Como abrir uma empresa hoje? - Notícias Concursos

Como abrir uma empresa hoje?

Veja o que é preciso para começar

Você sabe como abrir uma empresa hoje? O que é preciso e por onde começar? Estas são as perguntas que hoje, nós pretendemos responder com este artigo.

Tendo as informações corretas é mais fácil começar e perceber como pode ser feito de forma assertiva o registro de sua empresa.

Como abrir uma empresa hoje -- Reprodução Canva
Como abrir uma empresa hoje — Reprodução Canva

O que é preciso para saber como abrir uma empresa hoje?

Para abrir qualquer empresa, é preciso formalizar de maneira a atender as necessidades fiscais, tributárias e jurídicas, e assim, estar adequado à legislação vigente. Dessa forma, apresentamos na sequência, alguns passos que você deve seguir para abrir a sua empresa:

1º Passo: Contrate um profissional de contabilidade

O primeiro passo é contratar um profissional de contabilidade para abrir e manter a sua empresa organizada em termos de papéis, tributos, pagamentos, recebimentos, entre tantas outras atividades.

Essa ajuda será fundamental na hora da contabilidade, pois irá auxiliar na sequência dos passos a serem seguidos.

2º Passo: Faça o contrato social da empresa

No contrato social da empresa, será definido:

  • Primeiramente, a participação de capital dos sócios, se houver
  • Em segundo lugar, as atividades da empresa
  • Logo após, o funcionamento
  • Por fim, o modelo tributário.

Assim, não esqueça de definir o nome e a razão social da empresa e verifique se não existem nomes semelhantes que podem impedir a efetivação do contrato. Depois de finalizar o documento, é preciso reconhecer em Cartório.

É interessante avaliar neste momento o enquadramento de sua empresa, pois se for no Simples Nacional, é possível diminuir as alíquotas de tributos e simplificar o pagamento.

3º Passo: Faça o Registro de sua empresa na Junta Comercial

Você pode registrar a sua empresa na Junta Comercial da sua cidade. Porém, se não tiver, pode ser no Cartório de Pessoas Jurídicas do estado. Com esse registro a sua empresa passará a funcionar de forma oficial. 

O registro deve ser feito antes de obter o CNPJ e, assim, continuar no processo de oficialização da empresa.

4º Passo: Obtenha o alvará de localização e funcionamento

Este alvará está na Prefeitura da sua cidade. Assim, somente após você ter ele em mãos, é possível abrir as portas. A Prefeitura exigirá comprovantes de que você tem condições para realizar as atividades que o negócio se propõe.

Não esqueça que, antes de iniciar o processo de abertura da empresa, mesmo antes de ir até a Junta Comercial, você precisa consultar a prefeitura se você pode desenvolver as suas atividades naquele espaço que determinou.

5º Passo: Obtenha a Inscrição Estadual de sua empresa

A inscrição estadual pode ser obtida pela internet, acessando o site da Receita Federal. Dito isso, neste momento você vai precisar do número do seu CNPJ, utilizando um cadastro único.

Em algumas situações é preciso retirar antes o alvará de funcionamento para obter a Inscrição Estadual e, assim, ter inscrição no ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias).

Dessa forma, a Inscrição Estadual é obrigatória para empresas:

  • De serviços de comunicação e energia
  • Comércio
  • Indústria
  • Serviços de transporte intermunicipal e interestadual.

6º Passo: Obter as licenças municipais e estaduais necessárias

As principais licenças solicitadas para empresas são:

  • Licença Ambiental: deve ser solicitada no IBAMA e nos órgãos públicos municipais e estaduais do meio ambiente. Normalmente esta licença é solicitada para empresas com atividades relacionadas à: indústria, metalurgia, mecânica, têxtil, química, de calçados e atividades agropecuárias.
  • Autorização das Forças Armadas: em casos de empresas que possuem atividades relacionadas a: artefatos explosivos, bélicos e produtos químicos controlados.
  • Licença sanitária: deve ser solicitada em órgãos públicos municipais e estaduais da vigilância sanitária. Normalmente é solicitada para empresas que atuam nos ramos de alimentação, medicamentos e cosméticos.
  • Vistoria de Normas de Segurança: deve ser solicitada no Corpo de Bombeiros da cidade. Esta vistoria é obrigatória para todas as empresas.

A saber, existem algumas atividades que exigem licenças de órgãos federais como Ministério do Turismo, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Polícia Federal entre outros órgãos federais.

Assim, desde o início deste artigo, informamos que o profissional da contabilidade pode ajudar a resolver todas estas questões e deixar a sua empresa totalmente legalizada.

Sabendo disso, busque contratar um contador e que ele tenha o conhecimento técnico para acompanhar todo o processo de abertura da empresa. 

Se quiser fazer este processo por conta própria, é possível, mas a probabilidade de você errar no processo é muito grande. Não há necessidade de se arriscar, não é mesmo? Conte com quem entende do assunto realmente.

Deixe a empresa legalizada, veja tudo que é necessário para estar de acordo com a lei e fique tranquilo! Com as dicas de hoje certamente será mais fácil!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?