Pensando em abrir o seu próprio negócio? Então, talvez já tenha pensado em abrir uma franquia. Afinal, as franquias possuem muitos prós na hora de empreender. Por isso, vamos te mostrar como identificar e investir em franquias de sucesso. Acompanhe para saber mais sobre empreendedorismo!
Como funciona o modelo de franchising?
Afinal, como identificar e investir em franquias de sucesso? O sistema de franquias é uma modalidade de empreendimento, onde o empresário adquire uma marca/nome de uma determinada empresa. Assim, o detentor (franqueador) da marca concede o uso de sua marca ou produto em troca de uma remuneração mensal. Dessa forma, o empreendedor, que é o franqueado, recebe o negócio pronto, com toda sua expertise para começar a trabalhar.
Para o franqueador é a expansão da sua marca. Já para o franqueado é a possibilidade de um retorno rápido sobre uma marca já consolidada.
Quais os critérios para montar uma franquia?
O franqueador fornece o know how para o franqueado. Ou seja, todo o percurso que a marca percorreu lá no início, fora os os erros e acertos. Então, tudo isso valerá de experiência para otimizar os rendimentos da nova unidade. Dessa forma, de maneira geral, será fornecido toda a expertise do negócio.
Geralmente as franquias derivam-se de negócios que tem muito sucesso no mercado, que já tem sua marca consolidada e clientela fixa. Isso é para que, quando abra uma nova unidade, seja vinculado à marca e não à pessoa.
Para que este processo ocorra, o franqueado precisa atender a uma série de quesitos para poder utilizar-se de uma franquia.
São eles:
- Zelo pela marca;
- Fidelidade aos padrões pré-estabelecidos;
- Afinidade com o produto ou com a marca.
O que observar na hora de escolher uma franquia?
Assim como qualquer negócio, é preciso o mínimo de entendimento da abrangência, dos clientes e produtos que serão ofertados. Aliás, além da compatibilidade pessoal, é imprescindível verificar a saúde financeira da rede e se será bem adaptada para sua região e o seu ponto definido.
Deve-se atentar para o fato de que o empreendedor dependerá do franqueado para diversas ações e decisões, além do controle das operações, tornando pouco flexível o modelo de negócio.
Talvez o sistema de franchise não seja para você se:
- Não está disposto abrir mão da localização;
- Não tolera falhas em alguns processos;
- Precisa de flexibilidade para executar alguns processos;
- Não gosta de depender de outros para produzir.
Mas se você tem tolerância a estes pontos negativos e está em busca de um negócio com margem de sucesso superior as empresas formais, pode, sim, encontrar no modelo uma grande oportunidade de negócio.
Veja os benefícios de se empreender em uma franquia:
- Plano de negócios já desenvolvido e executado;
- Menor custo de instalação;
- Credibilidade da marca;
- Economia escalada;
- Bons fornecedores já selecionados;
- Marca consolidada;
- Apoio do franqueador;
- Inovação contínua.
Como identificar uma franquia de sucesso?
Não basta procurar apenas pela marca do momento ou da moda. Portanto, é preciso levar em consideração diversos fatores na hora de escolher sua franquia. Sendo assim, observe sua região e o que há de demanda reprimida que precisa ser atendida. Dessa forma, um bom exemplo é o de uma loja de suplementos alimentares perto de academias e consultórios de nutricionista e endocrinologistas.
Se atente ao volume de pessoas e na possibilidade de futuros clientes dentre estas pessoas.
O ticket médio de gastos deve estar dentro das possibilidades financeiras das pessoas do entorno. Então, não adianta levar grife para quem busca preço.
Dicas para saber se a franquia é rentável
De nada adianta realizar todas estas análises e no final a franquia não oferecer um retorno esperado.
Muitas vezes a margem de lucro de determinada franquia é interessante para um empresário com diversas unidades. Entretanto, talvez para uma pessoa apenas não seja vantajoso.
Veja estas dicas antes de escolher sua franquia:
- Pesquise os dados: Se aprofunde nos números e estatísticas dos negócios e conheça o mínimo e o máximo já atingido, margem de lucro e gastos com o negócio;
- Conheça a reputação da marca: Busque o máximo que conseguir de informações a respeito, interaja com outros franqueados, veja se há processos de ex- franqueados na justiça e a idoneidade do franqueador;
- Consulte especialista: É sempre muito importante consultar quem já entende desse negócio para auxiliar na tomada de decisão;
- Estude o mercado: Tenha em mente que o que tem sucesso hoje pode vir a não ter sucesso amanhã. Acompanhe as tendências e mantenha-se atualizado.
Esperamos que estas dicas te ajudem a tomar a melhor decisão e acertar na escolha da sua franquia.