Como organizar a rotina de estudos na modalidade EAD

Com o novo cenário imposto pela pandemia, o home office se tornou uma alternativa para muitos trabalhadores e a modalidade EAD foi imposta a muitos estudantes. Várias instituições dispensaram seus colaboradores visando preservar a saúde e a integridade deles.

Apesar de a possibilidade de trabalhar e estudar em casa parecer bem atrativa, há muitos desafios por trás dessa modalidade. Conseguir estabelecer um cronograma de estudo, com uma rotina fixa e  organizada é bem complexo. Por isso, é preciso ter muita disciplina e automotivação.

Confira abaixo algumas dicas para administrar melhor sua rotina de estudos EAD.

1. Estabeleça metas de estudos

Em primeiro lugar é preciso ter uma meta, seja semanal ou diária. Definir dias e horários específicos para se dedicar a cada tarefa ajuda a manter o foco e a cumprir todos os compromissos. Outra dica interessante é identificar qual o melhor horário para estudar. Saber em que momento do dia o corpo rende mais é importante e colabora com a manutenção do planejamento.

2. Procure um ambiente adequado de estudos

Assim como é importante organizar a rotina, é preciso também organizar o local de estudos. Por isso, escolha um espaço da casa que seja reservado, silencioso, bem iluminado, limpo e ventilado. Além disso, busque também ter uma boa conexão com a internet.

Separar com antecedência os suportes que serão usados, como cadernos, livros, apostilas ou outros materiais didáticos é de suma importância, pois isso faz toda diferença na concentração e no rendimento do estudante.

3. Cumpra os prazos determinados

Mais do que definir prazos é fundamental cumprir cada um deles. Seguir de perto o cronograma de estudos e terminar o curso no tempo proposto ajuda na boa preparação. Então, pensando nisso, desenvolva disciplina e evite qualquer tipo de distração que possa desviar o seu foco da sua rotina de estudos EAD.

4. Reserve tempo para interagir on-line

Por fim, lembre de interagir. Visto que atualmente muitos encontros se limitam ao ambiente virtual, tire tempo para conversar com seus professores e colegas de turma. Isso pode ser feito através de chamadas de vídeo ou de fóruns de debate em plataformas on-line.

Gostou das dicas? Então deixe aqui o seu comentário!

Veja ainda O que fazer se “der um branco” na prova? Confira 3 dicas! 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.