Como estudar para concursos públicos antes da publicação do edital? Confira!

Preparação antes da publicação do edital pode ser crucial, já que provas costumam ser aplicadas entre 45 e 90 dias após divulgação do concurso

Quando o assunto é estudar para concursos públicos, tempo é um fator determinante ao sucesso ou fracasso do concurseiro. Geralmente, após a liberação do edital de um concurso público, o candidato tem entre 45 e 90 dias para estudar. Por isso, para estudar melhor, é importante conhecer bem o estilo da prova e saber diferentes dicas para começar a estudar bem antes. Assim, quando o edital for liberado, você estará mais do que preparado para prova e não vai se assustar com nenhuma surpresa do edital! Então, aprenda a estudar para concursos antes de sair seu edital e ganhe muito mais tempo útil de estudo.

  1. Estude disciplinas básicas:

Uma grande dificuldade em estudar para concursos públicos com antecedência é que não há como ter certeza das matérias exatas que cairão na prova, nem quais programas serão abordados. Tendo isso em vista, a melhor dica de estudo é focar nas disciplinas básicas, e deixar para estudar as disciplinas específicas quando o edital sair.

Se você já decidiu para qual concurso irá estudar, pesquise quais as disciplinas básicas e mantenha seu foco nelas. Agora, se você ainda não decidiu qual concurso prestará, invista seu tempo em matérias que costumam ser comuns a maioria dos concursos, como Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico e Matemática, que costumam ter programas semelhantes em vários concursos.

  1. Faça provas anteriores:

Essa dica é muito eficaz para quem já decidiu qual concurso irá prestar. Conhecer o estilo das provas dos concursos é tão importante quanto saber as disciplinas em si. Por isso, estudar fazendo provas anteriores é sempre uma boa dica para quem quer se preparar antes do edital.

Ao realizar provas anteriores, você pode ter uma noção melhor dos padrões de perguntas e respostas, estilo de raciocínio da prova e suas relações com as bancas. Analise as provas, pesquise qual banca foi a organizadora e entenda quais tipos de perguntas são freqüentes, pois questões semelhantes ou do mesmo estilo podem cair na prova de seu concurso.

  1. Pesquise sobre as bancas:

As bancas organizadoras de concursos públicos costumam ter abordagens diferentes do mesmo conteúdo. Sendo assim, é de suma importância pesquisar sobre as bancas que costumam organizar as provas de seu interesse, pois isso determinará o foco de seus estudos antes do edital.

A partir dessa pesquisa, você saberá quais aspectos são importantes para considerar em certas questões e como respondê-las. Depois de entender qual o padrão das bancas, fica muito mais fácil realizar qualquer prova de concurso!

  1. Confira editais anteriores:

Claro que, além de tudo, conferir editais anteriores faz muita diferença ao estudar para concursos antes de sair seu edital! Será a partir deles que você determinará quais serão as disciplinas básicas a serem estudadas e, além disso, ele te dará uma noção das distribuições das questões para cada disciplina e suas importâncias à prova.

Então, fique sempre de olho nos editais anteriores e assim que o novo edital sair atualize-se e veja o que você deve mudar em seus estudos.

Não deixe de seguir nossas dicas de estudo para concursos antes da liberação do edital e não se assuste quando o edital sair! Nunca se esqueça: estudar com antecedência é a melhor opção para concursos. Acompanhe nossos próximos posts e comente o que achou de nossas dicas.

Comentários estão fechados.