2023 promete ser o ano do empreendedorismo. E neste momento do ano, é que as pessoas começam a planejar como será para o próximo. Por exemplo, o que fará de diferente, assim como, saber como abrir um negócio próprio. Por isso que hoje, nós falaremos sobre como abrir uma loja de roupas e faturar em 2023.
Como abrir uma loja de roupas e faturar em 2023
Saiba que ao abrir qualquer negócio no ramo de vestuário, você pode iniciar com baixo investimento, e aos poucos, ir crescendo. Afinal, começar um negócio do zero não é tão fácil assim. Por isso, na sequência, iremos ajudar você a iniciar a abertura de sua loja:
Determine o segmento em que você irá atuar
Por mais que você queria abrir uma loja de roupas, é preciso determinar o segmento em que pretende focar as suas vendas. Entre tantas opções, é possível escolher: roupas íntimas, moda feminina, masculina, infantil, acessórios, fitness, plus size, fashion, roupas sociais.
Definindo o nicho em que pretende atuar, é possível já começar a pesquisar sobre os fornecedores que pode estar trabalhando. A propósito, outra opção neste segmento é fabricar as próprias peças.
Em seguida, defina os fornecedores, seus custos e a qualidade das peças. Pois, vai influenciar diretamente no custo final para o cliente. Assim, é possível através dos fornecedores, obter custo mais barato e repassar esse preço para o cliente, de forma que você ofereça produtos de qualidade a baixo custo.
Determine quem será o seu público-alvo
Especifique para quem você irá vender esses produtos. Sendo assim, estabeleça o perfil e as necessidades dos seus clientes em potencial. Ademais, procure adquirir produtos que solucionem as necessidades dos potenciais consumidores.
Procure saber: a idade classe social e hábitos de consumo do seu público-alvo. Assim, por exemplo, se o consumidor for do público adolescente, direcione as suas compras para atender especificamente as peças que eles preferem consumir.
Determine a forma de atuação da sua loja de roupas: online, presencial ou o ambos
Se você determinar que a sua loja de roupas terá atuação presencial, procure escolher um ponto de vendas que seja compatível com os seus clientes. Assim, será possível atender de forma mais específica.
Para analisar o local aonde sua empresa física será instalada, é preciso considerar: o tamanho, a visibilidade, a facilidade de acesso, o preço de locação e a existência da concorrência.
Analise as lojas de roupas que podem atuar como concorrência
Inicialmente, é preciso verificar a existência de outras lojas de roupas que atuam no mesmo segmento que você escolheu. Isto é, procure analisar quais são os pontos fortes e fracos. Assim como, quais são os diferenciais existentes na concorrência, bem como, identifique os principais erros para que você não repita na sua empresa.
Determine o diferencial que sua loja irá oferecer ao cliente
Primeiramente, analise o segmento escolhido para atendimento. Na sequência, opte por oferecer peças que sejam de qualidade e se possível com menor preço do que a concorrência.
Invista na decoração de sua loja que seja específica para o público-alvo atendido. Afinal, as pessoas precisam se sentir confortáveis, além de atraídas pela loja. Toda a decoração da loja precisa estar de acordo com a personalidade e a identidade que a marca quer se fortalecer no mercado.
Faça a contratação de colaboradores
Este ponto é muito relativo, pois depende do tamanho da loja de roupas que você pretende abrir. Na maioria das vezes, o proprietário abre sozinho ou com apenas o auxílio de uma pessoa da família. E, conforme a empresa vai crescendo, aumenta a quantidade de colaboradores que são necessários para atender a clientela.
Assim, para ajudar nesse momento inicial, procure realizar cursos e treinamentos direcionados para o atendimento ao cliente. Pois, esse pode ser o diferencial de sua empresa.
Realize a divulgação de sua loja de roupas e faturar em 2023
A divulgação é muito importante principalmente antes de você abrir a loja. Até porque criará expectativas nos clientes e assim auxiliará na ampliação da visualização da marca.
Portanto, uma boa opção é iniciar realizando o marketing nas redes sociais como o Facebook e Instagram. Sendo assim, crie o perfil de sua loja nessas redes e invista em fazer a propaganda dos seus produtos.
Não esqueça também de informar endereço e telefone, para que as pessoas possam entrar em contato com a sua loja. Desse modo, sempre que estiver com necessidade de tirar alguma dúvida ou comprar algum produto que você revende.