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5 dicas para empreender do zero

Aprenda como começar de uma vez seu planejamento para empreender

O ano já está quase chegando na metade e você ainda não conseguiu tirar aquele plano de empreender do papel? Veja neste artigo como empreender do zero e tirar seus planos do papel de uma vez por todas.

5 dicas para empreender do zero -- Reprodução Canva
5 dicas para empreender do zero — Reprodução Canva

Como montar um negócio do zero?

Para responder essa pergunta não há uma receita de bolo, mas, sim, algumas dicas que podem te ajudar a tomar coragem e trazer para realidade o que já deve estar no papel há um bom tempo.

Sendo assim, alguns fatores são primordiais para empreender do zero e devem ser observados cuidadosamente. É o caso de:

  • Modelo de negócio
  • Pesquisa de mercado
  • Planejamento
  • Formalização
  • Estruturação da divulgação
  • Definição dos investimentos

Essa é a base inicial que já deve estar detalhada, assim como o seu sonho.

Veja com mais detalhes as 5 dicas que vão tirar tudo isso do papel.

1 – Plano/modelo de negócios

O plano de negócios é o norte para onde você vai seguir com seu projeto. É o primeiro passo para que sua empresa nasça. Estude e pesquise bastante, pois esse é o momento de colocar sua imaginação para trabalhar.

Nele deve conter seu ramo de atuação, os objetivos que você quer alcançar, suas finanças, o que será investido e o que será reaplicado.

Com quanto mais antecedência seu plano de negócios for criado, maior a chance de se obter sucesso. 

2 – Pesquisa de mercado

Direcione seu plano-alvo para uma fatia pré-determinada do mercado. Em outras palavras, o seu público-alvo, que será impactado por seus serviços e produtos.

Sendo assim, é fundamental que você conheça seu público, pois hoje a internet dispõe de várias ferramentas que ajudam o empresário a chegar nesses dados. Através de informações como idade, sexo, faixa de renda e nível educacional, é possível trabalhar com ações mais direcionadas e efetivas. 

3 – Planejamento

Elaborar uma estratégia de impacto para o seu público-alvo pode ser uma tarefa decisiva na hora de empreender.

Sendo assim, planejar ações de marketing, para além de divulgar produtos, trazer novos leads e clientes é um ciclo ideal de renovação de audiência. Por isso, é indispensável estar atento para a velocidade que as coisas acontecem na internet. 

Além disso, lembre que o marketing serve para vender, trazer novos clientes e criar memória sobre sua marca na cabeça de quem ainda te conhece. 

4 – Divulgação

Para que sua empresa se destaque entre tantas outras do mesmo ramo, é preciso encontrar um diferencial competitivo para ser explorado, chamando a atenção não apenas dos clientes, mas dos concorrentes. 

Esse diferencial deve envolver a noção do valor com o preço cobrado e é a resposta para a pergunta: Por que tantos clientes compram o mesmo produto pagando mais caro só por estar em determinada loja ou com determinado vendedor?

Dessa forma, investir em seu diferencial competitivo é meio caminho para o sucesso

5 – Investimentos

Antes de tudo, tenha em mente o valor que será gasto. Analise todos os aportes que precisaram ser feitos, estipule um prazo para que esse investimento retorne. 

Observe e defina como você se manterá nesse período de abertura da empresa. No seu plano de negócio você já deve ter um tempo pré-determinado do qual não obterá lucros. Sendo assim, como você se manterá? Qual sua renda até que sua empresa caminhe com suas próprias pernas?

É muito importante definir todas essas questões, para que você não seja pego desprevenido e acabe desistindo sem nem começar por conta da falta de recursos.

Como manter esses processos sob controle?

Tenha estas informações com fácil acesso, pois a gestão desse negócio que está nascendo dependerá desses dados. 

Avalie o desempenho de cada ação a partir de diversos pontos para concluir se obteve sucesso ou não.

Use a tecnologia a seu favor na hora de começar um negócio do zero. Hoje em dia, já existem diversos softwares que ajudam nesse controle e facilitam a tomada de decisão de cada passo ou ação tomados dentro da empresa. 

Checklist do empreendedor

Separamos uma lista para te ajudar a não perder o foco e seguir no caminho correto para empreender e alcançar muito sucesso:

  • Plano de negócios
  • Investimentos
  • Marketing
  • Definição do público alvo
  • Estudo de mercado
  • Diferencial de mercado
  • Divulgação efetiva
  • Vontade de trabalhar

Por fim, com essas dicas você conseguirá tirar seus projetos do papel em dois tempos e, além disso, com certeza vai alcançar liberdade financeira e muito sucesso!

Planeje, pesquise, observe e tome decisões seguras para o seu futuro, sempre pensando no que você realmente gostaria de estar fazendo para ser feliz nos negócios!

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