Como higienizar a lava-louças? Veja 5 dicas infalíveis

Confira como limpar corretamente essa máquina tão útil no dia a dia

A máquina de lavar louças se tornou cada vez mais frequente nas casas dos brasileiros. Seja pela praticidade, economia de tempo e versatilidade existentes em seu uso. Por isso que hoje, nós vamos ensinar como higienizar a lava-louças, dando 5 dicas infalíveis para a limpeza correta deste eletrodoméstico.

Apesar de sua grande utilidade na arrumação da cozinha, muitas pessoas esquecem que a máquina de lavar louças também necessita de uma boa higienização. Pois, as sujeiras dos pratos, talheres, panelas e outros utensílios de cozinha, se não forem limpos, podem diminuir a performance do equipamento.

Aprenda como higienizar a lava-louças -- Reprodução Canva
Aprenda como higienizar a lava-louças — Reprodução Canva

A conservação da máquina deve ser feita sempre que ela for usada, para evitar que as tubulações estejam obstruídas por resíduos de sujeira. Além disso, é preciso retirar os restos que ficaram nas hélices e limpar os filtros da máquina.

Como higienizar a lavar-louças?

Para limpar corretamente a máquina de lavar louças, você precisa seguir as dicas que apresentaremos em seguida:

1ª Dica: Faça a limpeza da parte externa da máquina de lavar louças

Para limpar a parte de fora da máquina, primeiro desligue o plug da tomada, para evitar acidentes com choques elétricos.

A parte de fora do equipamento pode ser higienizada usando um pano úmido, passando em toda a superfície. 

Para finalizar, seque a parte de fora usando um pano macio e seco.

Mas, atenção: Não utilize para a higienização externa, nenhum produto de limpeza que seja abrasivo, como solventes, álcool e esponjas de aço.

2ª Dica: Faça a limpeza dos filtros da máquina de lavar louças

Para limpar e higienizar os filtros você precisa:

  • Puxar o cesto inferior até o limite possível e levantar para retirar;
  • Retirar os filtros;
  • Fazer a limpeza com os filtros debaixo de água corrente da torneira, cuidando para não danificar a tela. Se for preciso, você pode usar uma escova macia;
  • Devolva o cesto inferior para a sua posição correta.

3ª Dica: Faça a limpeza das hélices superiores do equipamento

Para limpar as hélices superiores do equipamento você precisa girar no sentido horário a trava que está no centro da hélice. Logo após, retire a hélice, puxando para baixo.

Na sequência, lave a parte de dentro da hélice debaixo da torneira, bem como limpe os orifícios dela

Volte a hélice na sua posição correta e encaixe a trava no suporte da hélice, girando a trava no sentido anti-horário, até você ouvir um clique. Com isso, você prenderá a hélice novamente em seu lugar.

Solte a hélice e faça girar para ver se ficou posicionada de forma correta.

4ª Dica: Faça a limpeza das hélices inferiores do equipamento

Para fazer esse tipo de higienização, você vai precisar retirar novamente o cesto inferior e firmar a trava que está localizada no centro da hélice. Na sequência, gire a hélice no sentido anti-horário, puxando em seguida.

Lave o interior da hélice e os orifícios usando, para isso, água da torneira. Retorne a hélice em seu lugar e gire no sentido horário para prendê-la novamente e, por fim, revise se a hélice ficou presa no lugar de forma adequada e recoloque o cesto inferior no lugar certo.

5ª Dica: Faça a limpeza da parte interna da máquina de lavar louças 

Para limpar a parte de dentro da máquina de lavar louças você precisa:

  • Primeiramente, retire todas as peças que podem ser retiradas;
  • Logo após, coloque de molho com água e 2 xícaras de vinagre;
  • Retire as prateleiras e o reservatório de talheres e coloque junto na água de molho. Se não couber, pegue um pano úmido com água e vinagre e passe nas peças, retirando as sujeiras;
  • Passe um pano úmido em toda a máquina na parte de dentro, e em caso de necessidade, utilize uma escova de dente velha para limpar bem os cantinhos;
  • Por fim, recoloque as peças novamente na máquina de lavar louças.

E está pronta a limpeza da máquina. Agora você já sabe como higienizar a lava-louças!

Porém, para higienizar a máquina e eliminar os fungos, coloque uma vasilha de vidro com vinagre na prateleira de cima e espalhe bicarbonato de sódio na parte inferior. Ligue a máquina e faça um processo de lavagem com água quente e sem louças dentro.

Agora que você já sabe como higienizar a lavar-louças e aprendeu como fazer isso com as dicas que trouxemos, além de qual a importância de uma boa limpeza, mãos à obra!

Por fim, sua louça merece estar bem limpa e higienizada! Além disso, uma máquina com a higienização em dia se torna muito mais segura, pois você tem o controle de seu real estado e sabe quando é preciso fazer ou não a manutenção do eletrodoméstico! Isso aumenta a vida útil da lava-louças!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.