Como Ser Assertivo Diante de Conflitos no Trabalho - Notícias Concursos

Como Ser Assertivo Diante de Conflitos no Trabalho

Fonte da imagem: pinterest.com

Ser assertivo é ser firme, direto sem causar maiores conflitos ou embates.

No ambiente profissional esta é uma característica valiosa, inerente aos líderes e profissionais com capacidade de lidar com conflitos preservando o que realmente é prioridade no trabalho.

Como se trata de um ambiente formado por pessoas diferentes, os conflitos são inevitáveis e fazem parte do desenvolvimento de estratégias e soluções em qualquer ambiente empreendedor.

O grande desafio é não permitir que qualquer desentendimento possa comprometer a produtividade e excelência no ambiente de trabalho. O relacionamento interpessoal saudável é imprescindível para o bom andamento da empresa.

O ideal é não ignorar as divergências e nem abrir mão de suas opiniões de uma maneira equilibrada.

Como Acontecem os Conflitos

Os conflitos geralmente aparecem aos poucos. Os colaboradores podem se sentir insatisfeitos, excluídos ou desvalorizados em algum momento daí a perda de interesse ou as indiretas acabam aparecendo cada vez mais.

Ao se sentirem frustrados os funcionários acabam por produzir comportamentos que tornam o funcionamento da empresa insustentáveis através de pequenas atitudes que atrapalham a fluidez dos processos. Um departamento começa a criar atritos com outro criando assim dificuldades no andamento da produção.

Faz-se necessário então uma clareza maior na hora de propor novos projetos ou posturas.

Estabelecer quem vai fazer o quê, qual o prazo, o que precisa melhorar, o que é preciso para otimizar o processo de uma maneira clara é essencial. Todos devem estar cientes do que exatamente vai acontecer e o papel de cada um no projeto ou andamento do trabalho.

E Quando o Conflito Está Instalado, Como Agir?

Quando já está instalado o clima conflituoso, é preciso calma.

Nada de agir de cabeça quente para evitar que a situação fique ainda pior diante de palavras ditas na hora errada e com as emoções atuando na frente do raciocínio lógico.

De uma maneira geral percebemos quando já estamos sem a menor paciência. Este é o momento de recuar e esfriar a cabeça para retomar os pontos principais a serem trabalhados só depois que sentirmos que já existe mais calma e paciência para lidar com os problemas.

Este intervalo para acalmar os ânimos deve ser usado para entender o motivo do conflito ou desentendimento analisando se existe alguma questão pessoal, algum ponto que esteja prejudicando realmente alguém ou algum departamento em específico.

Não interessa quem começou a briga ou desentendimento. Precisamos de soluções.

É preciso colocar na mesa os diferentes pontos de vista, trabalhar a empatia e assim promover uma discussão educada e proativa com foco somente na resolução.

Não adie a gestão de conflito. Este comportamento pode passar uma impressão de indiferença e os colaboradores podem estender este ambiente hostil aos fornecedores e clientes da empresa comprometendo ainda mais a produtividade.

A Comunicação Enquanto Solução

No momento em que se propõe uma discussão focada na solução, a capacidade de se fazer entender é primordial.

Por isso, é importante manter o foco: o que realmente está em pauta, o que está sendo dito sem parcialidade ou julgamento e como o outro está entendendo tudo isso.

Este processo precisa estar afiado e eficiente.

Perguntar a cada um dos envolvidos na discussão o que ele pensa, como ele vê o ocorrido e qual seria a melhor solução para ele é o que promoverá ao mesmo tempo a colaboração de todos e a sensação de que o funcionário é importante e sua opinião é sim válida na empresa.

Saber expor seu pensamento e ideias sem prejudicar ou ofender o outro é uma habilidade primordial.

Por isso a comunicação deve ser clara e esta vai acontecer cada vez mais se o ambiente é propício ao diálogo. E para se otimizar a comunicação é importante passar confiança, firmeza, autoridade moral no dia a dia.

Motivar os colaboradores, incentivar o feedback, elogiar quando alguém tem um desempenho acima da média, saber corrigir sem constranger, comunicar e elogiar as conquistas individuais ou coletivas são comportamentos que trarão o colaborador para mais perto no sentido de despertar neste a vontade de trabalhar pelo bem comum na empresa.

O engajamento então se faz constante porque haverá o entendimento de que o que é bom para a empresa é bom para seus colaboradores e vice versa.

Decisões Claras

É inevitável ter de decidir frente ao conflito.

Esta decisão obviamente tem que ser tomada sempre levando em consideração o que é melhor para os negócios independente de quem propôs o quê.

A impessoalidade, ser neutro na tomada de decisão proporciona maior credibilidade e desta maneira, a confiança mútua promove maior credibilidade e confiança no ambiente de trabalho.

É preciso ter sempre em mente que toda escolha implica em perda.

Ou seja: ao se decidir por um lado, o outro lado da questão será deixado para trás. Porém isto não acontece porque a outra opção é ruim, mas simplesmente porque é preciso optar por um caminho.

No campo dos conflitos profissionais a transparência e assertividade são comportamentos de extrema valia.

Encarar as desavenças e problemas o quanto antes e com foco nas soluções e não nas pessoas envolvidas faz com que se perca menos tempo na tomada de decisão e se agilize as soluções.

É impossível não haver conflitos onde várias pessoas convivem diariamente. Porém, sempre existe uma saída para restabelecer o equilíbrio e harmonia no ambiente de trabalho.

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