Campos de paintball requerem uma área de cerca de 1600 m2, idealmente localizado em uma área tranquila e remota, longe da agitação da cidade. Além disso, o proprietário deverá adquirir os acessórios de proteção, a munição e montar um cenário realista. Por isso que hoje, indicaremos como abrir um campo de paintball.
Se você encontrou esta página porque você está procurando mais informações sobre como abrir um campo de paintball, saiba que o primeiro passo é realizar uma pesquisa de mercado completa, conversando com pessoas que possam se interessar pelo seu negócio e lendo a indústria.
Como abrir um campo de paintball?
Se você está interessado em colocar dinheiro em um campo de paintball e acha que pode gostar, é uma boa ideia experimentá-lo primeiro. Esta atividade é voltada para um nicho específico de pessoas que gostam de adrenalina, se divertir e realizar atividades físicas.
Outro público-alvo bastante interessado na atividade, são adolescentes, meninos e meninas que jogam na internet, e buscam vivenciar o jogo em ação. Em muitas situações, empresas utilizam este tipo de jogo, para treinar sua equipe, no que se refere à responsabilidade, atenção, motivação e trabalho em grupo.
Além disso, o proprietário precisa conhecer as regras do jogo, e repassá-las a cada equipe que entra para jogar. Ademais, na dinâmica do jogo, algumas regras podem ser modificadas, desde que acordadas entre as equipes, e aceitas pelo proprietário, que possui, uma visão mais ampla de segurança e proteção.
É interessante que o empreendedor visite alguns campos de paintball para ter uma ideia da configuração e converse com outros empresários do setor para obter uma compreensão mais prática de como as coisas funcionam, como conseguir material de consumo como:
- bolinhas de gel;
- marcadores;
- coletes de proteção;
- máscaras apropriadas;
- CO?, entre outros.
Além disso, é preciso garantir que o campo de paintball seja formalizado, e para isso, ele difere dos demais empreendimentos. Pois, além de abrir a empresa de maneira formal, há a necessidade de obter aprovação do Ministério do Exército, para a abertura formal do negócio.
Assim, é necessário entrar em contato com o SFPC (Serviço de Fiscalização de Produtos Controlados) de sua área para solicitar este certificado, emitido pelas forças armadas brasileiras.
Escolha do espaço físico
A maioria das empresas de paintball requer grandes áreas para montar suas instalações. Como resultado, são utilizados espaços de cerca de 40 metros X 40 metros, dentro dos quais, são montados cenários específicos conforme a temática escolhida pelo empreendedor.
Algumas pessoas usam fardos de feno, barris, pneus, obstáculos de madeira e árvores. Mas também há a opção de comprar obstáculos infláveis mais sofisticados. Alguns desses campos permanecem abertos mesmo à noite, sendo importante ter boa iluminação.
Você pode montar o seu campo de paintball em qualquer local, mas o recomendado é ser afastado da movimentação de pessoas, devido ao barulho das bolinhas, e as pessoas que são o público-alvo, gostam de estar em contato com a natureza. Portanto, locais mais afastados como bairros, ou próximos a parques é recomendado.
Além disso, o custo do aluguel é significativamente menor no bairro e é mais simples encontrar lotes de tamanho suficiente para montar o campo de paintball.
Montagem da estrutura externa do campo de paintball
Você poderá optar por construir uma lanchonete, balcão de recepção, depósito de equipamentos, vestiários e área de espera, além da área principal de jogo. Também precisa montar um posto de recarga dos botijões, podendo abrir uma lojinha para alugar roupas camufladas e afins.
Você precisará investir em ferramentas como marcadores de precisão, bem como munição e equipamentos de proteção, como máscaras e roupas, para administrar um negócio de sucesso.
Contratação de funcionários
Será necessário contratar mais alguns ajudantes. Um campo de paintball precisa de várias pessoas para funcionar sem problemas, incluindo um ou dois árbitros, um gerente (que pode ser você), uma recepcionista, dois auxiliares de jogadores e algumas pessoas para cuidar dos lanches e outros serviços dentro do campo.
Alguns desses espaços, ainda fornecem áreas para churrasco e encontro de amigos para seus clientes. Isso significa que finais de semana, feriados e finais de tarde são os que mais demandam nesses estabelecimentos.
É possível trabalhar marcando previamente os horários, em que as equipes para jogar já vem prontas, ou organizar campeonatos, para quem não possui uma equipe formada, podem jogar também.
Finalizando, este é um tipo de negócio que trabalha com um nicho específico: pessoas que gostam de esportes de impacto, e de emoção e adrenalina. Portanto, em muitos lugares, é um modismo, mas em outros, ele se torna referência, para jogos emocionantes.