Saber se apresentar em uma entrevista de emprego é imprescindível para causar uma boa primeira impressão.
Embora essa impressão possa mudar mais tarde, isso não quer dizer que não devemos tomar um certo cuidado com ela nesse momento, não é mesmo?
Por isso, neste conteúdo unimos algumas dicas relativamente simples, mas que poderão lhe ajudar a se desenvolver profissionalmente. Acompanhe e confira!
Como se apresentar em uma entrevista de emprego?
Para se apresentar em uma entrevista de emprego é necessário levar em consideração desde os fatores mais básicos, até aqueles que dizem respeito à sua história profissional. Abaixo destacamos alguns deles, que poderão ser usados como base:
1. Inicie pelo básico: aperto de mão e sorriso
O aperto de mão e o sorriso não podem faltar. Quando sorrimos para alguém, já quebramos aquele clima de “completo desconhecido”, e isso pode criar uma atmosfera mais amigável.
Já o aperto de mão é um toque que damos na outra pessoa, fazendo com que ela nos conheça um pouquinho, por um simples gesto, e também se sinta mais à vontade.
É interessante que o aperto seja firme, mas não muito forte, ok? E se a sua mão estiver suada, procure secá-la antes. Se você sempre sua na mão, leve um lencinho com você.
E o mesmo vale para a mão gelada: não que seja errado cumprimentar dessa forma, mas você pode passar a imagem de estar muito ansioso ou “despreparado”. Portanto, se houver uma torneira com água quente por perto, tente aquecer a sua mão. Ou use bolsos para isso. 🙂
2. Quando questionado, conte a sua história profissional – que esteja alinhada à vaga
Quando chegar o momento propício para se apresentar em uma entrevista de emprego, de fato, foque em contar uma boa história.
Mas como assim uma boa história? Antes mesmo de ir à entrevista você deve ter em sua mente a sua trajetória profissional. Tenha os principais pontos da sua história bem acessíveis na sua memória.
Assim você conta por quais desafios passou, como foram as suas vivências com outros trabalhos, como se desenvolveu, etc. Quanto mais detalhes interessantes, e alinhados à vaga que você concorre, você falar, melhor.
Apenas tenha o cuidado de não fazer com que o momento fique um tanto monótono, ok? Mantenha o equilíbrio.
3. Mencione conquistas profissionais que orgulham você
Lembre-se de mencionar aquelas conquistas profissionais que orgulham você. Fale sobre o que realmente mudou a sua carreira e quais ações fizeram com que você conquistasse um resultado acima da média.
Dessa maneira você cria uma imagem muito positiva sobre você na hora de se apresentar em uma entrevista de emprego.
4. Saiba escutar ativamente o que o recrutador pergunta – e seja objetivo
Escute ativamente o que o recrutador está questionando e falando. Isso é muito importante para que você saiba exatamente quais respostas dar na hora de se apresentar em uma entrevista de emprego e de que maneira fazer isso.
Considere ainda que essas respostas precisam ser relativamente objetivas, ok? Embora contar histórias seja interessante, cuidado para não transformar uma pergunta simples em um verdadeiro romance! 😉
Afinal, o equilíbrio é sempre o melhor caminho.