Hoje em dia, mesmo com o setor de franchising em crescimento e o procedimento sendo mais fácil de realizar, abrir ou formatar uma unidade de uma marca não é uma tarefa tão simples. A qual pode gerar, inclusive, sérios prejuízos de investimento. Logo, surge a importância de contratar uma boa consultoria de franquias para o seu negócio.
Sendo assim, mesmo que não seja barato, esse serviço pode representar a diferença entre ter sucesso e fracassar como franqueado. Além do mais, é possível evitar inúmeras burocracias pela aplicação de estratégias bem direcionadas por profissionais especializados da área.
Confira como contratar uma boa consultoria de franquias
O primeiro ponto a se compreender é que existem vários métodos que podem ser implementados diferentemente por diversas empresas do ramo. Por isso, o foco principal deve ser encontrar aquela que mais atende às demandas da sua unidade.
Via de regra, a equipe analisa dados e propões planos de ação para solucionar os problemas que identificar. Após a execução, ocorre uma auditoria para avaliar a concretização do que foi inicialmente proposto. Então, ter ideia sobre esse funcionamento base acaba por ser determinante para contratar uma boa consultoria de franquias.
Pesquisa de antigos clientes
Seguida da análise geral das empresas, é interessante efetuar uma pesquisa com empreendedores que já entraram em contato com aquelas equipes em específico. Assim, esse contato irá permitir que as suas conclusões sejam mais reais e bem fundamentadas.
Dessa maneira, o critério de qualidade pode aumentar drasticamente, o que termina por ser um ponto positivo no processo. Nesse mesmo momento, será possível confirmar certas desconfianças sobre preços muito baixos ou sobre benefícios em excesso, afinal, os melhores consultores são realmente mais caros.
Compreensão dos atores do serviço
Aqui, o mais importante é dar cara aos nomes e conhecer quem realmente vai assessorar o seu negócio. Isso porque muitas empresas do ramo possuem defasagens de mão de obra e indicam profissionais pouco especializados e com pouca experiência.
Com essa compreensão, é possível avaliar a relação entre agilidade e qualidade de atendimento. Além disso, se utilizar desse critério para contratar ou não uma boa consultoria de franquias. Afinal, se há deficiências desse gênero na própria companhia deles, não deverá existir estratégias eficazes para a sua.
Verificação das credenciais da empresa
As principais credenciais são observadas nas primeiras etapas, mas isso não quer dizer que as outras precisam ser negligenciadas, pois elas podem representar indicativos sobre a efetividade do serviço.
A participação em eventos e em associações (públicas e/ou privadas) é um ponto a ser visto com atenção. Além disso, é interessante observar os certificados de qualidade da consultoria, como a ISO 9001, a padronização dos seus sistemas e a execução adequada do que foi contratado e acordado.
Entendimento sobre os recursos utilizados
Esse item está diretamente relacionado com as ferramentas que serão usadas no projeto, as quais também costumam ser caras, exatamente porque proporcionam altos níveis de excelência para o serviço prestado.
Com isso, é importante questionar sobre o uso adequado das bases de dados. Por exemplo, se há softwares de integração, como está o funcionamento dos sistemas de tecnologia, entre outros recursos fundamentais para a manutenção de um padrão de qualidade.
Preferência por referenciais de sucesso e com boas reputações
Aqui, construir uma boa networking durante outras experiências profissionais pode ser um ponto chave para escolher corretamente uma boa consultoria de franquias. Isso porque entrar em contato com grandes empreendedores pode ser uma saída viável nessa decisão tão crucial.
De modo paralelo, a internet pode ser o próprio recurso para encontrar essas informações e descobrir a reputação da empresa no mundo digital. E assim, será mais plausível saber os níveis de satisfação dos clientes e dos agregados.
Opção por especialistas do próprio ramo
Por fim, para contratar uma boa consultoria de franquias, é fundamental verificar a existência de membros da equipe que possuam especialização direta no ramo do seu negócio, pois eles terão noções mais profundas sobre as suas demandas.
Por exemplo, se a sua unidade é de uma marca do setor de alimentos, é interessante que as companhias tenham experiência e capacitações na área. Assim, os planos de ação podem se tornar mais produtivos, podendo facilitar as relações profissionais, visto a afinidade de ambas as partes no que diz respeito tanto ao conhecimento quanto às vivências laborais.