Como usar catálogo online para vender mais
Aposte na vitrine virtual para a sua empresa!
Ter um catálogo online bem organizado é uma boa maneira de apresentar a sua empresa em sua loja virtual. Por isso que hoje, nós vamos ensinar como usar um catálogo online para vender mais em sua empresa.
Saiba que, um catálogo de produtos possibilita que os visitantes da página tenham facilidade em visualizar todos os produtos comercializados pela empresa. Assim, possibilita que a escolha seja facilitada e ágil para realizar as compras.
Além disso, a visibilidade de um catálogo de produtos online é muito maior. Isso porque, é ótimo para pessoas que nem se imaginam ir até a loja física para fazer as compras. Os motivos são muitos, como a distância, falta de oportunidade, ou simplesmente não saber que a loja existe.
Quais são as vantagens de se ter um catálogo de produtos online?
Os catálogos online podem ser vistos em smartphones, iPads, notebooks e computadores, que se forem feitos de maneira completa, possibilita inclusive que o cliente observe vídeos de funcionamento, sua descrição, preços, formas de pagamento entre tantas outras funcionalidades.
Dessa forma, é possível oferecer a venda diretamente dentro do catálogo, transformando-se em uma loja virtual com funcionamento de segunda a segunda e 24 horas por dia.
Além disso, é possível oferecer o catálogo online através das redes sociais, do seu site e através de e-mails para possíveis compradores.
Pois, mesmo que você produza os catálogos de produtos de maneira física, além de ser necessário investir na produção, você jamais irá conseguir atingir toda a clientela que você gostaria.
Como usar um catálogo online para vender mais em sua empresa?
Existem algumas questões que são necessárias de observação para que um catálogo online atinja o objetivo a que se destina: aumentar as vendas. E na sequência iremos apontar estas questões que facilitarão sua vida:
Produza um catálogo online responsivo
A palavra responsivo significa que tem fácil adaptação para utilização em qualquer dispositivo, oferecendo uma boa leitura independente do meio tecnológico que o cliente utiliza.
Assim, tenha certeza de que o catálogo online seja responsivo, e forneça uma boa experiência de manuseio para os clientes.
Procure ter um catálogo online sempre disponível na internet
O catálogo online, para aumentar as suas vendas, precisa estar sempre atualizado, principalmente na questão dos produtos e dos preços a serem praticados.
Procure separar os produtos por tempo de utilização se sua demanda se alterar em certos períodos do ano, como verão e inverno, por exemplo.
Invista na hospedagem do seu catálogo de produtos em um site e mantenha por tempo indeterminado. Afinal, as vendas pela internet estão em alta e você estará sempre podendo contar com mais este canal de vendas.
Defina quem será responsável por administrar e manter o catálogo online
Você, enquanto empreendedor, precisa definir quem fará a administração e manutenção do seu catálogo de vendas online. Existem 2 opções a saber:
- Contratar uma empresa para fazer o trabalho;
- Realizar na sua empresa a manutenção do catálogo e a administração.
Se você decidir por fazer na própria empresa a administração e a manutenção do catálogo, a sugestão é que você passe esta responsabilidade para uma pessoa, que pode estar atualizando a página sempre que houver necessidade, ou que tenha produtos novos para ampliar o catálogo.
Avalie também se a plataforma que disponibiliza a vitrine dos seus produtos oferece suporte para utilização dela. O suporte é muito importante e pode ser decisivo para a aquisição desta ou daquela plataforma.
Utilize as funcionalidades de multimídia oferecidas pelas plataformas
As funcionalidades de multimídia aumentam a experiência do usuário com a plataforma. Você pode optar por:
- Criar índice automático;
- Oferecer sistemas de busca de produtos;
- Ferramentas de zoom, e full screen;
- Apresentações de slides, animação flash e vídeos;
- Criar links internos e externos;
- Possuir controle de acesso (login e senha).
Avalie os recursos de monitoramento que a plataforma oferece
Você, enquanto empreendedor, precisa monitorar os acessos ao catálogo online. Para isso avalie, quais os produtos mais vistos pelos clientes, quantos downloads foram realizados, se existe integração com o Google Analytics, que faz a análise do comportamento dos usuários da sua página na internet.
Verifique se o catálogo online está inserido no Google e utiliza a funcionalidade de SEO
Se o catálogo estiver inserido no Google, o seu catálogo será oferecido em buscas realizadas no buscador. E se o conteúdo estiver otimizado para SEO, as chances de que ele seja apresentado entre as primeiras páginas é bem maior.
Por fim, agora que você conferiu o post de hoje, certamente percebeu como um bom catálogo online pode ser extremamente útil para as suas vendas! Assim, não perca tempo e corra produzir o seu!