Como fazer um resumo eficiente?

Confira sugestões que irão te ajudar

Como fazer um resumo eficiente: confira algumas dicas que separamos para você

Estudar com resumos pode ser uma estratégia de estudos extremamente eficiente para diversas provas, como os concursos, os vestibulares e a prova do ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio.

Um resumo pode enriquecer muito o seu processo de estudos, uma vez que com eles você pode memorizar as informações principais sobre as matérias que você está estudando.

Assim, para te ajudar, o artigo de hoje separou algumas dicas que irão te ajudar a criar um resumo eficiente e que funcione para você. Confira!

Tipos de resumo

Você pode criar um resumo das mais variadas formas possíveis. É importante que você descubra qual é o melhor tipo de resumo para você, uma vez que diferentes estudantes preferem resumos em formatos diferentes.

Você quer fazer um resumo somente com palavras-chave? Ou prefere criar um texto mais completo? Quer dividir o seu resumo em tópicos? Prefere criar seu resumo de forma digital ou usando o bom e velho papel?

Essas são algumas das questões que devem ser levadas em consideração quando você estiver buscando o melhor tipo de resumo para você.

Preste atenção no tópico principal

A primeira coisa que você deve fazer quando quiser criar um resumo é determinar qual é o tópico principal do assunto que você está estudando. É fundamental que você consiga compreender esse tema da melhor forma possível para conseguir criar um resumo que seja composto somente por aquilo que é relevante dentro do seu texto.

Lembre-se que a função do resumo é destacar o tópico principal, que deverá ser memorizado, e não todos os fatos elencados ao longo do texto.

Use as suas palavras

O resumo não irá te ajudar somente depois que ele estiver pronto: você já irá começar a memorizar e a revisar enquanto estiver escrevendo.

Dessa forma, não tente criar um resumo somente copiando um texto que já existe: o ideal é que você consiga escrever com as suas próprias palavras. Além disso, tente sempre criar os seus próprios resumos e não pegar resumos prontos que foram feitos por outro estudante.

O seu aliado na revisão

Uma das principais funções de um resumo é te ajudar em revisões ao longo dos seus estudos. Se você deseja, por exemplo, revisar a Segunda Guerra Mundial, ao invés de reler todo o capítulo da sua apostila sobre o tema, você pode apenas ler o seu resumo.

Uma dica é montar um cronograma de revisão que inclua os seus resumos. Você pode, por exemplo, revisar 2 resumos por semana.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.