Ingressar na carreira da PRF é o sonho de muitas pessoas. Porém, para alcançar esse, objetivo o candidato deve estar ciente que irá passar pelo Teste de Aptidão Física, o TAF e vale ressaltar que essa etapa também reprova.
O TAF está presente em muitos concursos, principalmente nos de segurança pública. Por isso, é muito importante ter um bom preparo para encarar os testes que normalmente exigem algum tipo de exercício físico.
Lembrando que os testes de aptidão física são cobrados tanto para candidatos do sexo masculino quanto para o sexo feminino, porém os critérios avaliativos são distintos.
Quer saber mais detalhes sobre como se preparar para o TAF da PRF? Então, não deixe de nos acompanhar até o final, para conferir as melhores dicas e alcançar bons resultados.
Por que se preparar para o TAF da PRF?
Para passar em um concurso público, o candidato deve primeiramente criar uma rotina de estudos muito intensa. Pois, as questões das provas costumam ter um alto nível de dificuldade.
Porém, para quem está se preparando para o concurso PRF, além de focar nos estudos ainda é necessário se preparar para o Teste de Aptidão Física (TAF).
Ademais, essa etapa é tão importante quanto a parte teórica e possui um grande índice de reprovação. Afinal, é nessa fase do concurso que são avaliadas as condições físicas do candidato.
De acordo com o último edital do concurso PRF realizado em 2013, o teste de Aptidão Física foi realizado somente 3 meses e meio após a prova. Entretanto, a melhor estratégia de alcançar bons resultados é iniciar os treinos com antecedência.
Saiba como se preparar para o TAF da PRF
Na hora de se preparar para o TAF da PRF é muito importante saber quais são os testes cobrados. Assim, será mais fácil para que você inicie rapidamente a sua rotina de treinos e consiga obter um bom desempenho no dia.
Por isso, vamos conferir a seguir os 5 testes escolhidos no último edital que podem ser de grande valia para você dar início à sua preparação.
1. Flexão em barra fixa
De antemão, vamos começar com a flexão em barra fixa. Assim, essa modalidade é considerada a grande vilã do TAF da PRF. Aliás, essa fama se dá pelo fato de que é preciso muita resistência e força para alcançar um bom resultado.
Por isso, a melhor dica para se preparar e garantir um bom desempenho é procurar por um personal trainer que possa te ensinar como praticar esse exercício da maneira correta.
2. Shuttle run
O Shuttle run, também é conhecido por ir e vir entre os atletas e funciona da seguinte maneira. Em suma, o candidato fica posicionado próximo à linha de partida e deve correr em velocidade máxima até a outra linha.
Em seguida, deve transpassar a linha com um dos pés, pegar um bloco de madeira e retornar a linha inicial. Aliás, isso deve se repetir na sequência até que o segundo bloco seja colocado de maneira correta no solo.
Para concluir essa modalidade é necessária muita agilidade e condicionamento físico. Dessa forma, a dica é investir em fortes treinos de corrida.
3. Impulsão horizontal
Para realizar esse etapa do TAF da PRF, o candidato deve saltar em uma caixa de areia à frente com os dois pés ao mesmo tempo para alcançar a maior distância possível.
Nessa etapa, o candidato tem duas tentativas com intervalo mínimo de cinco minutos entre as provas. Assim, no final será aceita a melhor distância conquistada.
4. Flexão abdominal
Ao receber o comando “começar”, o participante deve realizar o maior número possível de exercícios abdominais em um minuto.
Haverá também duas tentativas com intervalo mínimo de cinco minutos entre elas. Desse modo, no exame a nota válida para o candidato é de acordo com a pontuação de teste de flexão abdominal.
5. Corrida de 12 minutos
Nossa última dica é se preparar para a corrida de 12 minutos aplicada no Teste de Aptidão Física do concurso PRF.
Nessa etapa, o candidato deve percorrer a maior distância em um percurso previamente marcado nos 12 minutos previstos.
Para concluir essa modalidade, o candidato pode mover em qualquer velocidade, correndo ou andando e até mesmo parando e depois continuando. Vale dizer que cada candidato tem apenas uma chance de fazer o teste.
Agora que você já sabe como se preparar para o TAF da PRF é só começar o quanto antes sua rotina de exercícios físicos e garantir um bom resultado.