Questão comentada sobre classes de palavras

As classes de palavras constituem um dos assuntos que estão sempre presentes em provas de língua portuguesa de concursos e vestibulares. Desse modo, é preciso conhecer cada uma das dez classes de palavras e saber identificá-las e usá-las adequadamente.

Além de estudar os elementos que caracterizam cada classe e a sua morfologia, é preciso colocar esse conhecimento em prática por meio de questões de anos anteriores, por exemplo. Por isso, apresentamos uma questão comentada abaixo sobre classes de palavras, envolvendo artigo, preposição e pronome. Confira!

Questão – FCC

 
Em Atenas, um devedor, ao ter sua dívida cobrada pelo credor, primeiro pôs-se a pedir-lhe um adiamento, alegando estar com dificuldade. Como não o convenceu, trouxe uma porca, a única que possuía, e, na presença dele, colocou-a à venda. Então chegou um comprador e quis saber se a porca era parideira. Ele afirmou que ela não apenas paria, mas que ainda o fazia de modo extraordinário: para as festas da deusa Deméter, paria fêmeas e, para as de Atena, machos. E, como o comprador estivesse assombrado com a resposta, o credor disse: “Mas não se espante, pois nas festas do deus Dioniso ela também vai lhe parir cabritos.” (Esopo. Fábulas completas. Tradução de Maria Celeste Dezotti. São Paulo: Cosac Naify, 2013, p. 22)
 
Em Atenas, um devedor, ao ter sua dívida cobrada pelo credor, primeiro pôs-se a pedir-lhe um adiamento, alegando estar com dificuldade. Como não o convenceu, trouxe uma porca, a única que possuía…
 
Os termos sublinhados na fábula constituem, respectivamente,

(A) preposição ? artigo ? pronome

(B) pronome ? pronome ? artigo

C) artigo ? pronome ? pronome

(D) pronome ? artigo ? artigo

(E) preposição ? pronome ? artigo

Resposta e comentário

Em primeiro lugar, é preciso relembrar a função de cada uma das classes de palavras citadas nas alternativas da questão: pronome, artigo e preposição. Os pronomes são aquelas palavras que acompanham o substantivos e podem ter também a função de substituí-los, enquanto o artigo tem como função de antepor o substantivo, determinando-o ou indeterminando-o. Já a preposição tem o papel de ligar os elementos da oração, ou seja, liga dois elementos da oração, subordinando o segundo ao primeiro.

Analisando o trecho em destaque, vemos que o termo sublinhado a antecede o verbo pedir, portanto, não pode ser classificado como pronome ou artigo. O primeiro termo liga os elementos oracionais, logo, é uma preposição. Desse modo, as alternativas B, C e D estão erradas. O segundo termo em destaque, já na segunda frase, substitui um nome, prova disso é que o equivale a ele: “não convenceu ele”. Então, trata-se de um pronome. Por fim, o último elemento em destaque a antecede o nome única que funciona como o sujeito da oração. Portanto a, nesse caso, é um artigo feminino. Diante disso, a resposta correta está na alternativa E.

Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Confira também 5 filmes do Oscar 2021 para estudar para o vestibular.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.