Como limpar panela engordurada
Confira como limpar a gordura das panelas de forma prática
Afinal, você sabe como limpar panela engordurada? Se você não conhece todos os segredos de como fazer isso, então não se preocupe. Te passaremos dicas incríveis de como fazer essa limpeza de maneira adequada. Hoje, 18 de fevereiro, te ensinamos todos os segredos.
Saiba mais sobre como limpar panela engordurada
Você tem alguma panela engordurada em casa que já tentou de tudo para limpar, mas nada resolve? Se esse for seu caso, fique tranquilo! Existem algumas soluções rápidas e fáceis para remover a gordura de vez e não será necessário comprar novos utensílios de cozinha. Apenas uma boa lavada basta para transformar aquelas panelas velhas em panelas novinhas, como se tivessem saído da loja agora. Separamos na publicação de hoje algumas dicas muito importantes para fazer a limpeza daquelas panelas engorduradas, siga todas e verá que facilmente a gordura sairá sem muitas complicações.
Por que devo limpar minhas panelas?
Muitas vezes, a limpeza é necessária não apenas pela estética, mas, também, pela higiene e saúde. Quando se trata das panelas, que são importantes utensílios da cozinha para a produção de comida, isso é primordial! Sua saúde pode estar em jogo, por isso, a primeira dica é não deixar com que as panelas fiquem muito engorduradas. Tente sempre limpar as panelas após seu uso e, pelo menos uma vez por mês, reserve um dia para a limpeza grossa delas, pois, assim você irá sempre manter tudo limpinho.
Manter uma rotina de limpeza é necessário não só para as panelas, mas para toda a sua casa, pois, assim, nos dias designados à limpeza não será nada tão brusco e, então, você sempre terá tudo limpo. Tente manter a organização e reserve dias específicos para a limpeza.
Como fazer a limpeza das panelas?
Antes mesmo de começar a limpeza, preste muita atenção ao tipo de material escolhido para limpar. Pode ser que você vá usar um material que não seja propício para o seu tipo de panela e, assim, acabar riscando ou danificando a mesma. Um excelente exemplo é o bombril que pode ajudar a tirar a gordura sem precisar esfregar demais, mas, na verdade, sem mesmo que você perceba, pode estar danificando suas panelas riscando e também até tirando a aderência delas.
Comece com a limpeza básica. Primeiro tente lavar a panela como de costume, com uma esponja e detergente e vá tirando o grosso da gordura. Em seguida, se a sujeira insistir em continuar, deixe a panela de molho por alguns minutos.
Enquanto a panela estiver de molho, utilize água quente e detergente para agir e ir tirando a outra camada de gordura. Após deixar a panela de molho por alguns minutos com a misturinha, tente esfregar novamente retirando os vestígios que ficaram para trás.
Se mesmo assim a sujeira continua em camadas de gordura ou incrustadas, tente misturar um pouco de água quente, vinagre branco e bicarbonato de sódio. Essa mistura é muito forte e tem uma ótima eficácia, podendo ser usada até mesmo para a limpeza de fogões muito engordurados.
Como fazer a limpeza de grills ou frigideiras mais engorduradas?
Já para a limpeza de grills ou frigideiras, comece com a mesma tática da panela. Remova o excesso da gordura com uma esponja e detergente e tire o grosso. Também passe pela etapa de deixá-los um pouco de molho com a misturinha e, logo em seguida, aplique bicarbonato de sódio ou vinagre. Eles irão derreter com mais facilidade a gordura, auxiliando na limpeza da melhor forma possível.
Caso a panela continue suja mesmo após esses passos, você pode aplicar os produtos com um pouco de água e lavar por alguns minutos ao forno para poder derreter a gordura. Após feito isso, faça a limpeza novamente e verá toda a gordura saindo da panela sem muitas dificuldades e sem precisar esfregar tanto. Durante esse processo, tome muito cuidado para não se queimar, já que estará utilizando água quente para a limpeza.
Já quando for fazer a limpeza dos grills, tome mais cuidado, esses aparelhos tendem a ser mais sensíveis. Comece se certificando de que todas as tomadas estão desligadas e, logo após, retire o excesso de gordura com uma esponja e detergente neutro. Se, nesse caso, mesmo assim a gordura continuar impregnada, deixe a panela um pouco de molho com água morna, detergente e vinagre para que a gordura amoleça e saia.
Tome cuidado com o óleo e frituras
Ainda que seja mais fácil consumir frituras e comidas que precisam de muito óleo, tente evitar ao máximo basear sua alimentação em péssimos hábitos, pois isso pode estar fazendo mal a sua saúde.