Saiba como escolher peixe para comprar
Confira as nossas dicas para levar o melhor peixe do mercado
Atualmente, o peixe pode ser vendido sob duas formas: in natura e congelado. Hoje, nós vamos te dar dicas de como escolher peixe para comprar, seja de uma forma ou de outra. Com essas dicas incríveis, você vai poder escolher a melhor carne para levar para casa. Então, aproveite!
Saiba mais sobre o peixe
Afinal, como escolher peixe para comprar? A carne de peixe pode substituir as carnes vermelhas e o frango na alimentação, pois ela é rica em proteínas. As proteínas servem para desenvolver massa muscular, bem como cabelos, pele, renovação das células, entre outras.
Os nutricionistas incentivam a substituição da carne vermelha e do frango pela carne de peixe, pelo menos duas vezes na semana. Essa recomendação se justifica pela redução de gorduras na alimentação e a adição de ácidos graxos, que ajudam no bom funcionamento de todo o organismo humano.
Além disso, as proteínas também são importantes para manter o sistema imunológico em dia.
O peixe, por conter vitamina D, evita problemas como diabetes, infertilidade, câncer e doenças cardíacas. A vitamina D age como um hormônio esteroide (realiza o controle metabólico, hidrossalino e sexual).
Assim, atua prevenindo a osteoporose, juntamente com o ômega 3, aumentando a absorção de cálcio e prevenindo o desgaste dos ossos. O cálcio ajuda a fortalecer os dentes e ossos.
Além disso, o peixe possui ômega 3, que é um óleo necessário para o corpo humano, prevenindo inflamações e favorecendo a saúde cardiovascular e cerebral.
Como escolher peixe para comprar
Escolher peixe para comprar pode ser realmente uma tarefa difícil para quem não conhece as técnicas ou não sabe reconhecer as espécies. Sendo assim, nada mais justo do que compreender como escolher, seja a porção congelada ou fresca. Então, veja agora.
Como escolher peixe para comprar congelado
Se o peixe tiver as seguintes características, você pode comprar sem medo:
- Embalagem fechada e intacta, pois previne contaminação, estrago e desidratação do peixe;
- Embalagem sem gelo solto em seu interior, significando que não houve variações térmicas entre a embalagem e o local de venda;
- A cor específica de cada peixe e ter em sua volta uma camada fina e uniforme, então, se as bordas estiverem ressecadas ou amarelas, significa que houve desidratação;
- O peixe deve estar mantido a uma temperatura de no mínimo -18ºC no local de venda;
- Na realização das compras deve ser comprado por último, transportado em embalagem térmica e, logo que chegar em casa, guardá-lo no freezer se não for consumir.
Como escolher peixe para comprar in natura
Se o peixe apresentar as seguintes características, pode comprar sem medo:
- Prefira comprar peixes inteiros, pois é mais fácil verificar a aparência;
- Se a sua compra envolver filés e postas de peixe, verifique se a carne solta um líquido transparente. Se esse líquido for leitoso, descarte a compra;
- Os uniformes dos profissionais que comercializam e manuseiam o peixe devem ser limpos;
- Procure ir comprar peixe na primeira hora da manhã, pois boa parte dos comerciantes vendem os peixes diretamente no mar. Quanto mais cedo você for comprar o seu peixe, mais fresco ele estará;
- O peixe deve estar limpo, sem areia ou poeira, e sem moscas;
- As guelras devem possuir uma cor viva, de cor avermelhada e sem nenhum muco. O opérculo (abertura das brânquias) deve estar bem rígido e apresentar resistência ao abrir;
- A pele deve aparentar inteira, úmida e brilhante;
- As escamas devem estar firmes, conservadas e brilhantes;
- Os olhos devem estar com cores vivas, e envolvendo toda a cavidade ocular;
- A carne deve ter musculatura firme e uniforme. Faça o teste: pressione o peixe na barriga. A marca da pressão deve sumir em segundos;
- O peixe deve possuir cheiro agradável (jamais apresentar cheiro de maresia);
- No local de venda do peixe, ele deve estar armazenado em local resfriado ou coberto de gelo, a uma temperatura de 1ºC a 2ºC;
Como manusear o peixe de forma adequada?
Se o peixe estiver congelado, deixe-o na embalagem até descongelar todo o peixe. Mas se o seu tempo é pouco para descongelar o peixe, você pode colocá-lo na embalagem original, dentro de um recipiente com água fria por 1 ou 2 horas.
Não retire o peixe da embalagem para descongelar, pois pode perder seus nutrientes. Se você colocar o peixe para descongelar no sol ou próximo ao calor, vai alterar a sua textura, o seu sabor e os seus nutrientes.
Caso o peixe esteja in natura, o ideal é consumi-lo no mesmo dia, ou no máximo no dia seguinte. Se for consumi-lo no dia seguinte, guarde-o na geladeira.
Agora que você já sabe como escolher peixe, congelado ou in natura, aproveite para comer essa iguaria tão saborosa e saudável para seu organismo. Então, crie hábitos de alimentação saudável!