Você sabe como abrir uma empresa hoje? O que é preciso e por onde começar? Estas são as perguntas que hoje, nós pretendemos responder com este artigo.
Tendo as informações corretas é mais fácil começar e perceber como pode ser feito de forma assertiva o registro de sua empresa.
O que é preciso para saber como abrir uma empresa hoje?
Para abrir qualquer empresa, é preciso formalizar de maneira a atender as necessidades fiscais, tributárias e jurídicas, e assim, estar adequado à legislação vigente. Dessa forma, apresentamos na sequência, alguns passos que você deve seguir para abrir a sua empresa:
1º Passo: Contrate um profissional de contabilidade
O primeiro passo é contratar um profissional de contabilidade para abrir e manter a sua empresa organizada em termos de papéis, tributos, pagamentos, recebimentos, entre tantas outras atividades.
Essa ajuda será fundamental na hora da contabilidade, pois irá auxiliar na sequência dos passos a serem seguidos.
2º Passo: Faça o contrato social da empresa
No contrato social da empresa, será definido:
- Primeiramente, a participação de capital dos sócios, se houver
- Em segundo lugar, as atividades da empresa
- Logo após, o funcionamento
- Por fim, o modelo tributário.
Assim, não esqueça de definir o nome e a razão social da empresa e verifique se não existem nomes semelhantes que podem impedir a efetivação do contrato. Depois de finalizar o documento, é preciso reconhecer em Cartório.
É interessante avaliar neste momento o enquadramento de sua empresa, pois se for no Simples Nacional, é possível diminuir as alíquotas de tributos e simplificar o pagamento.
3º Passo: Faça o Registro de sua empresa na Junta Comercial
Você pode registrar a sua empresa na Junta Comercial da sua cidade. Porém, se não tiver, pode ser no Cartório de Pessoas Jurídicas do estado. Com esse registro a sua empresa passará a funcionar de forma oficial.
O registro deve ser feito antes de obter o CNPJ e, assim, continuar no processo de oficialização da empresa.
4º Passo: Obtenha o alvará de localização e funcionamento
Este alvará está na Prefeitura da sua cidade. Assim, somente após você ter ele em mãos, é possível abrir as portas. A Prefeitura exigirá comprovantes de que você tem condições para realizar as atividades que o negócio se propõe.
Não esqueça que, antes de iniciar o processo de abertura da empresa, mesmo antes de ir até a Junta Comercial, você precisa consultar a prefeitura se você pode desenvolver as suas atividades naquele espaço que determinou.
5º Passo: Obtenha a Inscrição Estadual de sua empresa
A inscrição estadual pode ser obtida pela internet, acessando o site da Receita Federal. Dito isso, neste momento você vai precisar do número do seu CNPJ, utilizando um cadastro único.
Em algumas situações é preciso retirar antes o alvará de funcionamento para obter a Inscrição Estadual e, assim, ter inscrição no ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias).
Dessa forma, a Inscrição Estadual é obrigatória para empresas:
- De serviços de comunicação e energia
- Comércio
- Indústria
- Serviços de transporte intermunicipal e interestadual.
6º Passo: Obter as licenças municipais e estaduais necessárias
As principais licenças solicitadas para empresas são:
- Licença Ambiental: deve ser solicitada no IBAMA e nos órgãos públicos municipais e estaduais do meio ambiente. Normalmente esta licença é solicitada para empresas com atividades relacionadas à: indústria, metalurgia, mecânica, têxtil, química, de calçados e atividades agropecuárias.
- Autorização das Forças Armadas: em casos de empresas que possuem atividades relacionadas a: artefatos explosivos, bélicos e produtos químicos controlados.
- Licença sanitária: deve ser solicitada em órgãos públicos municipais e estaduais da vigilância sanitária. Normalmente é solicitada para empresas que atuam nos ramos de alimentação, medicamentos e cosméticos.
- Vistoria de Normas de Segurança: deve ser solicitada no Corpo de Bombeiros da cidade. Esta vistoria é obrigatória para todas as empresas.
A saber, existem algumas atividades que exigem licenças de órgãos federais como Ministério do Turismo, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Polícia Federal entre outros órgãos federais.
Assim, desde o início deste artigo, informamos que o profissional da contabilidade pode ajudar a resolver todas estas questões e deixar a sua empresa totalmente legalizada.
Sabendo disso, busque contratar um contador e que ele tenha o conhecimento técnico para acompanhar todo o processo de abertura da empresa.
Se quiser fazer este processo por conta própria, é possível, mas a probabilidade de você errar no processo é muito grande. Não há necessidade de se arriscar, não é mesmo? Conte com quem entende do assunto realmente.
Deixe a empresa legalizada, veja tudo que é necessário para estar de acordo com a lei e fique tranquilo! Com as dicas de hoje certamente será mais fácil!