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Como usar catálogo online para vender mais

Aposte na vitrine virtual para a sua empresa!

Ter um catálogo online bem organizado é uma boa maneira de apresentar a sua empresa em sua loja virtual. Por isso que hoje, nós vamos ensinar como usar um catálogo online para vender mais em sua empresa.

Catálogo online para vender mais -- Reprodução Canva
Catálogo online para vender mais — Reprodução Canva

Saiba que, um catálogo de produtos possibilita que os visitantes da página tenham facilidade em visualizar todos os produtos comercializados pela empresa. Assim, possibilita que a escolha seja facilitada e ágil para realizar as compras.

Além disso, a visibilidade de um catálogo de produtos online é muito maior. Isso porque, é ótimo para pessoas que nem se imaginam ir até a loja física para fazer as compras. Os motivos são muitos, como a distância, falta de oportunidade, ou simplesmente não saber que a loja existe.

Quais são as vantagens de se ter um catálogo de produtos online?

Os catálogos online podem ser vistos em smartphones, iPads, notebooks e computadores, que se forem feitos de maneira completa, possibilita inclusive que o cliente observe vídeos de funcionamento, sua descrição, preços, formas de pagamento entre tantas outras funcionalidades. 

Dessa forma, é possível oferecer a venda diretamente dentro do catálogo, transformando-se em uma loja virtual com funcionamento de segunda a segunda e 24 horas por dia.

Além disso, é possível oferecer o catálogo online através das redes sociais, do seu site e através de e-mails para possíveis compradores.

Pois, mesmo que você produza os catálogos de produtos de maneira física, além de ser necessário investir na produção, você jamais irá conseguir atingir toda a clientela que você gostaria.

Como usar um catálogo online para vender mais em sua empresa?

Existem algumas questões que são necessárias de observação para que um catálogo online atinja o objetivo a que se destina: aumentar as vendas. E na sequência iremos apontar estas questões que facilitarão sua vida:

Produza um catálogo online responsivo

A palavra responsivo significa que tem fácil adaptação para utilização em qualquer dispositivo, oferecendo uma boa leitura independente do meio tecnológico que o cliente utiliza.

Assim, tenha certeza de que o catálogo online seja responsivo, e forneça uma boa experiência de manuseio para os clientes.

Procure ter um catálogo online sempre disponível na internet

O catálogo online, para aumentar as suas vendas, precisa estar sempre atualizado, principalmente na questão dos produtos e dos preços a serem praticados.

Procure separar os produtos por tempo de utilização se sua demanda se alterar em certos períodos do ano, como verão e inverno, por exemplo. 

Invista na hospedagem do seu catálogo de produtos em um site e mantenha por tempo indeterminado. Afinal, as vendas pela internet estão em alta e você estará sempre podendo contar com mais este canal de vendas.

Defina quem será responsável por administrar e manter o catálogo online

Você, enquanto empreendedor, precisa definir quem fará a administração e manutenção do seu catálogo de vendas online. Existem 2 opções a saber:

  • Contratar uma empresa para fazer o trabalho;
  • Realizar na sua empresa a manutenção do catálogo e a administração.

Se você decidir por fazer na própria empresa a administração e a manutenção do catálogo, a sugestão é que você passe esta responsabilidade para uma pessoa, que pode estar atualizando a página sempre que houver necessidade, ou que tenha produtos novos para ampliar o catálogo.

Avalie também se a plataforma que disponibiliza a vitrine dos seus produtos oferece suporte para utilização dela. O suporte é muito importante e pode ser decisivo para a aquisição desta ou daquela plataforma.

Utilize as funcionalidades de multimídia oferecidas pelas plataformas

As funcionalidades de multimídia aumentam a experiência do usuário com a plataforma. Você pode optar por:

  • Criar índice automático;
  • Oferecer sistemas de busca de produtos;
  • Ferramentas de zoom, e full screen;
  • Apresentações de slides, animação flash e vídeos;
  • Criar links internos e externos;
  • Possuir controle de acesso (login e senha).

Avalie os recursos de monitoramento que a plataforma oferece

Você, enquanto empreendedor, precisa monitorar os acessos ao catálogo online. Para isso avalie, quais os produtos mais vistos pelos clientes, quantos downloads foram realizados, se existe integração com o Google Analytics, que faz a análise do comportamento dos usuários da sua página na internet.

Verifique se o catálogo online está inserido no Google e utiliza a funcionalidade de SEO

Se o catálogo estiver inserido no Google, o seu catálogo será oferecido em buscas realizadas no buscador. E se o conteúdo estiver otimizado para SEO, as chances de que ele seja apresentado entre as primeiras páginas é bem maior.

Por fim, agora que você conferiu o post de hoje, certamente percebeu como um bom catálogo online pode ser extremamente útil para as suas vendas! Assim, não perca tempo e corra produzir o seu!

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