Aumentar a fertilidade feminina naturalmente é o primeiro passo que toda mulher, que deseja ser mãe, precisa dar. Afinal, antes de investir em procedimentos clínicos, nada melhor do que contar com a ajuda do próprio organismo, não é mesmo?
Pensando nisso, trouxemos informações importantes que lhe ajudarão a ter uma vida mais saudável e, consequentemente, um sistema reprodutivo mais fértil. Acompanhe.
Como aumentar a fertilidade feminina naturalmente
Aumentar a fertilidade feminina de uma maneira natural é mais simples do que parece. Veja quais medidas você poderá tomar a partir de hoje:
1- Procure manter o seu peso ideal
Manter o nosso peso ideal está longe de ser uma questão meramente estética. Mas sim, ele se envolve com pontos importantes de nossa saúde mental e física, incluindo a produção hormonal.
Por isso, se você quer aumentar a fertilidade, procure manter uma vida saudável com exercícios físicos regulares e uma dieta equilibrada. Isso auxiliará no mantimento do seu peso e, consequentemente, no equilíbrio dos hormônios sexuais.
2- Cuidado com o excesso de cafeína
O excesso de cafeína (cerca de 5 xícaras de café por dia já é considerado excessivo) pode afetar diretamente a saúde reprodutiva da mulher.
Por isso, se você quer manter o seu útero receptivo e seus óvulos saudáveis, consuma, no máximo, 3 xícaras de café por dia, também evitando consumir concomitantemente outros alimentos que contêm cafeína.
3- Diminua o consumo de bebida alcoólica
A bebida alcoólica, de forma geral, pode intoxicar o nosso corpo de diversas formas. Dentre elas, é capaz de diminuir a qualidade da ovulação da mulher, dificultando o processo de concepção do óvulo. Portanto, beba de maneira equilibrada e evite o consumo diário.
4- Como aumentar a fertilidade feminina: Tenha hábitos saudáveis e evite o estresse
O estresse também pode atrapalhar – e muito – o processo de concepção. Para você refletir sobre o assunto, pense em quantas vezes o seu ciclo menstrual pode ter sofrido impactos por conta de questões emocionais.
Portanto, procure ter hábitos saudáveis: inclua hobbies em sua rotina, faça psicoterapia, medite, leia, enfim! Crie uma rotina que seja baseada quem prazeres, crescimentos e bem-estar, para assim ter menores índices de estresse.
Do mesmo modo, quando o estresse surgir, procure tentar manter a tranquilidade e tente pensar de uma maneira prática sobre a situação, a fim de restabelecer a harmonia das suas ações e diminuir os impactos do estresse no organismo e no seu ciclo menstrual.
5- Saiba o que você precisa acrescentar em sua dieta
Saber comer corretamente é fundamental para aumentar a fertilidade feminina naturalmente.
Certamente você já deve ter ouvido a expressão que diz que “somos o que comemos”, não é mesmo? E isso é verdadeiro.
É preciso que você consuma alimentos que aumentem a viabilidade da concepção, como por exemplo, frutas, verduras, legumes e vegetais no geral.
Os peixes e alimentos ricos em ômega 3 também entram para a lista. A vitamina C e alimentos ricos em vitaminas do complexo B também impactam na saúde e na produção dos hormônios sexuais.
Lembre-se sempre de consumir tudo de maneira equilibrada, evitando alimentos industrializados e aumentando assim a vitalidade do seu organismo como um todo.