Como fazer amaciante caseiro com 3 ingredientes

Confira a receita para fazer um bom amaciante em casa

Os produtos de limpeza são itens que fazem muita diferença no momento de fazer a feira no supermercado. Dessa forma, não dá para desperdiçar uma chance de economizar. Por isso, descubra como fazer amaciante caseiro com 3 ingredientes.

Isso mesmo! Três ingredientes são suficientes para preparar seu amaciante caseiro e, além disso, é possível que você já tenha os três em casa. Assim, não será necessário gastar nada para deixar suas roupas macias e cheirosas.

O amaciante é um item fundamental quando se trata de lavagem de roupas, pois ele deixa as roupas cheirosas e macias, dando um toque diferenciado no momento final da lavagem. Mas, imagina produzir 6 litros do seu próprio amaciante por menos de 10 reais, ou sem gastar nada para isso?

É isso que você vai aprender a fazer! Por isso, fique atento à receita e não perca a oportunidade de economizar.

Fazer maciante caseiro com 3 ingredientes -- Reprodução Canva
Fazer maciante caseiro com 3 ingredientes — Reprodução Canva

Como fazer amaciante caseiro com 3 ingredientes?

O amaciante é fundamental para deixar suas roupas com um cheirinho único e característico, mas esse aroma pode ser ainda mais seu, pois, você pode produzir seu próprio amaciante e deixar suas roupas com uma fragrância própria.

Agora, vamos te ensinar como fazer isso de forma prática, simples, rápida e econômica. Preste muita atenção a todos os passos da receita e arrase.

Ingredientes para amaciante caseiro

Para preparar a receita de amaciante caseiro, você vai precisar de:

  • 1 sabonete da sua preferência – escolha um bem cheiroso, pois é ele que dará cheiro ao produto;
  • 6 litros de água – sendo dois litros de água fervente e quatro litros de água em temperatura ambiente;
  • 3 colheres de sopa de vinagre branco;
  • 100ml de álcool comum;
  • Liquidificador.

Modo de preparo do seu amaciante caseiro

A forma de produzir esse amaciante se divide em duas partes. Então, na primeira,  você irá utilizar apenas o sabonete, a água e o liquidificador. Já na segunda, os outros ingredientes serão acrescentados. 

  1. Em primeiro lugar, rale o sabonete escolhido na parte mais fina do ralador, para que fique bem fininho;
  2. Aqueça dois litros de água até ferver;
  3. Em uma panela, coloque o sabonete ralado e 1 litro de água fervente e leve ao fogo até que o sabonete todo dissolva;
  4. Quando o sabonete começar a dissolver, adicione o restante da água fervente;
  5. Assim que o sabonete dissolver, desligue o fogo e deixe a mistura esfriar.

A mistura pode levar até 4 horas para esfriar completamente, mas isso vai depender muito do clima da sua cidade. Quando a mistura estiver fria ela irá adquirir uma consistência de gelatina.

Agora, vamos para a segunda parte do modo de preparo da receita.

Como fazer amaciante com 3 ingredientes – parte 2

  1. No liquidificador, bata a mistura por cerca de 1 minuto no modo pulsar. Porém, como ela rende muito, você pode dividi-la em duas vezes para bater;
  2. Após batê-la no liquidificador, a mistura vai adquirir uma aparência parecida com a de um sorvete;
  3. Coloque tudo em um recipiente – mas, vale lembrar que esse recipiente deve ter capacidade de, no mínimo, 6 litros;
  4. Adicione, então, 3 colheres de sopa de vinagre branco. O vinagre fará com que toda a espuma presente na mistura desapareça quando a receita for finalizada;
  5. Como a cor pode ficar mais clara, você pode adicionar um corante da sua preferência;
  6. Agora, adicione, aos poucos, 2 litros de água em temperatura ambiente. Adicione, primeiramente, um litro e mexa de forma leve, para que não crie espuma. Depois, adicione o restante da água;
  7.  Provavelmente a mistura ficará bastante cremosa, então, reserve mais 2 litros de água em temperatura ambiente e adicione aos poucos, mexendo levemente a fim de não formar espuma;
  8. Feito isso, acrescente os 100ml de álcool comum. Isso é muito importante, pois o álcool servirá para conservar o amaciante.

Está pronto o seu amaciante caseiro com 3 ingredientes!

Como você viu, essa receita é super prática e econômica. Com poucos ingredientes você pode fazer até 6 litros desse produto, podendo distribuir para toda a família, se quiser. 

Além disso, se você quiser deixar seu amaciante com uma consistência menos cremosa, pode adicionar mais água à receita, fique à vontade.

Viu como é simples fazer seu próprio amaciante caseiro? São dicas simples, porém muito eficazes e que ajudam muito na economia quando você precisa comprar novos produtos! Agora é só aplicar essa receitinha no dia a dia e conferir de pertinho o aroma super delicioso das suas roupas a partir de um produto totalmente exclusivo feito por você!

Aproveite para incrementar e deixar o amaciante ainda mais especial e único! Aposte nesse passo a passo e inove nas combinações!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.