Controlar as emoções pode ser um verdadeiro desafio. Até porque, na realidade, não conseguimos controlar o que sentimos, mas sim, o que fazemos com o que sentimos.
Por isso, quando você pensar em ter um emocional mais controlado, lembre-se dessa premissa. Assim você já terá um caminho mais leve para percorrer.
Mas, de qualquer forma, também vamos apresentar outras dicas que podem ser úteis nesse processo de controlar o que se faz com o que se sente. Acompanhe para saber mais.
Como controlar as emoções?
Como dito acima, controlar as emoções não é algo garantido. Isto é, não podemos controlar o que sentimos diante das situações, mas sim, apenas o que fazemos diante do que sentimos.
Sendo assim, veja as nossas sugestões baseadas nesse ponto:
1- Reconheça que não temos o poder de impedir as emoções “ruins”
Leve em conta que não temos o poder soberano de impedir que as emoções “ruins” façam parte da nossa vida. Quando entendemos isso, passamos a reconhecer a importância da tristeza, da raiva e do medo, por exemplo. Se essas emoções não fossem importantes, elas não existiriam.
Portanto, entenda-as como algo valioso para o equilíbrio mental. E, a nível de reflexão, imagine uma vida sem nenhuma tristeza: como poderíamos mensurar a felicidade?
2- Aceite que nem sempre podemos controlar tudo
Repetindo o que já falamos anteriormente, lembre-se de que controlar as emoções não é algo 100% garantido. Do mesmo modo, outras questões da vida não poderão ser controladas, volta e meia.
É libertador reconhecer que não temos esse poder de controlar tudo, pois aceitamos os nossos limites e nossas falhas.
3- Saiba escutar e analisar melhor as suas emoções
Quando as emoções aflorarem nos eu dia a dia, pare para escutá-las e analisá-las. Isso vai lhe ajudar a entender melhor o que você está sentindo e porque está sentindo.
Com o passar do tempo, terá uma visão mais racional sobre as situações; perceberá as repetições e controlará melhor a sua forma de se portar diante das emoções.
4- Fale ou escreva sobre o que sente
Falar sobre o que sente é uma forma de criar uma descarga emocional muito poderosa. E o mesmo vale para a escrita.
Se você estiver se sentindo sobrecarregado, diante de uma emoção específica, “gaste-a” com palavras. Isso irá lhe ajudar a ficar mais leve.
5- Pratique o autoconhecimento para saber lidar melhor consigo mesmo
O autoconhecimento também é uma peça-chave para “controlar as emoções” de algum modo. Isso porque é através dele que você conhece os seus pontos fortes, fracos e limites. E tudo isso faz diferença na hora de você tomar atitudes diante de situações difíceis e que despertam emoções intensas.
Conhecer a si mesmo é dar margem para ter uma visão de mundo mais interessante, além de reconhecer os próprios limites e respeitá-los, diminuindo assim os gatilhos emocionais negativos.
Escute as suas emoções
Dê chance para as suas emoções serem ouvidas. Isso fará diferença em sua vida. Respeite quem você é e o que sente.