfil do usuário.

Os valores variam de R$8,90 para o plano básico (com menos recursos) a R$24,99 para o plano mais elaborado. Os valores são cobrados todo mês, e é preciso ter um cartão de crédito válido para realizar a assinatura.

Perguntas frequentes sobre como usar o Discord

Ainda, separamos mais algumas perguntas frequentes sobre como usar o Discord, para te ajudar a entender como a plataforma funciona. Assim, aproveite para descobrir um pouco mais sobre ela e como seu uso pode facilitar as comunicações do dia a dia.

O Discord é seguro?

Sim, para quem sabe como usar o Discord de forma segura. Afinal, a plataforma possui um nível baixo de tolerância com conteúdos impróprios ou sensíveis. Por isso, ative os filtros, evite comunidades com temas controversos e contatos desconhecidos.

Como evitar conteúdo impróprio no Discord?

O programa possui um filtro para imagens e vídeos, que evita os conteúdos sensíveis ou impróprios. Além disso, você também pode ativar o filtro de mensagens, permitindo que apenas quem estiver adicionado como amigo consiga te contatar.

Ainda, se quiser conhecer outras dicas sobre tecnologia e ferramentas de comunicação, continue explorando mais conteúdos aqui no blog. Afinal, temos vários conteúdos úteis para você ficar por dentro de todas as novidades no mundo digital.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.