O ano já está quase chegando na metade e você ainda não conseguiu tirar aquele plano de empreender do papel? Veja neste artigo como empreender do zero e tirar seus planos do papel de uma vez por todas.
Como montar um negócio do zero?
Para responder essa pergunta não há uma receita de bolo, mas, sim, algumas dicas que podem te ajudar a tomar coragem e trazer para realidade o que já deve estar no papel há um bom tempo.
Sendo assim, alguns fatores são primordiais para empreender do zero e devem ser observados cuidadosamente. É o caso de:
- Modelo de negócio
- Pesquisa de mercado
- Planejamento
- Formalização
- Estruturação da divulgação
- Definição dos investimentos
Essa é a base inicial que já deve estar detalhada, assim como o seu sonho.
Veja com mais detalhes as 5 dicas que vão tirar tudo isso do papel.
1 – Plano/modelo de negócios
O plano de negócios é o norte para onde você vai seguir com seu projeto. É o primeiro passo para que sua empresa nasça. Estude e pesquise bastante, pois esse é o momento de colocar sua imaginação para trabalhar.
Nele deve conter seu ramo de atuação, os objetivos que você quer alcançar, suas finanças, o que será investido e o que será reaplicado.
Com quanto mais antecedência seu plano de negócios for criado, maior a chance de se obter sucesso.
2 – Pesquisa de mercado
Direcione seu plano-alvo para uma fatia pré-determinada do mercado. Em outras palavras, o seu público-alvo, que será impactado por seus serviços e produtos.
Sendo assim, é fundamental que você conheça seu público, pois hoje a internet dispõe de várias ferramentas que ajudam o empresário a chegar nesses dados. Através de informações como idade, sexo, faixa de renda e nível educacional, é possível trabalhar com ações mais direcionadas e efetivas.
3 – Planejamento
Elaborar uma estratégia de impacto para o seu público-alvo pode ser uma tarefa decisiva na hora de empreender.
Sendo assim, planejar ações de marketing, para além de divulgar produtos, trazer novos leads e clientes é um ciclo ideal de renovação de audiência. Por isso, é indispensável estar atento para a velocidade que as coisas acontecem na internet.
Além disso, lembre que o marketing serve para vender, trazer novos clientes e criar memória sobre sua marca na cabeça de quem ainda te conhece.
4 – Divulgação
Para que sua empresa se destaque entre tantas outras do mesmo ramo, é preciso encontrar um diferencial competitivo para ser explorado, chamando a atenção não apenas dos clientes, mas dos concorrentes.
Esse diferencial deve envolver a noção do valor com o preço cobrado e é a resposta para a pergunta: Por que tantos clientes compram o mesmo produto pagando mais caro só por estar em determinada loja ou com determinado vendedor?
Dessa forma, investir em seu diferencial competitivo é meio caminho para o sucesso
5 – Investimentos
Antes de tudo, tenha em mente o valor que será gasto. Analise todos os aportes que precisaram ser feitos, estipule um prazo para que esse investimento retorne.
Observe e defina como você se manterá nesse período de abertura da empresa. No seu plano de negócio você já deve ter um tempo pré-determinado do qual não obterá lucros. Sendo assim, como você se manterá? Qual sua renda até que sua empresa caminhe com suas próprias pernas?
É muito importante definir todas essas questões, para que você não seja pego desprevenido e acabe desistindo sem nem começar por conta da falta de recursos.
Como manter esses processos sob controle?
Tenha estas informações com fácil acesso, pois a gestão desse negócio que está nascendo dependerá desses dados.
Avalie o desempenho de cada ação a partir de diversos pontos para concluir se obteve sucesso ou não.
Use a tecnologia a seu favor na hora de começar um negócio do zero. Hoje em dia, já existem diversos softwares que ajudam nesse controle e facilitam a tomada de decisão de cada passo ou ação tomados dentro da empresa.
Checklist do empreendedor
Separamos uma lista para te ajudar a não perder o foco e seguir no caminho correto para empreender e alcançar muito sucesso:
- Plano de negócios
- Investimentos
- Marketing
- Definição do público alvo
- Estudo de mercado
- Diferencial de mercado
- Divulgação efetiva
- Vontade de trabalhar
Por fim, com essas dicas você conseguirá tirar seus projetos do papel em dois tempos e, além disso, com certeza vai alcançar liberdade financeira e muito sucesso!
Planeje, pesquise, observe e tome decisões seguras para o seu futuro, sempre pensando no que você realmente gostaria de estar fazendo para ser feliz nos negócios!