Como Começar a Estudar para Concurso Público Sozinho?

É muito comum que ao começar a se dedicar aos estudos para um concurso, não se tenha dinheiro suficiente para pagar um curso ou investir na compra de materiais. Então, se seu objetivo é começar a estudar sozinho em casa, é importante que você siga alguns passos para otimizar seus estudos, confira:

 Escolha uma área de conhecimento

Muitas vezes ao fazer o primeiro concurso a pessoa se dedica a estudar para um edital disponível, mesmo que não seja necessariamente na sua área de atuação.

E se a aprovação não vem, a tendência é que a pessoa se dedique ao próximo edital com maior quantidade de vagas, mas o correto é escolher uma área de conhecimento.

Assim, você evita perder tempo se dedicando a estudos de diferentes matérias, e pode se dedicar a estudar apenas o que costuma ser cobrado na sua área de conhecimento, otimizando seu tempo e garantindo que você irá aprender com mais qualidade para garantir uma vaga no próximo concurso que você desejar.

Conheça o edital

Saber cada detalhe do edital é fundamental para que você se prepare de forma adequada, podendo dar prioridade inclusive as matérias que tem pontuações maiores, ajudando a traçar estratégias de estudos eficazes.

Além disso, saber qual a banca irá aplicar o exame pode te dar pistas de como o conteúdo será cobrado, deixando você mais preparado para um estilo específico de questões, o que te dará mais confiança durante a prova.

Não tenho Dinheiro para Compra de Materiais

Alguns concurseiros se restringem a materiais disponíveis gratuitamente na internet. Se vocês der sorte pode ser contemplado com bons materiais. Mas essa não é a regra! Realmente os melhores materiais(seja apostilas ou cursos) podem chegar a preços exorbitantes. Pesquisando com calma conseguirá achar bons materiais e com facilidade de pagamento(a maioria dos sites parcelam em até 10x). Lembre-se que Concurso Público é investimento, e todo sacrifício para adquirir o melhor material valerá a pena!

Organize seu horário

Mesmo que você tenha pouco tempo disponível para estudar, você deve planejar as suas horas de estudo de modo que contemple todo o conteúdo programático disponível no edital.

Além disso, nenhum outro compromisso pode ser mais importante do que se dedicar aos estudos nos horários pré-definidos. Prefira estudar em horários que você sabe que irá apresentar melhor rendimento, estudar após o almoço caindo de sono não é a melhor opção, por exemplo.

Tenha foco

Mesmo que você esteja decidido a prestar mais que um concurso para aumentar suas chances de aprovação, determine que tipo de vaga deseja concorrer.

Seja por nível de formação ou até mesmo pelo desejo de um cargo específico. Assim, você estará dedicando seu tempo para estudar matérias que serão relevantes para todos os concursos que você irá realizar.

Ao passo que escolher aleatoriamente irá te fazer perder tempo estudando assuntos muito distintos em pouco tempo, o que pode diminuir suas chances de aprovação.

Estudar para concursos exige bastante dedicação e muitas vezes procrastinamos ou nos sentimos solitários durante o período de preparação, isso é normal!

O importante é que todos os dias você deve se dedicar e manter o foco em dar o seu melhor para que ao longo dos meses você consiga cumprir o cronograma planejado e chegar totalmente preparado para o dia da prova.

Não se assuste com número de concorrentes ou com a quantidade de material a ser estudado, mantenha o foco e tenha em mente que você irá conseguir com dedicação diária.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.