Os produtos de limpeza são os facilitadores para as limpezas da casa. Sem eles, seria muito mais difícil manter a casa limpa e muito mais complicado chegar ao resultado pretendido. Mas você sabe diferenciar esses produtos e qual é o ideal para cada atividade? Ter essa informação é muito importante para otimizar a sua faxina. Usar produtos para finalidades equivocadas pode não dar muito efeito ou, até mesmo, danificar alguma coisa. Então, para te ajudar nisso, separamos dicas incríveis para que você saiba como diferenciar produtos de limpeza para o lar. Confira agora!
Diferenças entre desengordurante e detergente
Afinal, você sabe como diferenciar produtos de limpeza para o lar? Começando pelo desengordurante e o detergente. Parecem ser a mesma coisa, mas não são! Existem algumas diferenças gritantes que, se você tiver alguma dúvida, depois de ler, não terá mais.
Desengordurante
Geralmente, você encontra esse produto para a limpeza pesada de fogões. Sabe aquela gordura que fica toda vez que você faz alguma fritura no fogão e ela é bem resistente para sair? Pois bem, é nesse momento que o desengordurante entra em ação.
Ele faz todo o trabalho “pesado” para você, retirando a gordura e os resíduos que ficam por ali.
Para usar os produtos desengordurantes, basta você aplicar diretamente na parte que precisa ser higienizada, aguardar alguns minutos e retirar com um pano úmido.
Detergente
Apesar de também retirar a gordura, o detergente é considerado um removedor de sujeiras e é ótimo para lavar louças. Ele remove a gordura delas e deixa a sua louça limpa e desengordurada.
Ele também pode ser usado para fazer algumas misturinhas para otimizar a limpeza da casa, mas sua funcionalidade primordial é lavar louças.
Diferenças entre lava roupas em pó e líquido
Para a lavagem de roupa ficar mais potente, é primordial colocar sabão para lavar as suas roupas. Geralmente, quando as roupas são colocadas na máquina de lavar, podem ser usados dois tipos de sabão: o em pó ou líquido.
Sabão em pó
Ele é um sabão super potente. Assim, algumas marcas oferecem um tira manchas junto do próprio sabão, o que facilita muito a lavagem das roupas.
Sabão líquido
Também é potente e ótimo para a lavagem de roupas, porém precisa ser colocado com cautela. Colocar diretamente na peça pode ocasionar manchas nas roupas, até se colocar uma concentração dele. Então, fique atento a isso.
Diferença entre multiuso e desinfetante
Multiuso
Como o próprio nome já diz, os produtos multiusos são produtos que podem ser usados para limpar várias superfícies diferentes. Ele serve em doses moderadas para limpar chão, azulejo e pias.
Para usar, é necessário que você umedeça um pano com água, aplique o multiuso e, depois, retire com um pano úmido novamente. Finalize com um pano seco.
Desinfetante
É um produto que todo mundo que limpa banheiro em uma casa já usou pelo menos uma vez na vida. Assim, ele é eficiente no combate ao mau cheiro. Ele também é muito útil para deixar o ambiente livre de bactérias e seres indesejáveis. Assim, se não forem eliminados, podem acabar proliferando.
Usar o desinfetante é simples, basta colocar uma quantidade diretamente na superfície e deixar agir alguns minutos. Após isso, ao usá-lo no vaso sanitário, por exemplo, apenas dê descarga. Mas se ela tiver sido colocada no chão, passe um pano úmido retirando o produto.
Diferença entre água sanitária e cloro
Por incrível que pareça, a água sanitária e o cloro são diferentes, pois a água sanitária é uma forma mais diluída e o cloro mais concentrado.
Água sanitária
A água sanitária nada mais é do que o cloro diluído em água, sendo mais suave para a limpeza. Usa-se a água sanitária para limpeza geral da casa, mas também serve para a limpeza de alimentos. Para isso, coloque em 3l de água uma colher de sopa de água sanitária e deixe seus legumes ou frutas ali de molho por alguns minutos.
Cloro
Como dito, ele é uma substância concentrada e consequentemente mais potente. Assim, usa-se o cloro em compartimentos para purificar a água. Caso sejam em pastilhas, podem ficar armazenados em piscinas para promover a purificação da água.
Além disso, usa-se em sua forma líquida se diluídos. Nesse caso, utiliza-se em limpezas pesadas. Porém, muito cuidado ao usar dessa forma. Por ser muito forte, pois ele pode agredir a pele ou causar problemas respiratórios se inalado por muito tempo em local fechado. Se achar necessário, use máscara ao começar a limpeza e use obrigatoriamente luvas para o manuseio.