Como estudar espanhol para o Enem; veja algumas dicas

Uma das quatro provas que compõem o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é a de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Além de apresentar questões sobre Língua Portuguesa e Literatura, essa prova conta também com questões objetivas sobre uma língua estrangeira. 

No momento da inscrição, o candidato pode optar por inglês ou espanhol. Muitos estudantes optam pelo espanhol por ser uma língua românica com muitos aspectos e vocábulos em comum com o português. No entanto, o espanhol é muito mais diferente da nossa língua do que parece e requer dedicação e tempo de estudo como qualquer outra matéria cobrada no Enem

Pensando nisso, apresentamos abaixo algumas dicas de como estudar espanhol sozinho para a prova do Enem. Confira a seguir!

Confira a Matriz de Referência

Em primeiro lugar, é necessário organizar um cronograma de estudos que contemple todos os assuntos referentes ao espanhol que poderão ser cobrados no Enem. Para isso, você deve consultar a Matriz de Referência da prova. No documento divulgado pelo Inep é possível ver quais serão os assuntos cobrados. Mas ao criar o seu plano de estudo não esqueça que o maior foco da prova é a interpretação textual.

Pratique interpretação de texto

As questões de linguagem do Enem, sejam sobre o português, o inglês ou espanhol, têm como principal foco a capacidade de compreender e interpretar o texto. Até mesmo a cobrança de aspectos formais da língua aparece em questões de interpretação textual. 

Portanto, além de ler textos par adquirir o vocabulário do espanhol, faça atividades sobre esses textos tendo como objetivo aprimorar a interpretação.

Estude falsos cognatos

Um dos aspectos que deixam os estudantes brasileiros mais tranquilos em relação à prova de espanhol é a quantidade de vocábulos que o idioma “compartilha” com o português. No entanto, é preciso ter muito cuidado com os falsos cognatos, conhecidos como “falsos amigos”.

Os falsos cognatos são palavras que, em dois idiomas, parecem ou tem sonoridade semelhantes, mas que são diferentes no significado. Muitas palavras do espanhol parecem com as do português, mas têm diferentes significados. Esse é o caso da “alejado” que, no espanhol, significa “longe”. Essas palavras podem induzir o estudante a erros na compreensão do texto. Por isso, é fundamental estudar os falsos cognatos para as provas.

Estude através de aplicativos

Por fim, uma maneira de tornar o estudo do espanhol para o Enem mais dinâmico e produtivo é usar aplicativos de idiomas para aprender novas palavras. O Duolingo, o Babbel e o Wlingua Espanhol são alguns dos aplicativos que ofertam serviços e materiais gratuitos para estudar o idioma. Essas ferramentas são uma ótima opção para quem deseja aprender o espanhol sozinho.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também Uerj recebe inscrições para vagas não preenchidas do Vestibular 2023 até esse domingo (12); saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.