Conseguir diminuir a irritabilidade no dia a dia é essencial para não permitir que o estresse excessivo acabe atrapalhando a rotina. Por isso, reunimos algumas dicas que podem ajudar você a restabelecer a calma diante de situações difíceis. Acompanhe.
Como diminuir a irritabilidade?
Lembre-se de que para diminuir a irritabilidade é necessário exercitar a paciência. Parece paradoxal? Pode até ser… Mas, a verdade é que não existem métodos que sejam rápidos a ponto de fazer a irritabilidade simplesmente desaparecer. Afinal, não existe nada que anule uma emoção em questão de segundos.
Por isso, tenha em mente com os processos abaixo, visam ajudar você na hora de controlar as sensações que o estresse gera, mas não são opções “mágicas” de exclusão da irritabilidade.
Dito isso, vamos às considerações:
1. Dê um tempo dos gatilhos emocionais
Se você sabe exatamente qual é o gatilho emocional que está atrapalhando você, tente dar um tempo. Não fique forçando a barra na hora em que sentir a irritabilidade à flor da pele. Mas sim, respire fundo e afaste-se um pouquinho.
Em seguida, tente distrair a sua mente, olhando uma paisagem, caminhando no seu escritório, assistindo a algum vídeo descontraído, etc.
Tudo isso vai ajudar você a diminuir a irritabilidade, uma vez que tirará o foco do que está causando “raiva”.
2. Coloque em palavras o que irrita você
Colocar em palavras o que nos irrita também é uma excelente forma de diminuir a irritabilidade. Isso porque você vai “esvaziando a sua mente” daquilo que está sendo repetido em um verdadeiro looping.
Além disso, quando vemos os nossos problemas elaborados em formas de palavras, conseguimos mensurá-los com mais clareza. E sabe o que mais? Muitas vezes isso transforma o problema em algo muito menor do que aquilo que estávamos imaginando que era.
Portanto, pegue lápis e papel, ou abra um arquivo no seu computador e comece a escrever sobre o que tem deixado você muito irritado.
3. Investigue a sua irritação
Se você não tem conseguido colocar em palavras a sua irritação, pode ser que ainda não tenha entendido os motivos pelos quais está se sentindo dessa forma. Neste caso, o ideal é que você comece a investigar, no seu dia a dia, o que pode estar deixando você tão irritado.
Procure entender em quais momentos a irritabilidade mais aparece, e tente entender qual associação ela tem com o que acontece em sua volta.
4. Organize a sua vida
Manter uma vida mais organizada e livre da bagunça do dia a dia também é uma forma de diminuir a irritabilidade. Isso porque, muitas vezes, o excesso de bagunça e desorganização pode ser o motivo pelo qual você tem estado tão irritado e estressado.
5. Busque a psicoterapia
A psicoterapia também pode ser a sua aliada na hora de diminuir a irritabilidade. Afinal, você entenderá os motivos da sua irritação, poderá ponderar e lidar melhor com eles, além de praticar o autoconhecimento – ideal na hora de se acalmar e se entender.
Aposte nessas considerações e tenha uma vida mais leve e tranquila!