O peixe é uma proteína muito saborosa, nutritiva e versátil. Porém, também pode ser mais difícil de se conservar, por ser tão suave e macio. Mas, calma! É difícil, mas não impossível, e com as dicas incríveis de como conservar peixe que trouxemos para você, tudo vai ficar muito mais simples! Então, continue lendo, aprenda e não deixe estragar seu peixe nunca mais!
Como conservar peixe?
A seguir, vamos te apresentar um guia completo de como conservar peixe para que você consiga fazer uma boa escolha na hora da compra e ainda guardar em seu freezer com segurança. Confira agora.
Local de compra do peixe
O peixe precisa ser mantido a uma temperatura muito baixa para que não estrague. Portanto, a primeira dica de como conservar peixe é sempre procurar comprá-lo em locais de boa procedência, que ofereça um ambiente que propicie essas condições. Dessa forma, existem algumas peixarias ao ar livre que oferecem peixes frescos e de ótima qualidade. Entretanto, também, há lugares que deixam os peixes expostos a possíveis fontes de contaminação, moscas, toque dos transeuntes, etc.
Aparência /span>
Portanto, fique atento. Olhe bem o peixe, caso ele não esteja embalado e congelado. O peixe fresco tem as escamas e os olhos brilhantes. Os cortes e filés também costumam ter brilho. Também se atente ao cheiro do peixe. Afinal, mesmo tendo um odor bem característico, o do peixe saudável é suave e não lembra nada estragado.
Hora da compra
Depois de ter escolhido um bom local para comprar o seu peixe, as dicas de como conservá-lo continuam ainda nesse local. Então, sempre deixe para comprar o peixe por último, para que ele fique o menor tempo possível sem refrigeração. Aliás, peça ao seu peixeiro para embrulhar o peixe junto com gelo, para que ele permaneça bem frio até que você chegue na sua casa.
Cuidados ao chegar com o peixe em casa/span>
Já em casa, as dicas de como conservar peixe continuam: não é certo você manter o peixe na embalagem que veio do mercado. Portanto, você deve desembrulhá-lo assim que chegar em casa.
Lave o peixe em água fria, mesmo que ele já venha cortado, para retirar possíveis bactérias que estejam na sua superfície. Também serve para não deixar nenhum odor que possa ter vindo com ele da rua. Depois de lavar, seque o peixe com um pedaço de papel toalha.
Como guardar o peixe
Como guardar o peixe – Reprodução Canva
Na hora de guardá-lo, o ideal é que você o coloque em um freezer, que possui temperaturas bem mais baixas que o congelador da geladeira. Caso você não tenha um freezer, você deve guardar o peixe no gelo.
O gelo picado é melhor para isso do que o gelo em cubos. Isso porque ele cobre uma área maior do peixe, abraçando-o por inteiro. Ao contrário dos cubos, que deixam alguns espaços em algumas áreas e que podem propiciar a deterioração.
Sendo assim, encha uma vasilha de vidro pela metade com gelo picado. Se você for armazenar o peixe inteiro com a pele, você pode colocá-lo direto sobre o gelo. Isso porque a pele do peixe protege a sua carne contra possíveis queimaduras e ainda impede a aderência entre ele e o gelo.
Já para postas e filés de peixe, coloque o gelo até a metade da vasilha e cubra com um pedaço de plástico filme. Em seguida, coloque os pedaços e cubra com mais plástico filme. Aí sim cubra com mais gelo.
Recipientes podem ser boa escolha
Uma boa opção para esse tipo de armazenagem são recipientes próprios que existem no mercado. Eles são de vidro, com uma divisão cheia de furos no meio. Assim, a água proveniente do derretimento do gelo vai escorrendo para a parte de baixo da vasilha e não fica em contato direto com o peixe, o que evita a perda da conservação.
É importante que você escorra essa água e reponha o gelo para garantir que ele continue sob a menor temperatura possível.
Caso você não tenha gelo em quantidade suficiente para armazenar e conservar o peixe, você pode fazer o seguinte:
- Pegue uma vasilha de alumínio, como uma tigela quadrada ou uma forma;
- Coloque pedaços de papel toalha ou guardanapos molhados e frios no fundo dessa vasilha;
- Coloque o peixe sobre esses papéis;
- Cubra com mais papel toalha ou guardanapos molhados e frios e leve o recipiente para a geladeira.
Lembre-se de que isso serve apenas para armazenar o peixe por um curto período de tempo. Aliás, mesmo no gelo, o peixe não pode ficar mais do que um ou dois dias na geladeira. Uma dica para que o peixe não fique ressecado é passar uma fina camada de óleo sobre ele, antes de colocá-lo no freezer ou geladeira.
E essas são as dicas de como conservar peixe. Agora, coloque-as em prática e não deixe estragar seu peixe nunca mais.