Como fazer plano um de negócios eficiente

Dicas para empresa ou franquia!

O Plano de Negócios é fundamental para que a empresa tenha o direcionamento para onde quer seguir e obter sucesso nos negócios, sejam empresas ou franquias. Por isso que hoje, nós vamos indicar como fazer um Plano de Negócios eficiente para sua empresa ou franquia.

Aprenda como fazer plano um de negócios eficiente -- Reprodução Canva
Aprenda como fazer plano um de negócios eficiente — Reprodução Canva

Por que fazer um Plano de Negócios?

O Plano de Negócios possibilita que a empresa ou franquia se torne algo acessível, e com projeção de crescimento. Assim, saiba que o Plano tem esse nome justamente por poder ser ajustado sempre que necessário. Dessa forma, estará reposicionando a sua marca ou produto, com maior embasamento da pesquisa de mercado.

Assim, as principais vantagens de se fazer um Plano de Negócios são:

  • Possibilita organizar a administração da empresa ou franquia.
  • Faz projeções de expansão da empresa ou franquia, bem como de um novo negócio.
  • Proporciona os dados para que sejam determinadas estratégias assertivas.
  • Aponta a transparência dos processos e assim, possibilita o aumento da comunicação interna.
  • Possibilita a captação e o direcionamento de recursos financeiros e humanos.

Como fazer um Plano de Negócios eficiente para empresa ou franquia?

Para fazer um Plano de Negócios eficiente é necessário seguir os seguintes passos:

Perceba a realidade do seu negócio

Construa a visão, a missão e os valores que você pretende para sua empresa ou franquia. 

Saiba quem são os seus concorrentes, o que eles fazem que podem ser reproduzidos e o que pode ser evitado. Além disso, identifique qual é o diferencial da sua empresa diante das demais, bem como identifique como o seu empreendimento vai influenciar no comportamento da sociedade.

Realize uma análise criteriosa sobre os investimentos necessários

Quando se fala em investimento, estamos considerando os dos setores financeiros, humanos e tributários envolvidos em seu negócio. Avalie a área do seu negócio e qual será o investimento necessário para colocá-la em funcionamento. Considere: locação, necessidade de colaboradores, estrutura física e matéria prima ou produtos prontos.

Neste momento, vale fazer um plano operacional para detalhar como será a estrutura do seu negócio, seja de maneira física, equipamentos, capacidade de produção e funções dos colaboradores.

Coloque na ponta do lápis os custos e as expectativas de vendas

Anote todos os custos operacionais, considerando também os impostos e a necessidade de capital de giro. A partir destes cálculos faça uma estimativa de vendas e calcule a margem de lucro.

Estabeleça a estratégia do negócio e faça a análise de mercado

?Para analisar o mercado é preciso estudar os concorrentes, encontrar fornecedores de qualidade e entender as necessidades dos clientes em potencial.

É preciso também estabelecer o preço justo do seu produto e qual é a urgência dela para o mercado. Além disso, é preciso avaliar qual a velocidade necessária para a entrada do seu produto, considerando a competitividade e o custo para adquiri-los.

Assim, é preciso saber:

  • Quem vai ser seu público-alvo, ou seja, quem vai comprar os seus produtos, porque ele vai comprar, qual o perfil dele e que hábitos ele possui no seu dia a dia.
  • Área de atuação: analise o mercado e o segmento que você vai atuar e realize pesquisas de tendências de mercado, principalmente se está em crescimento ou estagnação.
  • Concorrentes: saiba quem são eles e como atuam no mercado, para que você crie estratégias competitivas e saia na frente. Para tanto pesquise: informações no site da concorrência, presença nas redes sociais, campanhas que realizam, entre outras coisas.

Faça um Plano de Marketing consistente

Com o conhecimento do seu público-alvo, procure atingir ele de forma direta. Identifique onde seu consumidor está e invista em se fazer presente neste lugar. Aposte no marketing digital que pode atingir diferentes públicos em diferentes situações, apresente as informações dos seus produtos e os benefícios em ter os seus produtos na casa dos clientes.

Faça uma análise estratégica dos cenários existentes

Realize simulações de como reagir diante de cenários diferenciados como: crise econômica, baixa quantidade de vendas, surgimento de novos produtos, e concorrentes.

Estas simulações podem ser muito eficazes em um momento de crise, para que sejam criadas estratégias e não prejudique os negócios.

Viu como um Plano de Negócios é importante para a empresa? Construir ele de forma a oferecer a maior quantidade de informações possíveis e direcionar o posicionamento da empresa diante do mercado.

Por fim, agora é só se organizar e observar como elaborar o seu próprio plano de negócios antes de iniciar os trabalhos, literalmente!

Certamente será mais fácil arrumar tudo após esse post que trouxemos recheado de informação hoje! Boa sorte e aja com muita tranquilidade!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.