Como economizar gás de cozinha?

Como economizar gás de cozinha?

Conseguir economizar gás de cozinha é um grande desafio no dia a dia das famílias brasileiras. Especialmente aqueles que fazem praticamente todas as refeições em casa, o consumo de gás pode ser mais elevado.

Porém, você sabia que algumas atitudes podem nos ajudar na hora de economizar no consumo de gás? E o melhor, elas são bem simples de serem colocadas em prática!

Neste texto, apresentamos esses aspectos que podem fazer a diferença na durabilidade do seu botijão de gás. Acompanhe e tire as suas dúvidas!

Como economizar gás de cozinha?

Para economizar gás de cozinha é preciso ficar atento ao que mais tem consumido: quanto tempo você tem levado para cozinhar uma panela de arroz, por exemplo? Será que os utensílios têm ajudado no cozimento, ou têm prejudicado o consumo de gás?

Esses e outros questionamentos podem te ajudar a encontrar aqueles fatores que mais têm feito o seu gás ser consumido.

A seguir, apontamos outros fatores importantes:

1. Use tampas nas panelas

Você sabia que usar a tampa nas panelas pode ajudar, e muito, a economizar gás de cozinha? Isso acontece porque quando tampamos a panela, o calor é mantido por mais tempo dentro do recipiente. Esse calor ajuda a cozer mais rapidamente os alimentos, reduzindo o tempo de consumo do gás.

Porém, é importante deixarmos um adendo aqui: só tampe a panela quando possível. Caso contrário, corre-se aquele risco de a água do cozimento “passar por cima”. Então fique de olho!

Como economizar gás de cozinha?
Como economizar gás de cozinha? Foto: Canva.

2. Use panelas do tamanho certo

As panelas usadas também precisam ser do tamanho certo. Às vezes, dividir um preparo em duas panelas médias é melhor do que tentar fazer tudo em uma panela imensa. Isso porque, as panelas grandes podem não “caber” no queimador, fazendo com que muito mais gás seja consumido para aquecê-la.

Ao mesmo tempo, muito mais gás será necessário para manter o calor dessa panela, a fim de conseguir, de fato, cozinhar alguma coisa.

3. Hidrate alguns alimentos antes do cozimento

Hidratar alguns alimentos também pode ajudar. É o caso do arroz e do feijão. Ambos podem ser colocados de molho para higienizar e, ao mesmo tempo, para hidratar. Dessa maneira, o tempo de cozimento desses alimentos tende a diminuir, o que ajuda na hora de economizar gás de cozinha.

4. Evite cozinhar alimentos congelados

Procure evitar fazer o cozimento de alimentos congelados. Sempre que possível, descongele com antecedência. Afinal, se um alimento irá descongelar apenas durante o cozimento, obviamente isso fará com que o preparo dele demore ainda mais, concorda?

Por isso, evite esse tipo de ação e tente sempre prever quando precisará descongelar alguma coisa.

5. Invista em panelas eficientes

Por fim, lembre-se de usar panelas que sejam realmente eficientes e capazes de conduzir o calor de forma adequada. Esse tipo de panela contribui para que o cozimento seja mais rápido, evitando o gasto excessivo de gás de cozinha.

Esperamos que essas dicas possam te ajudar de alguma maneira. Aproveite e compartilhe para que mais pessoas possam saber disso!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.