Saber como criar metas é um passo importantíssimo para quem quer construir bons resultados. Sem metas, podemos agir de uma forma aleatória e até mesmo no piloto automático, resultando em conclusões imprecisas e superficiais.
Por isso, neste texto nós destacamos fatores fundamentais na hora de construir as suas metas de forma consistente e interessante. Acompanhe para saber mais.
Dicas de como criar metas consistentes
Lembre-se de que as nossas dicas não devem ser vistas como um passo a passo absoluto, ok? Nosso intuito, com este texto, é lhe ajudar a compreender novas maneiras de criar metas para as suas mais diversas atividades.
Dito isso, vamos às dicas:
1- Saiba exatamente quais são os seus objetivos
Antes de saber como criar metas consistentes, é fundamental saber quais são os seus reais objetivos. Afinal, como será possível estabelecer etapas e passos se você não sabe ao certo aonde quer chegar?
Por isso, aprenda a criar e construir bons objetivos antes de qualquer coisa.
2- Encontre uma forma de mensurar o seu progresso
Depois que você souber, claramente, qual é ou quais são os seus objetivos, estabeleça uma forma de mensurar o seu progresso.
A nível de exemplo, veja como funciona uma faculdade: o objetivo é a formação, certo? A forma de mensurar o progresso é, portanto, a divisão em semestres.
Use esse exemplo como base para construir uma maneira de enxergar o seu desenvolvimento rumo ao seu objetivo.
3- Estabeleça prazos para cada mensuração de acordo com as prioridades
Depois que você estabelecer uma forma de mensurar o seu progresso, entenda cada uma dessas “medidas” como uma etapa. Em seguida, estabeleça os prazos para essas etapas, de acordo com as suas prioridades.
Construa uma lista para facilitar a visualização do que deve ser feito dentro de determinado tempo. E lembre-se de anotar porque determinada conclusão fará diferença no fim.
4- Seja realista na hora de criar as suas metas
Ao mesmo tempo em que você irá estabelecer os seus prazos, você também estará criando as suas metas, propriamente ditas. Aqui é fundamental que você seja o mais realista possível.
Ou seja, não adianta querer estabelecer metas absurdas e que apenas sobrecarreguem a sua mente e o seu corpo, ok? É necessário saber respeitar os seus limites para que não cause um efeito rebote que, mais tarde, atrapalhe a sua busca por seus objetivos.
5- Remodele as suas metas quando houver necessidade
Busque remodelar as suas metas quando você sentir necessidade. Isso quer dizer que saber criar metas consistentes não é o mesmo que montar um plano imutável!
Muito pelo contrário… É justamente através de metas consistentes que podemos criar um caminho maleável e mutável, de acordo com as nossas necessidades.
Afinal, você já deve ter percebido que os seus sonhos de infância mudaram na adolescência, e os da adolescência na vida adulta, certo? Então, se porventura o seu objetivo de vida mudar mais tarde, as metas não podem ser totalmente engessadas e impassíveis de mudanças!
Pense nisso e seja mais flexível com você. Dessa maneira você conseguirá seguir os seus sonhos de uma forma muito mais interessante.
Esperamos ter lhe ajudado com as nossas dicas. Se quiser, podemos conversar sobre o assunto nos comentários. 😉