Como conquistar a saúde financeira?

Conseguir conquistar a saúde financeira é um desafio que pode ser extremamente intenso para algumas pessoas. Isso porque a nossa saúde financeira está intimamente relacionada com alguns pilares importantes, como os nossos hábitos, estilo de vida, crenças limitantes e, obviamente, nossas fontes de renda e trabalho.

Isso significa que pode ser um pouco difícil atingir a saúde financeira, especialmente se temos hábitos financeiros ruins ou a nossa fonte de renda não é tão interessante. Porém, o difícil não é o mesmo que impossível, concorda? Por isso, reunimos algumas considerações que podem te ajudar nessa jornada importante. Inspire-se conosco!

Como conquistar a saúde financeira?

Antes de qualquer coisa, é importante termos em mente que não existe um passo a passo infalível de como conquistar a saúde financeira. O que existe são boas práticas que contribuem para esse objetivo. Entretanto, o ideal é fazermos de um modo mais alinhado à nossa realidade, para termos maiores chances de sucesso.

Nos pontos abaixo você poderá entender melhor o assunto:

1. Comece pelo autoconhecimento

O autoconhecimento é um ponto fundamental quando pensamos em como conquistar a saúde financeira. Se quisermos ter um maior controle do nosso dinheiro, precisamos avaliar o que nos leva a tomar decisões que prejudicam no fim do mês.

O que você sente que é um gatilho para você comprar além da conta? Quais situações fazem com que você deixe as suas metas financeiras de lado? Pense sobre isso e comece a identificar esse tipo de informação, pois isso pode ajudar na hora de manter o autocontrole.

2. Tenha clareza

Outro aspecto que pode ajudar é ter clareza das suas contas e das suas receitas. Quanto, exatamente, você recebe todos os meses? Quanto você gasta? Essas duas perguntas precisam ser bem respondidas.

E uma forma de respondê-las é por meio de um acompanhamento. Esse acompanhamento, por sua vez, pode ser feito em uma planilha ou mesmo por meio de um controle financeiro em um caderno.

Como conquistar a saúde financeira?
Como conquistar a saúde financeira? Foto: Canva.

3. Estabeleça os seus objetivos

Com os passos acima já postos em prática, ficará mais fácil estabelecer os objetivos. É importante classificar as metas financeiras em curto, médio e longo prazo, sempre considerando a sua realidade financeira atual.

Esse tipo de organização tende a auxiliar na hora de você manter o controle de quanto gasta no mês, pois há um propósito maior.

4. Crie uma reserva de emergência

Não se esqueça de estabelecer a sua reserva de emergência e montá-la antes mesmo de iniciar os investimentos. Afinal, é ela quem estará ali para amparar você quando as coisas “desandarem” por algum motivo.

Normalmente, a reserva deve ser no valor suficiente para cobrir cerca de 6 meses sem nenhum tipo de renda.

5. Monte um plano para pagar dívidas

Por fim, para ter saúde financeira, lembre-se de fazer um plano para pagar as suas contas. Saber priorizar o pagamento das dívidas é crucial para ir eliminando uma a uma, até conseguir atingir o controle financeiro que você sonha.

Vá em frente no seu objetivo e boa sorte na sua jornada, pois, assim, você terá chances de conquistar a saúde financeira!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.