Em breve, muitos brasileiros terão que pagar o Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA). O tributo é cobrado em todo país e costuma pesar muito no bolso dos donos de carros e motos, isso porque, muitas vezes o valor é alto. Neste sentido, muitos cidadãos procuram formas de isentarem o pagamento.
Contudo, o que poucos sabem é que em alguns estados do país é possível realizar o pagamento do imposto com desconto. Veja mais sobre isso a seguir!
Como conseguir desconto no IPVA?
Como mencionado, há variações na cobrança do IPVA em alguns estados brasileiros. Em São Paulo, por exemplo, é possível ter um desconto de até 50% no tributo para os proprietários com veículos registrados na capital que possuem carros híbridos ou elétricos.
Desse modo, a prefeitura da cidade não apenas facilita o pagamento, mas também incentiva a troca e compra de carro que não precisam de combustíveis fósseis, como a gasolina, por exemplo. Vale ressaltar que existem outros critérios de disponibilizam o desconto.
Como se isentar do IPVA em 2023
Normalmente a gratuidade do imposto está vinculada ao tempo de fabricação da moto ou do carro. Sendo assim, cada unidade da federação decide o ano em que tornará o veículo isento da cobrança. Sendo assim, veja abaixo quais são os critérios para a não cobra veículo e os estados participantes:
- Veículos com 10 anos de fabricação são isentos no:
Amapá e Rio Grande do Norte.
- Veículos com 15 anos de fabricação são isentos na:
Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Paraíba, Pará, Maranhão, Rio de Janeiro, Rondônia, Sergipe, Piauí, Tocantins e o Distrito Federal.
- Veículos com 18 anos de fabricação são isentos no:
Mato Grosso.
- Veículos com 20 anos de fabricação são isentos no:
Acre, Alagoas, Mato Grosso do Sul e São Paulo.
- Veículos com 30 anos de fabricação são isentos em:
Pernambuco e Santa Catarina.
Importante! Apenas os estados de Minas Gerais e Roraima não concedem nenhum tipo de isenção dos veículos de acordo com o seu ano de fabricação.
Modelos de carros que podem estar isentos do IPVA em 2023
- Audi A3 2007;
- BMW Z4 2007;
- Chevrolet Astra 2010;
- Citroën C4 Pallas 2012;
- Dodge Dart 1970;
- Fiat Siena;
- Ford Ka 2007;
- GM Celta;
- Jeep Wrangler 2002;
- Toyota Corolla SE-G 2003;
- Toyota Hilux 2002;
- Volkswagen Fusca 1985.
Consequências de não pagar o IPVA
Caso o seu veículo não seja isentado do IPVA, a única solução é pagar o imposto, e assim evitar penalidades. Normalmente, as consequências estão relacionadas ao licenciamento do veículo, sendo este o processo responsável por validar toda a documentação do carro ou moto.
Além disso, nos casos de atraso no pagamento do IPVA, o dono do veículo pode ser incluído na lista de maus pagadores dos órgãos de proteção ao crédito (SPC e Serasa) e ter o seu nome negativado nos bancos e instituições financeiras. Sendo assim, procure ficar atento ao site do Detran do seu estado e tire todas as suas dúvidas.