Alimentos ricos em Ômega 3 – Conheça quais são

Consumir alimentos ricos em ômega 3 é imprescindível para garantir diversas funções do organismo. Isso pois, você sabia que até mesmo o nosso cérebro, nossa concentração e nossa memória podem ser impactados com o déficit deste ácido graxo? Pois é!

Por conta desses fatores, acompanhe o nosso guia de hoje e crie uma rotina mais saudável com o consumo adequado desta substância.

Quais os benefícios do ômega 3?

Os benefícios do ômega 3 é que fazem deste ácido graxo tão importante para o equilíbrio da nossa saúde como um todo, incluindo a saúde mental. Isso pois o ômega 3 promove:

  • Poderoso anti-inflamatório: O ômega 3 é um poderoso anti-inflamatório capaz de reduzir a inflamação e o incômodo de doenças inflamatórias crônicas, como a artrite por exemplo.
  • Protege os músculos cardíacos: O mesmo fator anti-inflamatório é capaz de proteger a saúde do coração, diminuindo as chances de infarto.
  • Equilibra a saúde cerebral: O nosso cérebro é composto por 60% de gordura e, para se manter saudável, precisa da ingestão de gorduras boas, como alimentos ricos em ômega 3. Até mesmo durante a gestação o ômega 3 é capaz de auxiliar no desenvolvimento cerebral do feto, melhorando a sua saúde e diminuindo as chances de déficits cognitivos.
  • Diminui as chances de crises de estresse e ansiedade: Na vida adulta, os níveis de ansiedade e estresse tendem a se elevar, de acordo com o contexto em que vivemos. Entretanto, consumir ácidos graxos regularmente faz com que as funções cerebrais se equilibrem, diminuindo assim as crises.
  • Combate a obesidade: Ao entendermos a obesidade como uma inflamação crônica, o ômega 3, que é anti-inflamatório, é capaz de combater o problema, prevenindo-o.

Quais são os alimentos ricos em ômega 3?

Entendido todos os benefícios de consumir alimentos ricos em ômega 3, vamos agora para a nossa lista. Acompanhe e já comece a incluir estes preparos em sua dieta semanal:

1- Sementes de linhaça e chia

As sementes de linhaça são ricas em ômega 3 e em gorduras boas de maneira geral. Com isso, são capazes de diminuir os níveis de colesterol ruim, além de melhorarem a saúde cerebral.

Ricas em fibras, estas sementes também melhoram o trânsito intestinal, aumentam a saciedade e auxiliam no emagrecimento saudável.

Você pode consumir estas sementes salpicando-as em suas saladas, preparos, e até mesmo fazendo chá de chia ou de linhaça.

2- Salmão, atum e sardinha

Grande parte dos peixes possuem ômega 3 em sua composição. Por conta disso, ouvimos o senso comum apontar que comer peixe faz bem para a “inteligência”, afinal, impacta na saúde cerebral como um todo, incluindo o foco, a concentração e a memória.

Você pode consumir os peixes grelhados ou cozidos, evitando as opções fritas.

3- Nozes

As nozes também são ótimas fontes de ômega 3, além de elevarem a energia e a disposição do organismo. Além disso, possui ainda propriedades antioxidantes e vitaminas do complexo B, cálcio, proteínas e cobre.

Por conta disso, costuma ser muito consumida por quem pratica exercícios físicos de alta intensidade. No entanto, cuidado com o índice calórico, ok? Consuma moderadamente e de acordo com a sua dieta.

 

O ômega 3 é importante para a nossa saúde e facilmente encontrado. Porém, caso prefira, lembre-se de que existem os suplementos de ômega 3 em cápsulas. Nestes casos, converse com o seu nutricionista e encontre a quantidade adequada para você.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.