Como agir com pessoas mal humoradas no trabalho?

Veja algumas dicas para melhorar as relações interpessoais.

Saber como agir com pessoas mal humoradas no trabalho é de suma importância para garantir um ambiente equilibrado e sadio. Afinal, problemas interpessoais no ambiente corporativo podem ser desgastantes e podem atrapalhar a vida de qualquer pessoa.

Por isso, o nosso intuito com este texto é lhe dar algumas dicas e sugestões úteis sobre o tema. Esperamos que você possa ter alguns insights com a leitura, e assim, consiga melhorar as suas relações no trabalho. Acompanhe!

Como agir com pessoas mal humoradas no trabalho?

Antes de qualquer coisa, lembre-se de que não temos um manual de instruções sobre a nossa atuação na vida cotidiana. Isto é, não existe um passo a passo cravado do que fazer para termos boas relações.

Por isso, veja estas dicas como um direcionamento, que deverão ser adaptadas à sua realidade e aos seus desejos. Assim você conseguirá manter relações mais sadias e menos desgastantes, além de ter um norte a mais sobre como agir com pessoas mal humoradas no trabalho. Veja:

1- Não queira ter sempre a razão – isso só gera mais conflitos

As pessoas mal humoradas tendem a sempre querer ter a razão, pelo menos grande parte delas. Assim, se tornam pessoas intolerantes e, de acordo com o senso comum, “cabeça dura”.

Entrar em conflito com alguém que não quer ouvir a opinião alheia não leva a lugar algum. Portanto, uma forma de agir com pessoas mal humoradas no trabalho é justamente não buscando ter a razão o tempo todo. Afinal, mesmo que você apresente dados conclusivos sobre o seu ponto de vista, a outra pessoa não vai aceitar.

E isso poderá deixar o humor dela ainda mais negativo, fazendo-a descontar essa frustração em você. Por isso, se quiser evitar esse tipo de conflito, esteja pronto para não querer ter razão o tempo todo – mesmo quando você estiver relativamente certo.

2- Se você sentir necessidade, afaste-se dessas pessoas

Não tenha medo de reduzir o relacionamento apenas ao profissional. Você não precisa ser amigo de quem não lhe faz bem. Além de não precisar, talvez essa atitude de querer “ser amigo de todos” possa tomar muita energia mental sua.

Portanto, se você se sentir melhor “longe” da outra pessoa, afaste-se dela. Reduza o relacionamento ao profissional, ou seja, foque em conversar com ela sobre o trabalho. Não traga a sua vida pessoal para os assuntos, e mantenha o menor contato possível.

3- Foque no seu trabalho e no que lhe faz bem

Traga a sua atenção para o seu trabalho. Embora as pessoas mal humoradas possam deixar o clima mais pesado, tente sempre trazer a sua mente para o que lhe faz bem.

Aqui, você deve mentalizar seus objetivos e metas, visualizando o que deve ser feito e quando deve ser feito. Isso reduzirá as chances de você focar nas coisas “ruins” que o outro tem a dizer.

4- Não leve todas as queixas tão a sério – cuide de você!

Por fim, uma forma de agir com pessoas mal humoradas no trabalho é justamente não levando as queixas delas tão a sério. Isto é, tente trazer a atenção para outras atividades e ações, e não para as coisas “ruins” que o outro está falando.

Se a pessoa disse que o dia “está horrível”, não “compre” essa queixa. Se você aceitá-la e levá-la a sério, o seu dia também tende a ficar horrível. Pense nisso! 😉

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